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Modelos de Negócio Circulares em Empresas Industriais e de Serviços

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorLeitão, João Carlos Correia
dc.contributor.authorGeraldes, Dinis Antunes Inácio
dc.date.accessioned2025-10-16T09:07:53Z
dc.date.available2025-10-16T09:07:53Z
dc.date.issued2024-11-20
dc.date.submitted2024-10-09
dc.description.abstractA mudança para economias circulares é um passo fundamental para explorar as oportunidades de negócio seguindo uma via sustentável. Converter modelos de negócio em modelos de negócio circulares, através da inovação realizada por parte das empresas, tem de ser, cada vez mais, um passo basilar. A presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma os fatores determinantes da eco-inovação afetam o desempenho dos modelos de negócio circulares, em empresas industriais e de serviços. Na abordagem empírica foram utilizados dados do Community Innovation Survey (CIS) 2010, efetuando-se um estudo com uma amostra total de 4135 empresas localizadas em Portugal. Estando divididas em duas subamostras: empresas industriais contando com 3151 empresas; e empresas de serviços com 984 empresas. Para este efeito, procedeu-se à utilização de quatro modelos, o Logit, o Probit e o Cloglog, para efeitos de validação de hipóteses e o modelo Kernel Based Least Squares (KRLS) para efeitos de simulação. Relativamente às evidências obtidas no estudo empírico, na amostra total, estas permitem não rejeitar duas das quatro hipóteses de investigação, validando também uma sub-hipótese de uma hipótese rejeitada. As condições de mercado, as políticas públicas e a sub-hipótese dos recursos dos elementos do modelo de negócio circular preconizam o efeito positivo destas na eco-inovação. Já na comparação entre os dois tipos de empresas, foi possível concluir que na hipótese referente às políticas públicas, para as empresas industriais esta não foi rejeitada, ao passo que para os serviços foi rejeitada, destacando-se o apoio financeiro público da administração central como um fator determinante da ecoinovação das empresas industriais.por
dc.description.abstractThe change to circular economies is a fundamental step to take, to explore business opportunities following a sustainable pathway. Converting business models into circular business models, through innovation carried out by companies, increasingly has to be a basic step. This dissertation aims to analyze how the determining factors of eco-innovation affect the performance of circular business models in industrial and service companies. In the empirical approach, data from the Community Innovation Survey (CIS) 2010 was used, carrying out a study with a total sample of 4135 companies located in Portugal. Being divided into two subsamples, industrial companies containing 3151 companies and service companies with 984 companies. To this end, four models were used, Logit, Probit and Cloglog, for hypothesis validation purposes and the Kernel Based Least Squares (KRLS) model for simulation purposes. Concerning the evidences obtained in the empirical study, in the total sample, it allows us not to reject two of the four hypotheses, also validating a sub-hypothesis of a rejected hypothesis. Market conditions, public policies and the sub-hypothesis of the resources of the elements of the circular business model advocate their positive effect on eco-innovation. In the comparison between the two types of companies, it is possible to conclude that in the hypothesis related to the public policies, for industrial companies was not rejected, whereas for services it was rejected, highlighting the public financial support from the central administration as a determining factor of the industrial companies ecoinnovation.eng
dc.identifier.tid203846613
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/18967
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectCommunity Innovation Surveypor
dc.subjectEco-Inovaçãopor
dc.subjectEconomia Circularpor
dc.subjectIndústriapor
dc.subjectModelos de Negócio Circularespor
dc.subjectServiçospor
dc.titleModelos de Negócio Circulares em Empresas Industriais e de Serviçospor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestãopor

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