Departamento de Ciências do Desporto
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- O Abandono da Prática DesportivaPublication . Nobre, Miguel Henriques Ravasco Vilarinho; Marinho, Daniel AlmeidaEste artigo de revisão sistemática tem por objetivo reunir, avaliar e sintetizar os resultados de vários estudos académicos publicados sobre o abandono da prática desportiva. Foram analisados vinte e sete artigos em duas bases de dados distintas (Isis Web Of Science e Scopus). Os resultados obtidos indicam fatores relacionados com a idade, género, características idiossincráticas, motivação, carreiras duais e desporto de alta competição. Reconhecemos a dificuldade de analisar os referidos fatores isoladamente. Desafiamos a comunidade científica a aprofundar esta inter-relação, que poderá determinar algumas soluções para diminuir a taxa de abandono desportivo.
- Abandono de carreira desportiva de jogadores profissionais de futebol em PortugalPublication . Carapinheira, António Manuel Morais; Travassos, Bruno Filipe Rama; Carvalho, Pedro Guedes de; Mendes, PedroNo contexto desportivo, a transição de carreira tem sido uma temática vastamente estudada. No entanto, no futebol não se verificam a existência de muitos estudos neste âmbito. Para além do referido, urge a realização de estudos que permitam uma melhor caraterização dos percursos desportivos e avaliação do momento de términos de carreira desportiva de um modo contextualizado, em função de modalidades específicas e tendo por base diferentes níveis de análise. Deste modo, este trabalho é composto por três estudos em que procurámos: a) Caracterizar o estado da arte no que respeita ao término da carreira desportiva, em particular no futebol, através da realização de uma revisão sistemática; b) Analisar o término da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, avaliando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis; c) Explorar o processo de términos da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, comparando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis nas últimas três décadas. Tendo por base uma amostra de 90 ex-jogadores de futebol de elite foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário que procurou avaliar o processo de término da carreira desportiva. Os resultados mostram a existência de um reduzido número de estudos sobre término de carreira no futebol, sendo que se verificaram traços comuns entre os estudos reportados, mas também algumas diferenças em função do país onde se desenvolveu o estudo. No estudo 2 verificámos que a maioria dos jogadores não detinham mais do que o ensino secundário, tinham uma forte identidade atlética, reformaram-se entre os 36 e os 40 anos de idade, de forma involuntária, sem planeamento prévio para a carreira pós-futebol, contando essencialmente com o apoio psicológico familiar. Já no estudo 3 verificámos que, no geral, as condições de término da carreira mantêm-se semelhantes ao longo dos anos. Neste estudo evidenciou-se a dificuldade sentida no abandono da carreira, explicada sobretudo pela falta de planeamento de transição, apesar do aumento no nível de escolaridade verificado. Face ao exposto é necessário repensar os modelos de desenvolvimento de carreiras desportivas e suporte ao término da carreira desportiva.
- Acute effects of low and high-volume resistance training on hemodynamic, metabolic and neuromuscular parameters in older adultsPublication . Marques, Diogo Luís; Neiva, Henrique; Faíl, Luís Brandão; Gil, Maria Helena; Marques, MCObjective: To analyze the acute effects of low or high-volume resistance training (RT) on hemodynamic, metabolic and neuromuscular parameters in institutionalized older adults. Methods: Thirty-one subjects (78.9 ± 7.2 years old) performed two RT protocols (low versus high-volume), separated by one-week rest. Systolic blood pressure (SBP), diastolic blood pressure (DBP), heart rate (HR) and blood lactate concentration ([La-]) were evaluated before and immediately after both RT protocols. The seated medicine ball throw (SMBT) was evaluated before and 5 min after both sessions, the countermovement jump (CMJ) height was evaluated before and 6 min after both RT protocols and the absolute handgrip strength (HGS) was evaluated before and 7 min after both RT protocols. Results: At baseline, no significant differences between RT protocols were found in all variables. After training session, both RT protocols induced significant increases in SBP (low versus high-volume: 5.3% vs 10.7%), DBP (5.9% vs 6.8%), HR (6.8% vs 17.9%) and [La-] (86.1% vs 200.0%). Moreover, the high-volume protocol induced significant decreases in SMBT (−2.5%) and CMJ (−8.3%), whilst the low-volume protocol significantly increased the HGS (3.4%). Conclusions: Both RT protocols induced significant acute responses on cardiovascular and metabolic parameters, as well as on neuromuscular function in institutionalized older adults. However, a greater acute response after the high-volume RT protocol was found, thus reflecting greater hemodynamic, metabolic and neuromuscular stress than low-volume RT. Moreover, low-volume RT showed an acute increase in general strength.
- Acute effects of sprinting with a sledge upon regular sprinting performancePublication . Teixeira, Amaro Jorge de Sousa; Marinho, Daniel Almeida; Tillaar, Roland van denThe aim of this study was to investigate the acute effect of sprinting with a sledge upon running performances in sprint. Thirty four (23 men and 11 women) secondary school and university students with athletics experience (age 20.21 ? 3.22yr, mass 65.04 ? 10.89 kg, 171.21 height ? 8.29 cm) participated in the study. The subjects performed this protocol in a two non-consecutive days, doing a rest day or easy training between the days of protocol. This protocol consisted of each participant perform each day a group of sprints, one day 7x60m alternating with normal and sledge running and the other day 7x60m of normal running. The weight of the sledge was 10% of body mass of each participant. It was found that training with the sledge or without it have the same training effect, thus there is no acute effect of sprinting with a sledge upon running performances in sprint. It is concluded that when an athlete reports that felt running faster after using sledge it seems ir is only a subjective feeling.
- A adaptação ao meio aquático em contextos de ensino com diferentes profundidades: um estudo das diferenças metodológicas e na aquisição de habilidades motoras aquáticas em crianças de 4 e 5 anosPublication . Rocha, Helena Isabel Amaral; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daA natação, tal como outros desportos, têm vindo a sofrer transformações e evoluções na metodologia de ensino. No entanto, ainda são colocadas muitas dúvidas acerca do tipo de método de ensino a utilizar bem como do contexto de aprendizagem a adoptar, em particular, a profundidade da piscina (rasas ou profundas) na adaptação ao meio aquático. Assim, neste estudo propomo-nos analisar a eficácia da metodologia de ensino no âmbito da adaptação ao meio aquático, em escolas de natação que recorrem a diferentes contextos de aprendizagem: em água rasa e profunda. Em particular, é objectivo desta pesquisa a análise da relação entre o nível de competência aquática de crianças de cinco e quatro anos, em diferentes contextos de ensino-aprendizagem da natação, designadamente a profundidade da piscina e a organização metodológica do ensino ministrado. Para o efeito, foram analisadas noventa e oito crianças (idade média de 4,39 e um desvio padrão de 0,49), em dois grupos distintos, de acordo com o contexto de ensino-aprendizagem da natação: cinquenta alunos provenientes do ensino numa piscina profunda e quarenta e oito alunos de uma piscina rasa. A amostra foi ainda estudada de acordo com a experiência prévia de prática de natação: com seis, doze e dezoito meses de prática. Todas as crianças integradas na amostra foram avaliadas na sua competência aquática, recorrendo a uma ficha de observação de domínio de habilidades motoras aquáticas adquiridas. Aos técnicos de natação responsáveis pela experiência aquática prévia das crianças estudadas foi aplicado um questionário para o registo da organização metodológica e respectivo contexto do ensino ministrado. Os resultados do nosso estudo indicam que na generalidade as escolas de natação não diferem significativamente ao nível da estrutura organizacional. No entanto, alguns aspectos metodológicos parecem distintos entre as escolas de natação de água rasa e profunda, particularmente na importância pedagógica que determinados conteúdos parecem ter na orientação dos programas de ensino. Os resultados indicam que as crianças com maior tempo de prática (6, 12 e 18 meses) apresentam um número superior de habilidades aquáticas adquiridas, independentemente do contexto de profundidade. Contudo, a competência aquática parece mais sólida entre as crianças com ensino em água rasa, pelo menos até aos 12 meses de experiência aquática. Pelos resultados encontrados no presente estudo, consideramos que a existência de assimetrias da aquisição de competências no meio aquático pode estar associada com as diferenças de profundidade da piscina bem como associada à organização metodológica do ensino adoptado pela da escola de natação.
- Adaptações fisiológicas da prática de bodycombatPublication . Cruz, Cristina Manuela Rodrigues; Brás, Rui Miguel MarquesObjectivo Geral O objectivo deste trabalho é verificar algumas adaptações fisiológicas decorrentes da prática de BodyCombat, nomeadamente ao nível da composição corporal, capacidade cardiorespiratória, força, flexibilidade e frequência cardíaca. Foi ainda analisada a resposta cardiovascular ao esforço desenvolvido numa aula típica de BodyCombat. Metodologia Na realização deste estudo foram analisados 10 praticantes de BodyCombat, em 3 momentos diferentes, ao longo de 3 meses de prática. Os praticantes em média compareciam às aulas 2 a 3 vezes por semana, tendo cada aula a duração média de 50 minutos. As variáveis analisadas foram as seguintes: peso, percentagem de massa gorda, perímetros da cintura e anca, tensão arterial, índice de massa corporal, VO2 máx., flexibilidade, força muscular superior e inferior e FC. Resultados Verificaram-se melhorias a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da composição corporal, no índice cintura-anca (ICA) e na percentagem de massa gorda. No IMC não se verificaram melhorias. No que respeita à capacidade cardiorespiratória, verificaramse melhorias no VO2 máx. e na TA máx. Também na força e na flexibilidade foram observadas melhorias. A intensidade de esforço desenvolvida numa aula de BodyCombat mostrou que esta modalidade é de muito elevada e elevada intensidade. Conclusões Os resultados obtidos parecem sugerir que a prática regular de BodyCombat, poderá contribuir na melhoria da condição física, nomeadamente ao nível da composição corporal, capacidade cardiorespiratória, força e flexibilidade.
- Adaptações na cinemática e eficiência de nado de alunos universitários ao longo de um ano letivoPublication . Miranda, Sérgio Filipe Figueiredo; Costa, Mário Jorge; Marinho, Daniel AlmeidaAtualmente os programas curriculares dos cursos superiores de desporto incluem a modalidade de natação como unidade prática a frequentar. No entanto, os efeitos desses programas na qualidade técnica dos alunos que os frequentam carecem de evidência científica. Foi objetivo deste estudo analisar as adaptações na cinemática e eficiência de nado de estudantes universitários ao longo de um ano letivo. Dezasseis alunos (19,75±1,13 anos de idade, 66,4±8,62kg de massa corporal e 1,71±9,38m de estatura) frequentadores de um curso superior em Desporto foram monitorizados ao longo de um ano letivo. O programa decorreu ao longo de 30 semanas, objetivando o ensino e aperfeiçoamento das técnicas de nado alternadas. No início (M1), no final do primeiro semestre (M2) e no final do segundo semestre (M3) foram obtidos: velocidade de nado (v), (ii) frequência gestual (FG) e (iii) distância de ciclo (DC) como indicadores cinemáticos; (iv) índice de nado (IN) e flutuação intra-cíclica da velocidade (dv) com indicadores de eficiência; (v) tempo aos 25m (Perf25) com indicador de performance. Recorreu-se ao teste de Friedman para verificar a existência de variações ao longo do tempo e ao teste de Wilcoxon para comparar os valores entre momentos. Calcularam-se, ainda, os coeficientes de correlação entre a performance e todos os restantes indicadores. O nível de significância foi determinado para P £ 0,05. Registaram-se variações significativas na v tanto em crol (vM1 = 1,13 m/s; vM2 = 1,14 m/s; vM3 = 1,22 m/s; p < 0,01 ; h2 = 0,04), como em costas (vM1 = 0,92 m/s; vM2 = 0,96 m/s; vM3 = 1,00 m/s; p < 0,01 ; h2 = 0,04). Observou-se ainda uma variação significativa na FG a costas (FGM1 = 0,64 Hz; FGM2 = 0,71 Hz; FGM3 = 0,73 Hz; p = 0,01 ; h2 = 0,16). Nenhum dos indicadores de eficiência apresentou variações ao longo do tempo, com exceção da dv a crol (dvM1 = 0,13 %; dvM2 = 0,16 %; dvM3 = 0,12%; p = 0,02; h2 = 0,07). Os valores mais altos de associação com a performance em todos os momentos foram observados para o IN. Os resultados do presente estudo sugerem que as unidades curriculares de natação, com semelhanças ao programa implementado, promovem variações significativas na cinemática e na eficiência de nado dos alunos universitários que os frequentam.
- Adaptive behaviours of attacking futsal teams to opposition defensive formationsPublication . Travassos, Bruno; Bourbousson, Jérôme; Esteves, Pedro Tiago; Marcelino, Rui; Pacheco, Manuel Filipe Samagaio de Sousa; Davids, KeithThis study evaluated tendencies towards flexibility/stability of coordinated behaviours in international futsal teams, considered as complex collective systems, according to changes in opposition defensive formations. Six games of two international futsal teams (Spain and Portugal) were selected for Social Network Analysis to capture the coordination tendencies that emerge in the tactical behaviours of players when performing against different defensive formations. Ball trajectories in each offensive pattern of play were notated in an adjacency matrix where each entry accounted for the linkages between 12 spatial field areas. Each offensive play was coded according to the defensive formation of an opposing team (i.e. conservative or risky formation). Results revealed similar network properties between teams when competing against more risky defensive formations, while notable differences were observed against conservative defences. Effect of defensive formation of opponents on macro network properties was observed in both the Portuguese and Spanish teams. At a meso-level, only the Spanish national team exhibited notable changes, suggesting a greater level of adaptability to unfolding performance events. The observed flexibility in tactical behaviours of the Spanish team appeared to express their greater expertise levels.
- Adductor squeeze test and groin injuries in elite football players: A prospective studyPublication . Moreno-Pérez, Víctor; Travassos, Bruno; Calado, António; Gonzalo-Skok, Oliver; Del Coso, Juan; Mendez-Villanueva, A.during the competitive season of professional football teams. Design: Prospective Cohort study. Setting: Controlled laboratory environment. Participants: Seventy-one players volunteered to participate. Main outcome measures: In the pre-season, maximal hip adductor strength was measured by means of the isometric adductor squeeze test. Hip adductor strength, normalized by body mass, was compared between players who suffered a groin injury (n ¼ 18) vs uninjured players (n ¼ 53). Risk ratios (RR) were used to evaluate the likelihood of players to suffer this type of injury. Results: Most of the reported groin injuries occurred during competitive matches (5.5 per 1000 match hours). Maximal isometric hip adductor strength was lower in the groin-injured group compared with their uninjured counterparts (429.8 ± 100 vs 564 ± 58.7 N, d¼ 1.58 and 5.40 ± 1.27 vs 7.71 ± 0.89 N/kg, d¼ 1.88, respectively). Results revealed that values of maximal isometric adductor strength lower than 465.33 N increased the probability to suffer a groin injury by 72%. Furthermore, values of force relative to body mass lower than 6.971 N/kg increased the probability to suffer a groin injury by 83%. Conclusion: The assessment of Hip adductor strength, in addition to other measurements, might help practitioners to determine the probability of suffering an overuse groin injuries in elite football players.
- Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Ribeiro, Bruno Rafael Alves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo estágio pedagógico pelo grupo de estagiários, principalmente o meu próprio desempenho e trabalho realizado, na entidade de estágio, o Agrupamento de Escolas do Fundão. Inicialmente são apresentados os meus objectivos enquanto estagiário, bem com as minhas expectativas e realidade denotada. Em seguida, exponho os objetivos da Escola bem como os do grupo de Educação Física, para este ano letivo, e também é executada uma breve caracterização do Agrupamento. A passagem pela Escola, enquanto professor de Educação Física, proporcionou diversas vivencias e situações que contribuíram para o crescimento profissional, pessoal e social. No decorrer do estágio estive responsável por uma turma do segundo ciclo, turma 5ºC, tendo também lecionado a outras turmas dos diferentes ciclos. Esta foi também a minha direção de turma, tendo acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que estive presente e ajudei no seu desenvolvimento, tendo também ficado responsável pelos treinos e acompanhamento nas competições do grupo de ginástica acrobática e artística, dos diferentes níveis. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais do contributo do estágio para a minha formação profissional. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.