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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento
económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente,
poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de
carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao
conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade.
Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações
tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas
foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no
levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um
dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de
estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários
aplicados longitudinalmente.
Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos
adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional.
Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com
programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir
e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um
empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e
contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema
educacional.
Description
Keywords
Ensino de empreendedorismo - Crianças Ensino de empreendedorismo - Pedagogia