Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Implementação de uma marca de moda de nicho no mercado atual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6744_14234.pdf11.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto tem como principal objetivo perceber como serĆ” que podemos implementar uma marca com caracterĆ­sticas muito especĆ­ficas (ver nota2) no mercado atual e no ambiente socio-económico-polĆ­tico que nos rodeia. Para melhor perceber o assunto, Ć© relevante abordar temas que falem do estado das coisas3, refletir sobre as influĆŖncias da polĆ­tica, questƵes ambientais, tendĆŖncias e do estado do mundo em que vivemos e como essas condiƧƵes vĆ£o, consequentemente, influenciar o comportamento de consumo. ā€œO processo de pesquisa e desenvolvimento pode gerar inĆŗmeras patentes, marcas, processos inovadores, know-how.ā€ (TEH, C.; KAYO, E.; KIMURA, Kimura,2008). Assim, este projeto deve basear-se na compreensĆ£o teórica acerca do que faz uma marca ter uma identidade forte, do que faz uma marca de nicho cativar a atenção do consumidor para ter sucesso competitivo e, Ć© entĆ£o necessĆ”rio, comeƧar por fazer uma contextualização sobre como a situação socioeconómica, polĆ­tica, ambiental, influencia o comportamento de consumo e influĆŖncia a própria marca. A marca em questĆ£o tem em si mesma uma forte influĆŖncia dos elementos das macrotendĆŖncias contemporĆ¢neas refletida na sua identidade e imagĆ©tica, entĆ£o serĆ” que Ć© o consumidor que se adapta Ć  marca ou a marca que se adapta ao consumidor? ā€œO carĆ”ter mĆ”gico das imagens Ć© essencial para a compreensĆ£o das suas mensagens. As imagens sĆ£o códigos que traduzem eventos, situaƧƵes, processos em cenas.ā€ (FLUSSER, 1998, P.28) Outros assuntos que fazem parte do contexto atual sĆ£o o ativismo, o feminismo e a sustentabilidade; esses temas serĆ£o abordados de modo a compreender a sua implicação na hora de serem implementados, pois estes temas nĆ£o podem deixar de ser uma questĆ£o a ter em conta aquando do desenvolvimento de uma marca posto que o consumidor Ć© cada vez mais consciente e sente-se melhor ao saber que estĆ” a contribuir para algo ā€œmaior que si mesmoā€ como afirma Philip Kotler (2010). Após a exploração teórica da temĆ”tica que ajudarĆ” certamente a reunir as melhores ferramentas para a compreensĆ£o da criação de uma marca de moda nova sob estas circunstĆ¢ncias, segue-se o desenvolvimento da proposta de marca com estas caracterĆ­sticas abordadas anteriormente (consultar nota 2).
This project main goal is to understand what the best way is to implement a very specific (niche oriented) brand in the market. In an attempt to better comprehend the best strategies to do so, this project begins by approaching some of the relevant thematics of contextualizing the state of things, as in how the economical-social-political situation is and how does that influence the type of consumer and how he consumes. The particular brand that it’s intended to be implemented in this project, is, in itself, very influenced by what surrounds it, and by the culture, so it raises the question on how we can create a bond with the consumer by creating the right appeal to what is relevant to his values right now in the context of society. This project will be oriented in the same way as the brand is, concerned with the world and big thematics like activism and feminism. After the non-interventional research, the project will be finished by a practical application of the gathered knowledge, through the development of the brand identity, activation and implementation tools that will fulfill the needs of the market to successfully implement the brand.

Description

Keywords

Comportamento de Consumo Donald Trump Feminismo Geração Z Marca Millennials Punk

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue