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Turismo Médico: Conceção de Modelo de Negócio pela Tela de Canvas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Gestão de Unidades de Saúdepor
dc.contributor.advisorAlves, Helena Maria Baptista
dc.contributor.authorLoureiro, Carla Patrícia Viana Crespo
dc.date.accessioned2018-08-30T15:41:20Z
dc.date.available2018-08-30T15:41:20Z
dc.date.issued2015-5-28
dc.date.submitted2015-4-22
dc.description.abstractO Turismo de Saúde é um dos produtos estratégicos, desde 2007, identificado no Plano Estratégico Nacional de Turismo. São reconhecidos os méritos do setor do Turismo e da Saúde em Portugal e o interesse crescente no Turismo Médico, representando 20% do Turismo de Saúde e Bem-Estar. O Turismo Médico é a decisão de realizar uma viagem para fora do país de origem, com o propósito de receber tratamento/procedimento médico sob supervisão médica, para atingir a cura ou a melhoria de uma doença. Os objetivos específicos da investigação são: 1) O Estado da Arte do Turismo de Saúde, Turismo Médico e Modelos de Negócio através da revisão da literatura; 2) Mapeamento das necessidades e das componentes do modelo de negócio de Turismo Médico, através de consulta de estudos e entrevistas e 3) Estudo de Caso: conceção de modelo de negócio para o Turismo de Médico em Portugal pela Tela de Canvas, através da revisão da literatura, consulta de estudos e entrevistas. As questões da investigação são: saber se existe um Modelo de Negócio de Turismo Médico e quais os fatores que podem estar em falta. Como se pode utilizar a Conceção do Modelo de Negócio pela Tela de Canvas ao Turismo Médico, e como se pode aplicar a conceção do Modelo de Negócio pela Tela de Canvas ao Caso Português. Comparando a informação recolhida através da revisão da literatura e a formatada na Tela de Canvas, conclui-se a inexistência de um modelo formal e estruturado o que dificulta a implementação e a visão estratégica sobre o negócio do TM. O TM apresenta pontos fortes que serão oportunidades a explorar nomeadamente, a gestão da capacidade instalada que se pode disponibilizar para otimização de recursos e minimizar o fator da sazonalidade, o impacto da integração vertical das seguradoras nos mercados de TM, a tecnologia no diagnóstico e folow-up, a globalização com comoditização. Conclui-se que Portugal terá de investir no reconhecimento da sua reputação e na regulação como fatores de credibilização.por
dc.description.abstractThe Health Tourism is one of the strategic products, since 2007, identified in the National Strategic Plan for Tourism. The merits of Tourism and the health sector are recognized in Portugal and the growing interest in medical tourism, representing 20% of Health Tourism and Wellness. The Medical Tourism is the decision to make a trip out of the country of origin, in order to receive treatment / medical procedure under medical supervision, to achieve cure or improvement of a disease. The specific objectives of the research are: 1) State of the Art of Health Tourism, Medical Tourism and Business Models through the literature review; 2) Mapping the needs and components of the business of medical tourism model, through studies of consultation and interviews and 3) Case Study: Business model design for Medical Tourism in Portugal by Canvas Screen, through the review literature, studies and interviews query. The research questions are: whether there is a Business Model of Medical Tourism and the factors that may be missing. As can use the Conception of the Business Model Canvas by Screen Medical Tourism, and how to apply the design of the Business Model Canvas by Screen If the Portuguese. Comparing the information gathered through the literature review and formatted on Canvas Screen, concludes the absence of a formal and structured model which hinders the implementation and the strategic vision of the business of TM. The TM has strengths that will be opportunities to explore in particular the management of installed capacity that can make available to optimize resources and minimize the seasonal factor, the impact of vertical integration of insurers in the TM markets, technology in the diagnosis and folow -up, globalization with commoditization. It is concluded that Portugal will need to invest in recognition of its reputation and credibility in the regulation as factors.eng
dc.identifier.tid201646510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5903
dc.language.isoporpor
dc.subjectModelo de Negóciopor
dc.subjectTela de Canvaspor
dc.subjectTurismo de Saúdepor
dc.subjectTurismo Médicopor
dc.titleTurismo Médico: Conceção de Modelo de Negócio pela Tela de Canvaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameViana Crespo Loureiro
person.givenNameCarla Patrícia
person.identifier.ciencia-idA110-0B3A-A0D3
person.identifier.orcid0000-0002-6045-9935
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication0176938a-8176-4556-b075-d94997c7d02d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0176938a-8176-4556-b075-d94997c7d02d
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúdepor

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