Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudo do efeito do treino na Aptidão Física em alunos dos 8 aos 10 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7017_15209.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Objetivo do nosso estudo envolve a avaliação de 4 testes da Aptidão Física em crianças/alunos com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos e o efeito de um programa de treino específico de 15 semanas em contexto escolar. Perceber e Avaliar em que níveis de ApF se encontravam as crianças da Escola Básica da Boa Esperança em Castelo Branco, prescrever um programa de treino e posteriormente avaliar o seu desempenho. A observação de aulas de 3º ciclo e secundário foi realizada no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano A nossa amostra é constituída por 50 alunos e dividida em 2 grupos, 25 Rapazes e 25 Raparigas, os dois grupos foram submetidos num 1º momento a avaliação de 4 testes de ApF, sendo eles: a Força Superior, Força Média, Força Inferior e Flexibilidade. Após o 1º registo foi prescrito um programa de treino específico, para cada variável. No final das 15 semanas de treino, os dois grupos foram submetidos a um 2º momento com nova avaliação e registo dos 4 testes da ApF em estudo. Os resultados evidenciaram que o género masculino apresentou, na sua maioria, uma melhor ApF relativamente ao género feminino, excetuando na Flexibilidade, visto que nesta capacidade física foram as Raparigas a evidenciar melhores desempenhos. De uma forma geral os resultados obtidos no nosso estudo vão ao encontro das evidências científicas atuais. Concluímos que as 3 hipóteses definidas foram confirmadas. Na 1ª hipótese, questionámos se existiriam melhorias em todas as capacidades físicas após o programa de treinos e tal situação verificou-se de forma bastante evidente. A segunda hipótese prendia-se com a possibilidade de uma relação direta entre a diminuição do perímetro da cintura e a melhoria das capacidades físicas, hipótese que também ficou comprovada. E por último, relativamente à terceira hipótese colocada, questionámos se o Grupo de Raparigas (G2) tinha mais flexibilidade que o Grupo de Rapazes (G1) e a mesma verificou-se válida tanto no 1º, como no 2º momento.
The objective of our study involves the evaluation of 4 Physical Fitness tests in children / students between the ages of 8 and 10 years and the effect of a specific 15-week training program in a school context. Perceive and Evaluate at what levels of ApF were the children of the Basic School “Boa Esperança” in Castelo Branco, prescribe a training program and then evaluate their performance. Our sample consists of 50 students and was divided in 2 groups, 25 Boys and 25 Girls, the two groups were submitted in a 1st moment the evaluation of 4 tests of ApF, being they: Superior Strength, Medium Strength, Lower Strength and Flexibility. After the 1st evaluation, a specific training program was prescribed for each variable. At the end of the 15 weeks of training, the two groups were submitted to a 2nd moment with a new evaluation and registration of the 4 tests of the ApF under study. The results showed that the masculine gender presented, in the majority, a better ApF than the feminine gender, excepting in the Flexibility, since in this physical capacity were the Girls to evidence better performances. In general, the results obtained in our study meet the current scientific evidence. We conclude that the 3 hypotheses defined were confirmed since in the 1st, there would be improvements in all physical capacities? In both study groups after 15 weeks of training, it was very evident. The second, if there is a direct relation between the decrease of the waist circumference and the improvement of the physical capacities? Also proven. The third hypothesis was that if the G2 group had more flexibility than the Group of Boys (G1) it was valid both at the 1st and at the 2nd moment.

Description

Keywords

Alunos Aptidão Física Capacidade Física Educação Física Escola Saúde Treino

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue