Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Otimismo e intolerância à incerteza nos estudantes do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9262_20095.pdf632.68 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os estudos sobre o impacto da COVID-19 nos estudantes do ensino superior têm vindo a ganhar importância na literatura. O presente estudo tem como principal objetivo compreender o possível efeito preditor do otimismo sobre a intolerância à incerteza (prospetiva e inibitória) no decorrer da pandemia COVID-19 em estudantes do ensino superior. Para a sua realização, recorreu-se a uma amostra de 311 estudantes do ensino superior pertencentes a instituições públicas e privadas em Portugal. A recolha de dados foi feita através do método de inquérito por questionário, tendo sido analisados posteriormente, a nível individual, através do cálculo de modelos de regressão hierárquica múltipla. Por um lado, os resultados apontam o otimismo disposicional como preditor da intolerância à incerteza inibitória e prospetiva. O trabalho permitiu dar um contributo para o estudo do impacto da pandemia nos estudantes do ensino superior.
Studies on the impact of COVID-19 on higher education students have gained importance in the literature. The main objective of the present study is to understand the possible predictive effect of optimism on uncertainty intolerance (prospective and inhibitory) during the COVID-19 pandemic in higher education students. For its realization, a sample of 311 higher education students belonging to public and private institutions in Portugal was used. Data collection was carried out using the questionnaire survey method, having been analyzed later, at an individual level, through the calculation of multiple hierarchical regression models. On the one hand, the results point to dispositional optimism as a predictor of intolerance to inhibitory and prospective uncertainty. The work made it possible to contribute to the study of the impact of the pandemic on higher education students.

Description

Keywords

Covid-19 Estudantes Universitários Intolerância à Incerteza Inibitória Intolerância à Incerteza Prospetiva Otimismo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue