Departamento de Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Artes by advisor "Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relevância da ilustração e da animação 3D na construção de objetos de comunicação estáticos e dinâmicosPublication . Rodrigues, Nuno Miguel Freire; Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes deEste relatório tem como objetivo expor e descrever as experiências e o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior, concretizado entre 16 de fevereiro de 2022 e 20 de maio de 2022, onde foram aprofundadas e trabalhadas 3 áreas em concreto: A Ilustração Digital, a Animação 3D e o Motion Graphics. Das tarefas desenvolvidas, durante este período, salientam-se 3 projetos: Projeto 1 – Ilustração vetorial para a promoção do Museu dos Lanifícios; Projeto 2 – Maquete 3D digital do Polo I da UBI (polo principal); e o Projeto 3 – Vídeo promocional com animação e motion graphics. Os projetos, aqui descritos, estão subdivididos por etapas para melhor se compreender o processo e o avanço dos mesmos. Os trabalhos receberam feedback positivo tendo sido impressos ou publicados. Na sequência da experiência de estágio e do questionamento, optando-se por utilizar uma metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Com uma revisão da literatura por forma a aprofundar conhecimentos teóricos e uma recolha de informação através da análise dos conteúdos digitais publicados pelas maiores Instituições Universitárias e um questionário online, para o público em geral, para aferir o uso e a opinião em relação à disposição e recetividade de conteúdos visuais estáticos e dinâmicos (ilustração / animação / motion graphics). Dos resultados obtidos nota-se a relevância da ilustração e da animação nos vários tipos de conteúdos de comunicação promocional, observando a presença destes elementos em grande parte de conteúdos digitais. Sendo que estes parecem tornar a informação mais apelativa, interessante, memorável e de fácil assimilação. Ainda, face ao estudo realizado verifica-se o esforço de algumas Universidades portuguesas no uso destes elementos para tornar a comunicação mais dinâmica e para se autopromoverem. Observando-se também que, a utilização destes recursos, captam muito a atenção dos indivíduos. E que os conteúdos ilustrados e animados na era da informação são de grande importância, pois tornam a comunicação das instituições mais dinâmica, atrativa e apelativa.