Repository logo
 
Publication

N-Back: Impacto da estética dos estímulos na eficácia de resposta

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
dc.contributor.advisorNascimento, Carla Sofia Lucas do
dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorBento, Sofia de Almeida
dc.date.accessioned2025-02-27T11:31:14Z
dc.date.available2025-02-27T11:31:14Z
dc.date.issued2024-11-20
dc.date.submitted2024-10-11
dc.description.abstractO recente avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de novas ferramentas de medição, avaliação e intervenção psicológica, promovendo uma utilização mais requente de testes digitais, principalmente área da neuropsicologia. Uma vez que estes utilizam estímulos visuais, torna-se essencial entender o impacto que a estética dos estímulos pode ter no desempenho do indivíduo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é tentar perceber se a estética dos estímulos visuais influência a eficácia de resposta dos indivíduos. Para isso, foram utilizadas duas versões do teste N-Back: uma versão moderna, com estímulos coloridos, e outra versão tradicional, com estímulos monocromáticos. A amostra foi composta por 122 participantes, com idades entre 18 e 59 anos (M = 22,53; DP = 7,62), divididos em dois grupos. Adotou-se o contrabalanceamento ABBA para controlar efeitos de aprendizagem, enquanto metade dos participantes realizaram a versão BAAB para controlar efeitos de ordem. A análise dos dados, realizada através de uma ANOVA de medidas repetidas, indicou que as diferentes estéticas dos estímulos não tiveram influência significativa no desempenho dos participantes. Contudo, observou-se um aumento significativo no desempenho devido ao efeito de aprendizagem. As limitações do estudo, como o período de recolha dos dados e a utilização de estímulos multimodais, indicam a necessidade de investigações futuras que explorem o impacto de fatores ambientais e a pureza estética dos estímulos apresentados.por
dc.description.abstractRecent technological advances have enabled the development of new tools for psychological measurement, evaluation, and intervention, promoting a more frequent use of digital tests, especially neuropsychological area. Since these tests use visual stimuli, it’s essential to understand the impact that the aesthetics of the stimuli may have on individual performance. In this regard, the aim of the present study is to determine whether the aesthetics of visual stimuli influence individuals' response efficiency. For this purpose, two versions of the N-Back test were used: a modern version with colored stimuli, and a traditional version with monochromatic stimuli. The sample consisted of 122 participants, aged between 18 and 59 years (M = 22.53; SD = 7.62), divided into two groups. The ABBA counterbalancing was adopted to control learning effects, while half of the participants completed the BAAB version to control for order effects. Data analysis, conducted through a repeated measure ANOVA, indicated that the different aesthetics of the stimuli did not have a significant influence on participants' performance. However, a significant increase in performance due to the learning effect was observed. The limitations of the study, such as the data collection period and the use of multimodal stimuli, indicate the need for future research to explore the impact of environmental factors and the aesthetic purity of the stimuli presented.eng
dc.identifier.tid203846850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/15167
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectDesignpor
dc.subjectDual N-Backpor
dc.subjectEstímulospor
dc.subjectMemória de Trabalhopor
dc.titleN-Back: Impacto da estética dos estímulos na eficácia de respostapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10825_25879.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format