Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Construção Visual das Relações Internacionais: A Significação do Médio Oriente através de Filmes e Videojogos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10809_25810.pdf1.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A dimensão visual e a cultural popular são hoje reconhecidas como fatores essenciais para compreender a construção social da política internacional. Filmes, fotografias ou videojogos são por isso tidos como objetos importantes no estudo das Relações Internacionais, levando ao que alguns autores apelidaram de uma “viragem visual” na disciplina. Esta dissertação inspira-se nesta literatura e visa contribuir para ela. Através de uma análise comparativa de caracter qualitativo, apoiada na ideia de retórica processual de Ian Bogost e inspirada pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito da geopolítica crítica e popular, esta dissertação tem como objetivo compreender a construção social do Médio Oriente no contexto da Guerra ao Terrorismo através da análise e comparação de quatro filmes e quatro videojogos. Em ambos os casos, os objetos de estudo foram selecionados devido à sua disseminação global. Através da análise realizada, verificamos que em todas as obras visuais estudadas o Médio Oriente é sistematicamente retratado como um espaço pobre, anárquico, desolado, onde os seus residentes são vistos como perigosos, e a ameaça terrorista pode emergir a qualquer momento.
The visual dimension and popular culture are now recognised as essential factors in understanding the social construction of international politics. Films, photographs and video games are therefore seen as important objects in the study of International Relations, leading to what some authors have called a ‘visual turn’ in the discipline. This dissertation is inspired by this literature and aims to contribute to it. Through a qualitative comparative analysis, supported by Ian Bogost's idea of procedural rhetoric and inspired by work developed in the field of critical and popular geopolitics, this dissertation aims to understand the social construction of the Middle East in the context of the War on Terrorism by analysing and comparing four films and four video games. In both cases, the objects of study were selected due to their global dissemination. Through the analysis carried out, we found that in all the visual works studied, the Middle East is systematically portrayed as a poor, anarchic, desolate space, where its residents are seen as dangerous, and the terrorist threat could emerge at any moment.

Description

Keywords

Enquadramento Visual Geopolítica Crítica Médio Oriente Pós-Estruturalismo Retórica Processual Terrorismo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue