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Abstract(s)
A Declaração de Bolonha deu o arranque oficial ao Processo de Bolonha, momento a
partir do qual a construção de um espaço europeu de ensino superior, globalmente
harmonizado, sai do campo da economia para se alargar ao da educação e do saber. Motivada
pela adesão a este processo, a União Europeia continua rumo a uma uniformização, apesar de
diferenças no que respeita ao ensino obrigatório, às estruturas de ensino e, por consequência,
na própria formação de professores. Parte integral do conjunto dos 28 estados membros da
União Europeia, Portugal merece ser estudado nesse contexto europeu para se perceber a
remodelação iniciada na educação europeia e nacional.
A investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes
e docentes sobre a formação de professores pós-Bolonha, focando-se nos mestrados de
formação de professores do nível da educação pré-escolar (CITE 0) e 1º e 2º CEB (CITE 1), já
que, em Portugal, estes oferecem a possibilidade de profissionalização em dois ciclos de
docência em áreas muito diversas e, por se distinguirem de todos os outros cursos por terem
nascido do Processo de Bolonha.
A partir de uma amostra de conveniência não probabilística que contemplou 13 das 20
instituições portuguesas de ensino superior, representando um total de 65% das que oferecem
formação na área investigada, utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito
por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes
e 50 são docentes.
Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e
docentes em relação à nova formação de professores. No entanto, algumas das alterações
introduzidas pelo Processo de Bolonha não obtêm um grau satisfatório de consenso entre os
estudantes e os docentes. Se por um lado, os estudantes estão satisfeitos com as novas
oportunidades que lhes oferece a formação pós-Bolonha, os docentes não pensam da mesma
forma, privilegiando a especialização que permite uma melhor formação em detrimento da
generalização orientada por uma formação holística. Por outro lado, a duração da prática de
ensino supervisionada não se revela satisfatória, opinião consensual tanto para os estudantes
como para os professores. Em relação à formação no seu todo, os aspetos que mais
influenciam a satisfação são a pertinência e os conteúdos dos trabalhos académicos, o
desempenho do corpo docente, sem esquecer a necessidade de investigar para influenciar
positivamente a satisfação da formação ao longo da vida.
Description
Keywords
Ensino superior - Processo de Bolonha Processo de Bolonha - Formação de Professores Processo de Bolonha - Grau de satisfação - Estudantes Processo de Bolonha - Grau de satisfação - Docentes