LabCom. IFP - Comunicação Filosofia e Humanidades
Permanent URI for this community
Browse
Browsing LabCom. IFP - Comunicação Filosofia e Humanidades by advisor "Domingues, José António Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Teatro da Encarnação: educação em tempos de barbáriePublication . Saldanha, Marcelo Ramos; Rosa, José Maria da Silva; Domingues, José António DuarteA presente tese tem o intuito de proporcionar um estudo acerca da vivência teatral denominada Teatro da Encarnação que, a partir da comunhão criativa entre a Filosofia de Michel Henry, a Pedagogia de Paulo Freire e o Teatro de Augusto Boal, se propõe como uma experimentação pedagógica de superação da barbárie, esse insuportável desinvestimento na vida que promove o desmoronamento da cultura ou de nossa civilização. Compreendemos que as marcas da redução galilaica, alvo da denúncia henryana, legou-nos um crescente movimento de abstração conceitual e mecanização da transmissão de conhecimento, que teve como consequência direta o mutismo, manifesto tanto nos baixos quanto nos altos níveis de aquisição de saber, que, em sentido freireano, toma forma na negativa de dizer sua própria palavra. Negativa que, segundo entendemos, é proveniente da impossibilidade de encontrar essa mesma palavra, já que esta lhe é oferecida e não gerada na vida. Será em face desse mutismo aniquilador da capacidade crítica que o Teatro da Encarnação buscará oferecer resposta pautada na corpropriação, fazendo do humano atuante um co-proprietário do mundo, ao ponto de sentir-se potente para alterar esse mesmo mundo pela via afetiva. Dessa forma, a tese que aqui nos propomos a defender é a de que o atual modelo galilaico/cartesiano chegou ao seu esgotamento e demonstrou não corresponder aos saberes da vida e tampouco poder oferecer possibilidade de acréscimo cultural, de forma que cabe estabelecer um novo caminho, para o qual propormos o Teatro da Encarnação, por ser um teatro do lúdico e do sensível. Essa é a possibilidade que aqui defenderemos pela via filosófica/pedagógica.