Repository logo
 
Publication

O passado e o presente de uma cinematografia resistente: Tríptico Sobre o Fatalismo do Cinema Português

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Media Artespt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Luís Carlos da Costa
dc.contributor.authorCampos, Luís Manuel Raposo
dc.date.accessioned2023-01-05T16:45:02Z
dc.date.available2023-01-05T16:45:02Z
dc.date.issued2022-10-12
dc.description.abstractPortugal apresenta uma das mais baixas quotas de espectadores da União Europeia para filmes nacionais estreados em sala comercial. Com uma média aproximada de 3% obtida entre o período de 2004-2019, esta situação está longe de ter encontrado soluções ou medidas políticas que a procurem aproximar da média Europeia, de 15,5% no ano de 2018, em contraponto com os 1,9% obtidos em Portugal nesse mesmo ano. A sistematicamente baixa quota nacional em Portugal traduz e perpetua um problema de crónica insustentabilidade do setor cinematográfico, sendo um claro indicador do distanciamento do público Português com o seu cinema. Daqui resultou a questão fundamental desta tese: como se chegou a este ponto e o que é possível fazer para inverter essa tendência? Este estudo, assumindo uma forma híbrida, com três distintas partes e abordagens, tem como ponto focal a análise dos dados referentes aos apoios atribuídos pelo Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito da criação e produção cinematográfica entre 2004 e 2019, aos filmes estreados e aos espectadores obtidos durante esse período, enquadrada por uma contextualização histórica do Cinema Português na sua relação com o Estado e demais agentes e por um filme-esboço elaborado a partir de testemunhos e depoimentos existentes nos arquivos RTP, problematizando uma ideia latente de fatalismo que parece acompanhar a cinematografia nacional desde o seu nascimento, em paralelo com uma atitude de resistência, em certo sentido quase heróica, dos seus protagonistas.pt_PT
dc.description.abstractPortugal has one of the lowest market shares in the European Union for national films premiered in commercial theaters. With an approximate average of 3% obtained between the period 2004-2019, this situation is far from having found solutions or political measures that seek to bring it closer to the European average, which is of 15.5% in 2018, in contrast to the 1 .9% obtained in Portugal in the same year. The systematically low market share in Portugal reflects and perpetuates a problem of chronic unsustainability of the film sector, being a clear indicator of the distance between the Portuguese audience and its cinematography. This resulted in the fundamental question of this thesis: how did it get to this point and what can be done to reverse this trend? This study, taking a hybrid form, with three distinct parts and approaches, has as its focal point the analysis of data referring to the supports granted by the Instituto do Cinema e Audiovisual (Portuguese Film Institute) in the scope of film creation and production between 2004 and 2019, to premiered films and to viewers obtained during this period, framed by a historical contextualization of Portuguese Cinema in its relationship with the state and by a sketch-film prepared from testimonies existing in the national broadcaster RTP archives, problematizing a latent idea of fatalism that seems to accompany the national cinematography since its birth, in parallel with an attitude of resistance, in a certain sense almost heroic, of its main protagonists.pt_PT
dc.identifier.tid101650701pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12586
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectApoiospt_PT
dc.subjectCriação e Produção Cinematográficapt_PT
dc.subjectEspectadorespt_PT
dc.subjectQuota Nacionalpt_PT
dc.subjectICA - Instituto do Cinema e Audiovisualpt_PT
dc.titleO passado e o presente de uma cinematografia resistente: Tríptico Sobre o Fatalismo do Cinema Portuguêspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Media Artespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE_PhD_Out22_entregafinal.pdf
Size:
46.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: