Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
53.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste texto, identifica-se o espectáculo como categoria fundamental
da cultura mediatica a qual, ao contrário do que muitos supõem, não se
resume à cultura televisiva. Essa vocação espectacularizante, que se
traduz muitas das vezes no sensacionalismo e na exploração primária
de emoções, surge associada à centralização da cultura mediática nos
projectos individuais, no que parece ser um traço da moderna comuni-
cação de massa: passa pelos reality shows, pela insistência nos dramas
reais e pelas histórias de vida. Será isso uma mera tendência para a
despersonalizarão dos indivíduos através da gestão dos seus desejos?
Qual é a importância do individualismo na descoberta de novas formas
de viver a vida e na afirmação de novos direitos.
Description
Keywords
Comunicação Espectáculo Individualismo Teoria Crítica Pós-Modernismo
Citation
Correia, J.C. Os administradores da ilusão: o espetáculo na cultura mediática contemporânea in Media & Jornalismo, (2) 2003, pp. 49-70.
Publisher
Centro de Investigação Media e Jornalismo/Edições Minerva