Publication
Ambiente 3D Web para visualização de modelos
dc.contributor.advisor | Silva, Frutuoso Gomes Mendes da | |
dc.contributor.author | Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2015-07-23T15:17:02Z | |
dc.date.available | 2015-07-23T15:17:02Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012-10 | |
dc.description.abstract | Os ambientes 3D são bastante utilizados na simulação de cenários por diversos motivos. Estes permitem simular cenários de forma simples e rápida, sendo por isso uma excelente ferramenta de trabalho. Com o aparecimento da tecnologia WebgGL que nos permite ter gráficos 2D e 3D no browser sem necessidade de plugins, tornou-se mais simples o desenvolvimento de aplicações gráficas para a Web. Com este trabalho pretendeu-se avaliar as capacidades do WebGL através do desenvolvimento de um ambiente 3D Web para visualização de modelos 3D em cenários indoor. O principal objectivo foi a criação de um ambiente 3D Web interactivo que permita ao utilizador interagir com o cenário em tempo real, por exemplo através da navegação no cenário ou da alteração das propriedades da iluminação existente. Além disso, ter ainda a possibilidade de visualizar os seus próprios modelos tridimensionais (construídos num qualquer software de modelação), desde que armazenados no formato OBJ. Pretendeu-se ainda criar um algoritmo de iluminação global baseado no algoritmo de ray tracing, que permitisse o cálculo de reflexões entre os modelos do mundo virtual. | por |
dc.description.abstract | 3D environments are widely used to simulate scenarios for various reasons. They allow simulation of scenarios quickly and easily, therefore being a great simulation tool. With the appearance of the WebGL technology that allows having 2D and 3D graphics in the browser without plugins, it became easier to develop graphical applications for the Web. This work aims to assess the capabilities of WebGL through the development of a 3D Web environment to visualize models in indoor scenarios. The main objective was to create an interactive 3D environment that allows the user to interact in real time with the scenario, for example by walking through the scenario or changing properties of the lights. Besides, having the possibility to view his own models (built in any modeling tool) stored in OBJ format. It was intended to also create a global illumination algorithm based on ray tracing algorithm, enabling the calculation of reflections between the models of the virtual world. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3770 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | WebGL | por |
dc.subject | Visualização de modelos OBJ | por |
dc.subject | Iluminação interactiva | por |
dc.subject | Aplicação Web | por |
dc.subject | Three.Js - Framework | por |
dc.subject | Algoritmo ray tracing | por |
dc.title | Ambiente 3D Web para visualização de modelos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Engenharia Informática | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Ambiente 3D Web para visualização de modelos.pdf
- Size:
- 8.39 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: