Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

População Sénior: Guia de boas práticas de mobilidade pedonal nos espaços públicos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4527_8601.pdf5.87 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O crescente envelhecimento demográfico, que se apresenta como uma característica à escala global, dos últimos anos, tem suscitado cada vez mais o interesse das sociedades, colocando novos desafios principalmente quando se fala em saúde e qualidade de vida. Os principais fatores responsáveis por este acréscimo do número de pessoas em idade avançada em relação às restantes faixas etárias, recaem em diversos fatores, como seja, a queda das taxas de natalidade e de mortalidade, devido essencialmente à melhoria das condições de vida. Em Portugal, as projeções demográficas atuais ressaltam, do mesmo modo, as mudanças na configuração da estrutura etária da população, a qual apresenta uma base cada vez mais estreita (diminuição da população jovem) e um topo cada vez mais largo (aumento da população com 65 anos ou mais). Nesse sentido, o aumento do número de idosos, consta como um novo desafio, tanto para os sistemas de saúde, para as comunidades, como também, para as cidades que habitam. Desta forma, a consciencialização da importância desta faixa etária, particularmente no que diz respeito a um envelhecimento saudável e ativo, com autonomia e independência, é uma crescente. Em decorrência dessa preocupação, torna-se necessário que as cidades estejam dotadas de espaços com qualidade, conforto e segurança, de modo a que possam ser utilizados por todos os grupos de pessoas, principalmente, por aqueles que padecem de algum tipo de limitação. Espaços bem planeados e projetados conjugam uma série de características importantes para a saúde e bem estar da população idosa. Assim, têm-se como objetivo da presente dissertação, dar resposta a um conjunto de necessidades sentidas pela população sénior, relativamente à temática da mobilidade pedonal em espaços públicos urbanos, diagnosticando as principais barreiras, e criando soluções urbanísticas para esses lugares, de forma a torná-los mais atraentes e significativos. Nesse contexto, pretende constituir-se como um guia de boas práticas, que possa servir de instrumento de apoio à realização de planos de mobilidade amigável de pessoas idosas e tendo como referências os casos de Idanha-a-Nova e Alfândega da Fé. A metodologia seguida pressupõe três vertentes distintas: a análise da evolução da população, a pesquisa bibliográfica relativamente a temática dos espaços públicos urbanos, e ainda o estudo da elaboração de soluções de acessibilidade. Concluindo, sendo as cidades as pessoas que nela habitam torna-se de extrema importância a compreensão plena da população que nelas habita e das suas necessidades. A partir deste ponto de vista, o interesse pelo tema passou por encontrar medidas projetuais capazes de ultrapassar as carências da população em idade avançada de modo a melhorar o desempenho da sua saúde aperfeiçoando para isso os espaços públicos urbanos. Essas medidas centraram-se na unificação dos espaços públicos de modo a melhorar problemas de acessibilidade, organizar os arruamentos de maneira a clarificar os espaços de circulação pedonal, de infraestruturas e de mobiliário urbano, e ainda, melhorar a estrutura viária de forma a minorar os conflitos existentes entre o movimento pedonal e motorizado.
The increasing demographic aging presents itself as being a worldwide characteristic in the latest years and it has been bringing more interest in society, bringing new challenges mostly when we talk about health and quality of life. The biggest factors responsible for this phenomenon of more elder people in comparing with the other age groups are due to numerous factors such as the decrease of natality and mortality rates, as a result of the improved life conditions. In Portugal the demographic projections show in the same manner the changes on the population age structure configuration, which presents a narrower bottom (decreasing of younger population) and a larger top (increasing of ages 65 and plus population). So, the elderly numbers bring a new challenge as the health systems and communities are concerned, and also for the cities they live in. Bearing this in mind, the awareness importance of this age group, particularly what concerns an active and healthy aging process with autonomy and independence, it’s a growing issue. Because of this concern it is necessary that the cities have quality, comfortable and safe spaces, so they can be used by all groups of people, mostly by those who have some degree of limitation. Well planned and projected spaces bring together numerous characteristics important to the health and wellbeing of elder population. So, it’s a focal point of this teases to give an answer to a set of needs felt by the elder population, regarding the issue of pedestrian mobility in public urban spaces, perceiving the biggest barriers and creating urban solutions for this places in a way that makes them more appealing and meaningful. In this manner it is set to be made a good practice guide that might be a support instrument to the forthcoming mobility plans that are elder people friendly and containing references of the cases of Idanha-a-Nova and Alfândega da Fé. The followed methodology assumes tree different perspectives: the analysis of the evolution of the population, the bibliographic research about urban public spaces thematic and the study of the development of accessibility solutions. In conclusion, being the cities the people that live there it’s a big issue to fully understand the population and its needs. Bearing this in mind, the focal point became to find project measures capable of overcoming the elder population needs so they can improve their health by using public urban spaces. These measures have focus on the unifying of public spaces so that the accessibility issues are overcome, organizing the street layout in a way that clarifies the pedestrian circulation spaces, infrastructures and urban furniture and improve the travelling structure in a way that decreases the conflict between the pedestrian and motorized movement.

Description

Keywords

Espaços Públicos Guia de Boas Práticas Mobilidade Pedonal População Sénior Portugal

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue