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Desenvolvimento e Avaliação de Misturas Betuminosas para Camadas de Desgaste Incorporando Resíduos Industriais

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Abstract(s)

O tema desta dissertação centra-se na procura de alternativas sustentáveis e economicamente viáveis para a construção e manutenção de pavimentos, destacando o uso de resíduos industriais como uma valiosa fonte de materiais. O objetivo principal é explorar a integração desses resíduos em misturas betuminosas a quente para pavimentação, visando encontrar eficiência técnica e reduzir o impacto ambiental. A pesquisa começa com uma revisão da literatura sobre resíduos industriais disponíveis no mercado e sua aplicação em misturas betuminosas para pavimentos. São analisadas propriedades físico-químicas, bem como resultados de ensaios de laboratório anteriores. Destaca-se o potencial desses materiais para melhorar a sustentabilidade dos pavimentos. Em seguida é realizada a parte experimental, que inclui a produção de misturas betuminosas a quente para camada de desgaste com betume 35/50 e incorporação de diferentes percentagens de Mistura Betuminosa Recuperada (MBR) assim como a utilização de resíduos da Mina da Panasqueira – agregados grauvaques, em substituição dos agregados graníticos tradicionais. Por fim, procede-se à realização de um conjunto de ensaios mecânicos para avaliar o desempenho dessas misturas, procurando-se a melhor formulação que atenda aos padrões de desempenho necessário, garantindo durabilidade, resistência e estabilidade a longo prazo. Os resultados mostram que as misturas com incorporação de MBR e utilização dos resíduos da Mina da Panasqueira atendem aos requisitos estabelecidos para sua aplicação em pavimentação, em termos de estabilidade e deformação, de acordo com as especificações das normas portuguesas e europeias. Destaca-se a mistura com 20% de MBR como a mais promissora, com melhor resultado em relação ao ensaio Marshall, sensibilidade à água e deformação permanente, apresentando-se como uma solução viável, ambientalmente sustentável, na construção de pavimentos rodoviários.
This dissertation focuses on the search for sustainable and economically viable alternatives for the construction and maintenance of pavements, highlighting the use of industrial waste as a valuable source of materials. The main objective is to explore the integration of these wastes into hot asphalt mixtures for paving, aiming to achieve technical efficiency and reduce environmental impact. The research begins with a literature review on industrial waste available in the market and its application in asphalt mixtures for pavements. The physical-chemical properties are analysed, as well as the results of previous laboratory tests. The potential of these materials to improve pavement sustainability is emphasized. Next, the experimental part is carried out, which includes the production of hot asphalt mixtures with 35/50 bitumen for the surface layer incorporating different percentages of Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) as well as the use of Panasqueira mine waste, replacing traditional granite aggregates. Finally, a set of mechanical tests are carried out to evaluate the performance of these mixtures looking for the formulation that best meets the necessary performance standards, guaranteeing durability, resistance and long-term stability. The results show that the mixtures incorporating RAP and using Panasqueira mine waste meet the requirements established for their application in paving, in terms of stability and deformation, in accordance with the Portuguese and European standards specifications. The mixture with 20% of RAP stands out as the most promising, with better results concerning the Marshall test, water sensitivity and permanent deformation, presenting itself as a viable, environmentally sustainable solution in the construction of road pavements.

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Keywords

Mina da Panasqueira Mistura Betuminosa Recuperada (Mbr) Pavimentação Rodoviária Resíduos Industriais Sustentabilidade.

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