Departamento de Ciências do Desporto
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Browsing Departamento de Ciências do Desporto by advisor "Arrais, Cláudio Bruno de Melo"
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- A Influência de um programa de Artes Circenses nos Índices de Concentração em alunos sinalizados com PHDAPublication . Alves, Luís Carlos da Fonseca; O´Hara, Kelly de Lemos Serrano; Arrais, Cláudio Bruno de MeloO presente relatório visa explanar e analisar todo o processo desenvolvido no estágio pedagógico, realizado no Instituto Don Bosco – Suíça, no ano letivo 2019/2020, no âmbito do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Tendo como orientadora de estágio a Professora Doutora Kelly O’Hara e como orientador cooperante o professor Mestre Cláudio Arrais, objetivou-se a expansão de conhecimentos sobre a temática dos Défices Intelectuais e Desenvolvimentais – DID, e Proficiência Motora, através de uma pesquisa, tendo como principal objetivo aclarar se uma intervenção pedagógica baseada nas artes circenses influenciaria ou não os índices de concentração de populações estudantis sinalizadas com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção – PHDA. Numa primeira fase, essencialmente teórica, efetuou-se um levantamento das evidências científicas relativas à temática e posteriormente a criação de uma Unidade Didática que abrangeu várias artes circenses de equilibrismo, nomeadamente, o funambulismo, a slack-line, as andas, a prancha sobre o cilindro e as bolas de equilíbrio. Numa segunda fase, que infelizmente não se realizou devido à pandemia do novo Coronavírus, pretendíamos avaliar as interferências da prática das artes circenses enunciadas e sua possível influência nos níveis de concentração dos alunos. Para isso, utilizaríamos como instrumento de avaliação WISC V, criado pelo psicólogo David Wechsler. O protocolo, consistiria na aplicação da bateria de testes supramencionada, antes e depois da intervenção pedagógica de forma a basearmos a nossa análise e posterior discussão nos dados recolhidos e à luz das mais recentes tendências bibliográficas. O estudo teria a participação de 32 alunos (13 fariam parte do grupo de controlo) com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos de idade, do Ensino básico e secundário. Contudo e devido à pandemia do novo Coronavírus, as aulas foram interrompidas a 13 de Março, o que inviabilizou a concretização do mesmo.