Publication
Towards an Integrated Solution to Physical Assessment of Students
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | por |
| dc.contributor.advisor | Fazendeiro, Paulo André Pais | |
| dc.contributor.author | Costa, Jason Philip Sardo | |
| dc.date.accessioned | 2018-08-27T16:05:30Z | |
| dc.date.available | 2018-08-27T16:05:30Z | |
| dc.date.issued | 2016-7-13 | |
| dc.date.submitted | 2016-6-6 | |
| dc.description.abstract | In this work, we propose a solution to support the student’s assessment process in physical education classes. Student’s accelerometry data performing several activities was collected using a smartphone and a developed mobile client. The collected accelerometry data is used for activity information extraction such as energy expenditure, number of steps and activity intensity. This information is displayed in a developed web application along with charts and student information. The main goal of this work is to develop a solution to complement the physical education class assessment process, by providing student’s activity information extracted from accelerometry data. This information is summarized and made readily available as a mean to aid and complement the teacher’s assessment process and grading system. By involving the students in the new class assessment system we also hope to motivate them to practice a more active lifestyle, providing them with visual information about their activity and allowing them to compare statistics between each other and, perhaps more important, evaluate their own evolution. The collected accelerometry dataset is made public to the community, as well as a free and open source mobile client for data collection. The performed experiments provided the necessary proof of concept to promote this solution as a valuable ally in the student assessment process in class. Moreover, these were essential to verify the actual practical value of the proposed assessment metric in a technologically heterogeneous physical education class environment. As a side effect a great set of information regarding student’s activity was produced. This dataset poses some hard challenges regarding activity identification and is made freely available to the machine learning community. | eng |
| dc.description.abstract | No presente trabalho é proposta uma solução de suporte ao sistema de avaliação de alunos no âmbito das aulas de educação física. Foram recolhidos dados de acelerometria de alunos durante a execução de diversas atividades, através da utilização de um smartphone e de uma aplicação móvel desenvolvida para o mesmo. Os dados de acelerometria recolhidos são usados para extração de informações relacionadas com atividade física, tais como gastos energéticos, número de passos e intensidade da atividade. Estes dados encontram-se disponíveis numa aplicação web desenvolvida, que apresenta os gráficos de atividade e informações relativas ao aluno. O objetivo principal deste estudo é o desenvolvimento de uma solução para complementar o processo de avaliação no contexto de aula de educação física, fornecendo informações relativas à atividade física do aluno. Esta informação estará sumariada e prontamente disponível de forma a ajudar e complementar o processo de avaliação do professor. Ao envolver também os alunos neste processo, espera-se que estes apresentem uma maior motivação para a prática de um estilo de vida mais ativo, fornecendo-lhes informações visuais sobre a sua atividade, o que lhes permitirá comparar resultados entre eles e, possivelmente mais importante, avaliarem a sua própria evolução. Os dados de acelerometria são disponibilizados de forma gratuita à comunidade, assim como a aplicação móvel para recolha de dados de acelerometria, juntamente com o seu código fonte. As experiências efetuadas forneceram a prova de conceito necessária para promover esta solução como um valioso aliado no processo de avaliação em aula. Além disso, estas experiências foram essenciais para verificar o valor prático da métrica de avaliação proposta num ambiente de aula de educação física tecnologicamente heterogéneo. Como efeito deste trabalho, um grande conjunto de informação relativa à atividade física do aluno do foi produzido. Este conjunto de dados apresenta algum desafio relativamente à identificação de atividades e é disponibilizada de forma gratuita à comunidade de aprendizagem automática. | por |
| dc.identifier.tid | 201772949 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/5776 | |
| dc.language.iso | eng | por |
| dc.subject | Acelerometria | por |
| dc.subject | Biblioteca de Dados de Acelerometria | por |
| dc.subject | Estimativa de Gastos Energéticos | por |
| dc.subject | Métrica de Avaliação Física | por |
| dc.subject | Motivação do Estudante | por |
| dc.subject | Reconhecimento de Atividade | por |
| dc.subject | Sistema de Suporte à Avaliação | por |
| dc.title | Towards an Integrated Solution to Physical Assessment of Students | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Engenharia Informática | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
