Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Climatização e Renovação de Ar de uma Unidade Industrial de Produção de Pleurotus Ostreatus (Cogumelo Ostra)Publication . Ferrão, Luís Carlos Caetano; Miranda, Alexandre Borges deA presente dissertação descreve um conjunto de sistemas AVAC para a climatização e tratamento de ar de uma unidade industrial, mais concretamente uma unidade de produção de Pleurotus Ostreatus. Com a crescente necessidade de tornar as instalações AVAC cada vez mais eficientes e ambientalmente sustentáveis, foi idealizado um projeto para implementação de um sistema em salas de produção de Pleurotus Ostreatus nas diferentes fases de produção. Procurou recolher-se material teórico relativo às condições de produção, bem como para os diversos equipamentos propostos para implementar na instalação. De seguida fizeram-se alguns dimensionamentos e elaboraram-se alguns documentos, necessários a uma boa e correta implementação de modo a que aquando do arranque tudo funcione como pretendido e dentro das normas. Para que tudo fosse contabilizado e cotado da melhor maneira foi feito um estudo de preços para todo o material de forma a não existirem derrapagens de valores nos custos do sistema. Por último, desenvolveu-se uma preparação e respetiva execução da obra que, apesar de ainda não se encontrar finalizada, encontra-se já em andamento para que num futuro próximo esteja em funcionamento.
- Criação da Identidade Visual da Marca de Moda PUREPublication . Silva, Isabel Catarina Moreira; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Oliveira, FernandoAs redes sociais são atualmente a forma mais rápida e rentável de se divulgar um negócio, as marcas têm a facilidade de estabelecer contacto com os consumidores e perceberem as suas necessidades. PURE é um projeto focado na criação da identidade visual da própria marca. Foi analisada a melhor estratégia para divulgar a marca no mercado online, com um conceito minimalista e um design diferenciado, a marca apresenta peças premium, essencialmente focadas na roupa e acessórios femininos. Para o desenvolvimento deste projeto foram explorados pontos fundamentais como: Moda, Consumo, Branding, Redes Sociais e Business. Tendo ainda sido analisados casos relevantes para o estudo que se pretende realizar. A Metodologia utilizada, inicialmente não-intervencionista foi feita através de uma pesquisa bibliográfica em bibliotecas e bases de dados científicas com análise em artigos e livros de interesse da temática. Na componente intervencionista foram analisadas metodologias e métodos mais adequados ao desenvolvimento projetual.
- Os Óculos de Sol Como Objeto de ModaPublication . Marta, Naegely de Jesus Campano; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Pereira, Maria Madalena RochaA dissertação visa a proposta de uma marca de óculos femininos de segmento premium, que vem interligar os conceitos handmade, personalização e sustentabilidade. O foco principal é a abordagem de um público que procura a diferenciação, exclusividade e personalização de acessórios. Deste modo, serão feitos estudos sobre os óculos como um acessório de moda, a fim de identificar carências no mercado e identificar as necessidades do consumidor, utilizando estudos anatómicos de cada fisionomia de rostos e técnicas manuais para execução de cada óculos para o desenvolvimento da marca e respetivas coleções. Numa primeira fase, a dissertação está assente numa metodologia não intervencionista de pesquisa, seguindo-se uma metodologia intervencionista, na qual é criada a marca e a sua primeira coleção. Na metodologia não intervencionista, é realizada uma revisão da bibliografia sobre autores e temas relacionados com a dissertação em questão, nomeadamente o branding, sustentabilidade e tecnologia. Na metodologia intervencionista é desenvolvida a marca em questão, com as componentes do branding e da moda, e posteriormente a concepção da coleção Primavera/Verão 2019. A marca é construída a pensar no consumidor que busca inovação, ousadia, versatilidade e exclusividade.
- Otimização do arrefecimento de um armário de telecomunicações através de um permutador de calor ar-soloPublication . Alves, Daniel da Silva; Pires, Luis Carlos Carvalho; Silva, Pedro Nuno Dinho Pinto daA área das redes de comunicação e telecomunicações é uma das mais importantes da atualidade no contexto das novas tecnologias. As telecomunicações têm ganho uma extrema importância e relevância na vida da sociedade em geral, forçando a aquisição, por parte das empresas fornecedoras destes serviços, de mais equipamentos e dispositivos que assegurem a pronta prestação desses serviços, com a adequada cobertura geográfica. Entre os dispositivos que constituem as redes de comunicação móveis, encontram-se os armários onde são alojados os equipamentos de rádio e o restante equipamento que permite comunicar com as estações móveis (telemóveis). Estes armários apresentam características construtivas específicas e são dotados de um sistema de arrefecimento que deve garantir uma a temperatura interna de funcionamento inferior a 55 °C. Os sistemas de arrefecimento podem consumir de 30% a 50% da eletricidade total da instalação, devido ao facto de existir a necessidade de arrefecimento quase todo o ano. Posto isto, o presente estudo avalia um método passivo para o arrefecimento de um armário de telecomunicações, baseado na utilização de um permutador de calor ar-solo. De modo a simular a carga térmica dissipada pelos equipamentos de telecomunicações, foi instalada uma resistência elétrica no interior do armário de telecomunicações, que possibilitou estudar a variação da temperatura interna do armário através da realização de vários ensaios com diferentes cargas térmicas dissipadas. Posteriormente, foi analisado o desempenho do sistema de arrefecimento ensaiado, tendo como base a monitorização da temperatura no interior do armário e ao longo do permutador. Os resultados deste estudo revelam que a utilização de um permutador de calor ar-solo possui capacidades de melhorar a temperatura interna de funcionamento do armário comparativamente aos sistemas de ventilação forçada. Em simultâneo com este trabalho foi realizado outro estudo, que se baseou em analisar as variações da temperatura do solo em três locais da cidade da Covilhã, permitindo assim, conhecer o padrão da temperatura apresentado pelo solo, metro a metro, até aos 5 metros de profundidade. Os dados obtidos deste estudo, mostram que a amplitude térmica tende a diminuir com o aumento da profundidade e que a temperatura a qualquer profundidade tende a permanecer constante ao longo de 24 horas.
- Implementação de uma marca de moda de nicho no mercado atualPublication . Soares, Cílis Melissa Macário; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Oliveira, FernandoEste projeto tem como principal objetivo perceber como será que podemos implementar uma marca com características muito específicas (ver nota2) no mercado atual e no ambiente socio-económico-político que nos rodeia. Para melhor perceber o assunto, é relevante abordar temas que falem do estado das coisas3, refletir sobre as influências da política, questões ambientais, tendências e do estado do mundo em que vivemos e como essas condições vão, consequentemente, influenciar o comportamento de consumo. “O processo de pesquisa e desenvolvimento pode gerar inúmeras patentes, marcas, processos inovadores, know-how.” (TEH, C.; KAYO, E.; KIMURA, Kimura,2008). Assim, este projeto deve basear-se na compreensão teórica acerca do que faz uma marca ter uma identidade forte, do que faz uma marca de nicho cativar a atenção do consumidor para ter sucesso competitivo e, é então necessário, começar por fazer uma contextualização sobre como a situação socioeconómica, política, ambiental, influencia o comportamento de consumo e influência a própria marca. A marca em questão tem em si mesma uma forte influência dos elementos das macrotendências contemporâneas refletida na sua identidade e imagética, então será que é o consumidor que se adapta à marca ou a marca que se adapta ao consumidor? “O caráter mágico das imagens é essencial para a compreensão das suas mensagens. As imagens são códigos que traduzem eventos, situações, processos em cenas.” (FLUSSER, 1998, P.28) Outros assuntos que fazem parte do contexto atual são o ativismo, o feminismo e a sustentabilidade; esses temas serão abordados de modo a compreender a sua implicação na hora de serem implementados, pois estes temas não podem deixar de ser uma questão a ter em conta aquando do desenvolvimento de uma marca posto que o consumidor é cada vez mais consciente e sente-se melhor ao saber que está a contribuir para algo “maior que si mesmo” como afirma Philip Kotler (2010). Após a exploração teórica da temática que ajudará certamente a reunir as melhores ferramentas para a compreensão da criação de uma marca de moda nova sob estas circunstâncias, segue-se o desenvolvimento da proposta de marca com estas características abordadas anteriormente (consultar nota 2).
- Dynamics of a Gyrostat Satellite with the Vector of Gyrostatic Moment along the Principal Plane of InertiaPublication . Dias, Pedro Afonso Gomes; Silva, André Resende Rodrigues da; Santos, Luís Filipe Ferreira MarquesArtificial satellites are one of the most crucial components of modern life. The study of attitude control and stabilization of satellite is necessary to ensure a successful operation. There are two types of stabilization schemes: the passive methods and active methods. In this dissertation is investigated the dynamics of a gyrostat satellite, subjected to a semi-passive method of stabilization, namely the gravitational torque and the gyroscopic proprieties of rotating rotors, along a circular orbit. In a particular case, when the gyrostatic moment vector is along one of satellite’s principal central planes of inertia. To solve the problem is proposed a mathematical analytical-numerical method for determining all equilibrium positions of the gyrostat satellite in the orbital coordinate system in function of dimensionless gyrostatic moment vector components (???? ??=1,2,3) and the dimensionless inertial parameter ??. The conditions of existence of the equilibrium solutions are obtained. Sufficient conditions of stability for each group of equilibrium solutions are derived from the analysis of the generalized integral energy used as a Lyapunov’s function. The study of the evolution of equilibria bifurcation of the gyrostat is carried out in function of parameter ?? in detail. Also, the evolution of equilibrium solutions in function of spacecraft angles is analyzed and it is verified the existence of small regions of 12 and 16 equilibrium positions referred in [14] and [20]. This work shows that the number of equilibria of a gyrostat satellite, in this particular case, does not exceeds 24 and does not go below 8. The study of the equilibria bifurcation shows that there are small regions of 12 equilibrium positions that approach each other for infinite ??3 and never vanish, these regions seems to have a relation with the regions referred by Santos in [14] and Santos et. al. [20]. The study of the evolution of stability for every equilibrium solution in function ?? and ??3, shows that the number of stable equilibria varies between 2 and 6.