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Abstract(s)
A presente dissertação tem como objectivo o estudo dos complementos directo e
indirecto em Português e Castelhano e posteriormente como os manuais escolares
trabalham estes dois elementos sintácticos. No entanto, não podemos começar a falar do
objecto de estudo deste trabalho, sem que antes se faça uma breve introdução sobre a
gramática que é sempre objecto de estudo e de ensino tanto no português, como no
castelhano.
Assim neste sentido, a língua constitui-se como um factor de difusão cultural mas
também é um factor que identifica um povo, para além desta característica a língua seja
ela a portuguesa ou castelhana, tem normas e regras que a regem é dentro dessas regras
que encontramos a gramática, mais nomeadamente o designado Conhecimento Explícito
da Língua. Neste seguimento destaca-se o conceito que é dado por Sim-Sim (1997:30)
sobre o Conhecimento Explícito da Língua, assim esta designa o Conhecimento
Explícito da Língua como a progressiva consciencialização e sistematização do
conhecimento implícito no uso da língua, após a designação comprovamos que este
conhecimento é o que nós designamos de gramática, assim entende-se por gramática e
citando Gomes (2008:13), como a ciência que estuda a língua privilegiando as
dimensões, formais que se referem à morfologia e funcionais que fazem referência a
sintaxe, contudo existem outros autores que incluem na gramática as dimensões
significativas, que dizem respeito à semântica, ciência que estuda os significados em
todo o seu sentido, lexicológicas que dizem respeito ao estudo das palavras de uma
língua e por fim fonológicas, isto é a fonologia, que é a ciência que estuda o sistema
sonoro da um idioma. A gramática teve o seu início na Grécia antiga vindo
posteriormente estender-se por toda a Europa, apesar de nascer na Grécia não foi esta
que influenciou a gramática portuguesa e a castelhana, assim estas gramáticas tiveram
como base os estudos aplicados no século I D.C. por Varrão à língua latina. Durante a
evolução da gramática foram elaboradas muitas teorias e realizadas diversas abordagem
à mesma, essas abordagens foram sendo elaboradas durante século XX, com essas
abordagens destacam-se estudiosos como Bloomfield, Chomsky, Saussure que se
dedicaram ao longo do tempo ao estudo da evolução da língua e da gramática. As
gramáticas tal como hoje as conhecemos são constituídas pela morfologia, que designa
o estudo da palavra e a sua respectiva função na língua e pela sintaxe, que é um ramo da
linguística que estuda a estrutura dos elementos na frase. Da gramática será neste trabalho abordada a sintaxe, mais nomeadamente a parte que se refere aos
complementos verbais, tal como a gramática a sintaxe teve a sua origem na Grécia
antiga tendo em Aristóteles o primeiro estudioso que efectuou a divisão da frase, e que
posteriormente distinguiu os sujeitos e predicados respectivamente, após a elaboração
desta divisão existiram vários contributos que vieram a completar o trabalho inicial
levado a cabo por Aristóteles. Assim, hoje em dia encontramos as chamadas divisões
sintácticas, nas quais podemos encontrar o sujeito, predicado, complementos nominais,
complementos verbais, complementos verbo-nominal, adjunto adnominal, adjunto
adverbial, agente da passiva, aposto, vocativo entre outros. Neste trabalho aqui
apresentado, falar-se-á sobre os complementos directo e indirecto na língua portuguesa
e na língua castelhana.
Description
Keywords
Língua portuguesa - Complemento directo - Manuais de português Língua portuguesa - Complemento indirecto - Manuais de Português Língua castelhana - Complemento directo - Manuais de castelhano Língua castelhana - Complemento indirecto - Manuais de castelhano Língua portuguesa - Gramática Língua castelhana - Gramática