Departamento de Matemática
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Browsing Departamento de Matemática by advisor "Bento, António Jorge Gomes"
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- Funções convexasPublication . Vicente, Hugo Alexandre Rodrigues; Bento, António Jorge GomesA partir de conceitos de Análise Real, obteremos algumas propriedades importantes das funções convexas. No primeiro capítulo estudaremos a convexidade numa abordagem científica, bem como os pontos de inflexão. No segundo capítulo será desenvolvida uma abordagem pedagógica a nível do ensino secundário. Sempre que possível, ilustraremos este trabalho com exemplos a fim de consolidar os assuntos apresentados e no último capítulo apresentaremos alguns exercícios resolvidos.
- Generalized Trichotomies: robustness and global and local invariant manifoldsPublication . Costa, Cristina Maria Gomes Tomás da; Bento, António Jorge GomesIn a Banach space, given a differential equation v′(t) = A(t)v(t), with an initial condition v(s) = vs and that admits a generalized trichotomy, we studied which type of conditions we need to impose to the linear perturbations B so that v′(t) = [A(t) + B(t)] v(t) continues to admit a generalized trichotomy, that is, we studied the robustness of generalized trichotomies. In the same way, it was also the aim of our work the study of a differential equation with another type of nonlinear perturbations, v′(t) = A(t)v(t) + f(t, v). We sought conditions to impose on the function f so that the new perturbed equation would admit a global Lipschitz invariant manifold as well as the necessary conditions for the existence of local Lipschitz invariant manifolds.
- A matemática no ensino profissional: os programas e as representações dos professoresPublication . Rodrigues, Alexandra Sofia da Cunha; Matos, José Manuel Leonardo de; Bento, António Jorge GomesEste estudo pretende perceber qual o papel da matemática no ensino profissional desde o seu início até à atualidade e quais os métodos pedagógicos que os professores privilegiam para o seu ensino. Podemos dividir esta investigação em duas partes. Numa primeira parte e numa perspetiva histórica analisaram-se os programas de matemática do ensino profissional de nível não superior, desde o aparecimento do ensino técnico em Portugal, refletindo-se sobre o papel da disciplina na formação de jovens cujo objetivo seria a inserção no mercado de trabalho. Esta parte do estudo foi estruturada em dois momentos, o primeiro até 1975, com a unificação do ensino técnico com o ensino liceal. Um segundo momento, a partir da primeira tentativa de reimplementar o ensino profissional no nosso país em 1983, até à atualidade. Na segunda parte da investigação usou-se uma metodologia de estudo de caso, onde se estudaram 4 casos (4 escolas profissionais localizadas na região do interior centro do país). Pretendeu-se perceber quais as representações e as práticas profissionais indicadas pelos professores para o ensino da matemática nos cursos profissionais, quais os programas, a visão dos professores sobre a disciplina, sobre a escola, sobre os alunos e sobre as orientações metodológicas a adotar para ensinar matemática a um curso profissional. Nesta segunda parte utilizou-se um paradigma de investigação interpretativo, analisando-se as entrevistas a 10 professores de Matemática e alguns programas de Matemática em vigor em três das escolas estudadas.