Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os administradores da ilusão: o espetáculo na cultura mediática contemporânea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Administradores de Ilusões extracto.pdf53.15 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste texto, identifica-se o espectáculo como categoria fundamental da cultura mediatica a qual, ao contrário do que muitos supõem, não se resume à cultura televisiva. Essa vocação espectacularizante, que se traduz muitas das vezes no sensacionalismo e na exploração primária de emoções, surge associada à centralização da cultura mediática nos projectos individuais, no que parece ser um traço da moderna comuni- cação de massa: passa pelos reality shows, pela insistência nos dramas reais e pelas histórias de vida. Será isso uma mera tendência para a despersonalizarão dos indivíduos através da gestão dos seus desejos? Qual é a importância do individualismo na descoberta de novas formas de viver a vida e na afirmação de novos direitos.

Description

Keywords

Comunicação Espectáculo Individualismo Teoria Crítica Pós-Modernismo

Citation

Correia, J.C. Os administradores da ilusão: o espetáculo na cultura mediática contemporânea in Media & Jornalismo, (2) 2003, pp. 49-70.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação Media e Jornalismo/Edições Minerva

CC License