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Avaliação do desempenho de centros de responsabilidade integrada

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A cobertura universal de saúde é uma meta estabelecida pela maioria dos estados. No entanto, o esforço financeiro associado tem impedido e dificultado a concretização desse objectivo e obriga a que sejam tomadas medidas no sentido de optimizar os recursos utilizados, promovendo a eficácia e eficiência nas organizações do sector da saúde. Os custos nos hospitais representam mais de 40% do total da despesa em saúde, o que transforma estas instituições num alvo de acções/experiências cujo objectivo é optimizar o seu desempenho. Tradicionalmente, a organização interna do hospital baseou-se no conceito de serviço. Mais tarde, surgem os departamentos, que agregam várias especialidades, reunindo profissionais e equipamentos com objectivos comuns. Em Portugal, no final da década de 80 surge o conceito de Centro de Responsabilidade, legalmente criado em 1999, e definido como uma estrutura orgânica de gestão intermédia, agrupando serviços homogéneos, com o propósito de melhorar a acessibilidade, a qualidade, a produtividade e aumentar a eficiência e a efectividade. O presente estudo pretende analisar o desempenho de serviços organizados em Centros de Responsabilidade Integrada (CRI), comparando-o com o de outros serviços do mesmo nível na respectiva rede de referenciação, não organizados em CRI, através de indicadores de qualidade, eficiência e acessibilidade, calculados para os anos de 2014 a 2016. Pela análise dos resultados, verificou-se que 2 CRI´s analisados não demonstraram um melhor desempenho face a outros serviços similares não organizados em CRI´s e o CRI de Cirurgia Cardiotorácica destaca-se com um melhor desempenho na área cirúrgica.
Universal health care coverage is a target set by most governments. However, the related financial effort has hindered and hampered reaching this goal, thus calling for measures aimed at optimizing the resources used, while fostering the efficacy and efficiency of organizations in the health sector. Hospital expenses account for over 40% of the overall health care expenditure, thereby making these institutions a target of initiatives/experiences whose goal is to optimize their performance. Traditionally, the hospital's internal organization was based on the concept of service. Later on, departments sprang up, combining various specialties, bringing together professionals and equipment with common goals. In Portugal, the late 1980ssaw the emergence of the concept of Center of Responsibility, which was legally created in 1999, and defined as an organic intermediate management structure, grouping homogeneous services, for the purpose of improving accessibility, quality and productivity, while increasing efficiency and effectiveness. This study seeks to examine the performance of services organized into Integrated Responsibility Centers (IRCs), by comparing such performance with that of other services of the same level in the corresponding referral network, not organized into IRCs, via indicators of quality, efficiency and accessibility, as calculated for the years from 2014 to 2016. By analyzing the results, it was verified that 2 CRIs analyzed did not show a better performance compared to other similar services not organized in CRI's and the CRI of Cardiothoracic Surgery stands out with a better performance in the surgical area.

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Centros de Responsabilidade Integrada Desempenho Hospital

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