Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Marketing sensorial: a influĂȘncia da cor no paladar percebido pelas crianças

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente investigação teve como objectivo principal analisar a influĂȘncia da cor no paladar percebido pelas crianças. Para tal realizaram-se trĂȘs experiĂȘncias. Com a primeira experiĂȘncia pretendeu-se averiguar a existĂȘncia de relaçÔes entre determinadas cores com sabores especĂ­ficos. A segunda experiĂȘncia teve como intuito examinar a percepção de sabor percebido, mais concretamente a doçura. Investigar a influĂȘncia da cor na identificação de sabores foi o propĂłsito da experiĂȘncia nĂșmero trĂȘs. A amostra utilizada para a realização deste estudo foi constituĂ­da por 49 crianças do colĂ©gio da A.C.R.F., dos quais 25 eram do sexo feminino e 24 masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade. Os instrumentos utilizados consistiram em trĂȘs folhas de auto-registo, bem como o material necessĂĄrio para a execução das experiĂȘncias. Os resultados obtidos indicam que a cor exerce uma grande influĂȘncia no paladar. A nĂ­vel mais particular, os resultados revelam que existem fortes associaçÔes de cor/sabor, que diferentes cores geram diferentes nĂ­veis de percepção de doçura e que a coloração inadequada de soluçÔes com sabor origina uma diminuição da precisĂŁo de identificação de sabores.
The present investigation aimed to evaluate the influence of color on taste perceived by children. Three experiments were made. The first experiment aimed to ascertain the existence of relationships between certain colors with specific flavors. The second experiment was aimed to examine the perception of flavor perceived, specifically the sweetness. To investigate the influence of color in the identification of flavors was the purpose of the experiment number three. The sample used for this study consisted of 49 children of the college's Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, of whom 25 were female and 24 male, aged between 10 and 13 years of age. The instruments used consisted of three sheets of self-registration, as well as the material necessary for the execution of the experiments. The results indicate that the color has a major influence on the palate. More in particular, the results reveal that there are strong associations of color / flavor, different colors that generate different levels of perception of sweetness and the coloring inadequate solutions with flavor results in a decreased accuracy of identification of flavors.

Description

Keywords

Marketing sensorial - Visão - Crianças Marketing - Paladar - Crianças

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue