FE - DI | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DI | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Almeida, Pedro Domingues de"
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- Produto Mínimo Viável para jogos digitaisPublication . Rolo, Vítor Daniel Batista; Almeida, Pedro Domingues de; Fernandes, Farley Millano de MendonçaO desenvolvimento de jogos digitais tem vindo a crescer nos últimos anos, o que implica por sua vez o aumento do número de indústrias de desenvolvimento de jogos digitais. No entanto, como quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, muitas das empresas tendem a enfrentar dificuldades no lançamento do seu jogo não só porque este está “mal” desenvolvido ou porque contem diversos “bugs” mas também porque o modelo de negócio que estes imaginaram e criaram não é o mais apropriado. Além disso, quando o objetivo é desenvolver um jogo digital, é fundamental que se o faça tendo em mente o público alvo ao qual este se destina. Muitas vezes o que acontece é que o jogo é desenvolvido para a utilização dos próprios desenvolvedores, ou seja, à sua própria imagem. Deste modo, seguindo os parâmetros de autossatisfação, os desenvolvedores qualificam o seu produto como excelente. Mas a verdade é que quando este é lançado para o público, o produto final nem sempre é atrativo; ou porque não há algo substancial que consiga atrair o público ou porque os desenvolvedores se preocuparam em satisfazer os seus próprios interesses. Para os desenvolvedores que passam meses e anos a desenvolver um jogo, por vezes utilizando financiamento próprio durante o seu processo, pode ser desencorajador chegar o fim do período de desenvolvimento e o trabalho não ser do agrado público, nem sendo suficiente para pagar as despesas necessárias para o desenvolver. De forma a evitar esta situação, é importante ter-se em conta o Framework estratégico chamado de “Lean Startup” que apresenta o conceito de “Produto Mínimo Viável (MVP de Mininum Viable Product)”. Este conceito é uma forma de desenvolver um produto de forma eficiente com um gasto de recursos mínimo para testar o seu valor de mercado através do desenvolvimento mínimo do produto, ou seja, que contenha apenas o essencial para que este seja devidamente testado. Para analisar este conceito e a sua viabilidade, o presente projeto consiste em construir vários produtos mínimos viáveis de jogos digitais educativos com o objetivo de serem testados e desta forma ser estudada a eficácia do uso de um produto mínimo viável em termos de economia de recursos e do seu potencial valor de mercado.
- Segmentação da íris em imagens com ruídoPublication . Catarino, Francisco Manuel Inácio Ferreira; Almeida, Pedro Domingues deA segmentação rápida e eficaz da íris em imagens com ruído é uma das maiores dificuldades num sistema de reconhecimento não-cooperativo. Por essa razão é proposto nesta dissertação um método de segmentação de íris, com tempo de execução apropriado em sistemas de reconhecimento em tempo real, sacrificando para isso alguma precisão. Ao contrário da maioria dos métodos existentes, a segmentação da íris é interpretada como um problema de reconhecimento de padrões. Devido à pequena percentagem da imagem ocupada pela íris é utilizado um método com o propósito de delimitar rudemente a zona de localização da íris. Foi utilizado um método de selecção de características para que apenas sejam utilizadas as que adicionam nova informação ao conjunto de dados, evitando perdas de tempo na recolha de características inúteis. Foram criados grupos de treino de diversas dimensões para a encontrar o grupo de características que melhora a aprendizagem de classificadores e apresenta maior precisão. Os píxeis são classificados individualmente como sendo íris livre de ruído ou não. São comparados os resultados obtidos sobre a base de dados de imagens UBIRIS.v2, entre vários classificadores tendo por base as medidas de erro usadas no concurso de segmentação de íris NICE.1. O melhor classificador é avaliado sobre as mesmas condições do participantes do concurso e os resultados são analisados e comparados com as melhores pontuações do concurso NICE.1.
- Sistema de Informação para Negociação Automática em Investimentos FinanceirosPublication . Oliveira, Luís Miguel Falcão; Almeida, Pedro Domingues deEste projeto visa a construção de um sistema de informação para negociação automática em mercados financeiros. O sistema implementa um algoritmo de decisão simples e usa este algoritmo para gerar indicações de compra e de venda de um activo financeiro. O sistema interage em tempo real com a Application Programming Interface (API) de uma corretora para lançar ordens de compra e venda, ou para as modificar ou retirar, e recolhe o feedback da corretora sobre as execuções de ordens e sobre a evolução e a situação da conta de negociação. O sistema ainda recolhe da Internet informação contextual adicional, proporciona ao utilizador uma interface informativa e de comando eficaz, e mantém um registo de todas as operações e dos restantes dados relevantes.