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Abstract(s)
Este estudio –Reflexão sobre o Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira na
Guarda–pretende analizar las motivaciones que condujeron a los alumnos del 10º curso a elegir
español o a seguir con él como Lengua Extranjera (LE) y presentar una contextualización de la
práctica pedagógica de español, LE, incidiendo sobre las actividades desarrolladas tanto en las
clases que se nos asignaron como extracurricularmente. Así, la primera parte del trabajo se basa en
el análisis de una encuesta distribuida entre los alumnos que integran las clases de español del 10º
curso y entre los respectivos profesores, lo que ha permitido realizar un análisis y,
consecuentemente, una interpretación de los resultados. La segunda parte está dedicada a la
práctica pedagógica. En ella se procede a una breve descripción de la Escuela Secundária Afonso de
Albuquerque, donde se desarrollaron las prácticas, y a una caracterización de las clases atribuidas.
Se hace aun una contextualización y una reflexión sistematizada sobre prácticas, las metodologías
adoptadas y los materiales didácticos elaborados a lo largo de las mismas.
O presente estudo - Reflexão sobre o Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira na Guarda - pretende analisar as motivações que conduziram os alunos do 10º ano a optarem por/ou prosseguirem com o Espanhol como Língua Estrangeira (LE) e apresentar uma contextualização da prática pedagógica de Espanhol, como LE, incidindo sobre as atividades desenvolvidas quer nas turmas que nos foram atribuídas quer no âmbito extracurricular. Assim, a primeira parte deste trabalho assenta na análise de um inquérito distribuído pelos alunos que integram as turmas de Espanhol do 10º ano na Guarda e pelos respetivos docentes, que permitiu realizar uma análise e, consequentemente, uma interpretação dos resultados. A segunda parte é dedicada à prática pedagógica. Nela se procede a uma breve descrição da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, onde decorreu o estágio e à caracterização das turmas atribuídas. Faz-se também uma contextualização das aulas lecionadas e uma reflexão sistematizada sobre as metodologias adotadas e os materiais didáticos elaborados ao longo das mesmas.
O presente estudo - Reflexão sobre o Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira na Guarda - pretende analisar as motivações que conduziram os alunos do 10º ano a optarem por/ou prosseguirem com o Espanhol como Língua Estrangeira (LE) e apresentar uma contextualização da prática pedagógica de Espanhol, como LE, incidindo sobre as atividades desenvolvidas quer nas turmas que nos foram atribuídas quer no âmbito extracurricular. Assim, a primeira parte deste trabalho assenta na análise de um inquérito distribuído pelos alunos que integram as turmas de Espanhol do 10º ano na Guarda e pelos respetivos docentes, que permitiu realizar uma análise e, consequentemente, uma interpretação dos resultados. A segunda parte é dedicada à prática pedagógica. Nela se procede a uma breve descrição da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, onde decorreu o estágio e à caracterização das turmas atribuídas. Faz-se também uma contextualização das aulas lecionadas e uma reflexão sistematizada sobre as metodologias adotadas e os materiais didáticos elaborados ao longo das mesmas.
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Keywords
Aluno Ensino/Aprendizagem e Espanhol (Le) Estratégias Inquérito Motivação Professor
