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Retórica e Mediatização: As indústrias da persuasão

dc.contributor.authorFerreira, Ivone
dc.contributor.authorGonçalves, Gisela
dc.date.accessioned2012-06-22T14:18:48Z
dc.date.available2012-06-22T14:18:48Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNo artigo que inaugura este volume, AntónioFidalgo, directordoLaboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da Universidade da BeiraInterior (LabCom), sublinha que as Indústrias da Persuasão são hoje actividades centrais e estruturantes das democracias ocidentais e das economias de mercado: “Se os gregos descobriram o discurso persuasivo como o processo ideal de resolver ou superar divergências na vida política da cidade, as sociedades actuais usam a persuasão em todos os âmbitos da vida humana, não só no âmbito político, mas também no social, económico, cultural, científico e religioso”. A indústria da publicidade e das relações públicas são o melhor exemplo do papel crescente que a persuasão hoje ocupa no espaço público. Ao serviço das mais variadas organizações são muitas, e cada vez mais sofisticadas, as estratégias de persuasão utilizadas para persuadir consumidores e cidadãos, sobre os mais variados temas e campos da acção humana. De que modo os novos media contribuem para a persuasão sobre produtos, marcas ou ideias políticas? Até que ponto a retórica mediatizada tem acompanhado a evolução tecnológica e se adaptado às novas ferramentas comunicacionais? Quais os actores e temáticas que sobressaem dessa análise? De que forma o jornalismo incorpora novas formas retóricas para se tornar mais eficiente? Estas e outras questões deram o mote para a organização das III Jornadas de Retórica e Mediatização, dedicadas às Indústrias da Persuasão, a 28 de Maio de 2009, na Universidade da Beira Interior e que contaram com a participação de investigadores nacionais, brasileiros e espanhóis. As actas dessas jornadas, que se reúnem neste livro, apontam diferentes caminhos teóricos para analisar as indústrias persuasivas, em especial, no que concerne às estratégias de assessoria de comunicação, à persuasão publicitária, à retórica jornalística e aos novos ambientes da persuasão na Web. [...]
dc.identifier.isbn978-989-654-045-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/718
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherLabcom Bookspor
dc.titleRetórica e Mediatização: As indústrias da persuasãopor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpor
person.familyNameGonçalves
person.givenNameGisela
person.identifier1592602
person.identifier.ciencia-idA313-615F-1256
person.identifier.orcid0000-0001-7001-3622
person.identifier.ridF-6579-2015
person.identifier.scopus-author-id26635267900
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublicationb130dfc2-19a3-4f48-b753-9d29d0316ad1
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