Repository logo
 
Publication

O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos

dc.contributor.authorCorreia, João Carlos
dc.date.accessioned2020-02-21T10:03:46Z
dc.date.available2020-02-21T10:03:46Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste texto aborda os fenômenos da desinformação genericamente referidos como fake news, associando-os a agendas marcadas por formas de populismo nacionalista (eventualmente neofascistas) que recorrem às redes sociais para produzirem e selecionarem narrativas preferenciais sob os temas em debate. Considera se que tais fenômenos se inserem num contexto resultante da disponibilidade dos próprios destinatários para descartarem a confirmação da informação em detrimento da gratificação por ela fornecida, implicando a participação dos receptores na sua divulgação e partilha e aumento da desigualdade no acesso à informação. Metodologicamente, este texto insere-se na modalidade de ensaio, utilizando a hermenêutica crítica dos textos, discutindo dados empíricos previamente fornecidos por dados documentais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCORREIA, João Carlos. O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 23-32, nov. 2019. ISSN 1984-6924. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p23>. Acesso em: 11 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p23.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p23pt_PT
dc.identifier.issn1984-6924
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9434
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries2;
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p23pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFake newspt_PT
dc.subjectDesinformaçãopt_PT
dc.subjectEleiçõespt_PT
dc.subjectConsonânciapt_PT
dc.subjectDesigualdade Informativapt_PT
dc.titleO novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFlorianopólispt_PT
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleEstudos em Jornalismo e Mídiapt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameJoão Carlos Ferreira
person.identifier.ciencia-id371A-2BFD-2E6E
person.identifier.orcid0000-0002-6317-9007
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4ebfe487-ac5b-464c-a533-5d48b06930c2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ebfe487-ac5b-464c-a533-5d48b06930c2

Files