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- Guts: Parasite - Videojogo de terror em segunda pessoaPublication . Amaral, Leonel Afonso Rodrigues; Almeida, Flávio Henrique deGuts: Parasite é um jogo top-down , com uma estética inspirada na obra de H.R.Giger e em segunda pessoa. É jogado segundo a perspetiva de um inimigo único que persegue o ruído feito pela personagem jogável. O inimigo é uma criatura humanoide resultado de uma tentativa de clonagem malsucedida cujos órgãos internos se voltaram para o exterior e vice-versa. É uma criatura cega, mas com excelente audição. Revelado apenas por uma aura luminosa num ambiente escuro, o inimigo persegue o jogador conforme o ruído que este faz. As ações do jogador revelam momentaneamente a sua posição e os seus arredores de acordo com a intensidade do ruído resultante. O jogador deve encontrar uma estratégia e um ritmo (alternar entre ruído e silencio) que lhe permita escapar e completar o nível. Em termos técnicos, o projeto foi desenvolvido no Unreal Engine 2 , esta ferramenta permitiu-me construir o jogo sem ter de escrever código, mas sim através de programação visual. O meu foco neste trabalho envolveu principalmente a parte estética, artística e conceptual e para esta parte utilizei software como Blender3 para a criação de modelos 3D, e Adobe Photoshop4 para a edição de imagens/texturas. Em relação às animações utilizei as disponíveis pelo Mixamo5 , animando apenas aquilo que não for encontrado no site.
- Realidade Virtual: Reflexo Experiência Imersiva no Mundo da CorPublication . Coutinho, João Henrique de Lemos Pereira; Cachorro, Águeda SimóO presente relatório aborda e descreve o processo de desenvolvimento de um projeto final de mestrado na área da Realidade Virtual (RV) intitulado Reflexo. O projeto expõe definições importantes para a aprendizagem e compreensão dos conceitos, contextualização e técnicas da realidade virtual, da cor e do daltonismo. Reflexo utiliza a RV para explorar a problemática da perceção da cor e tem como inspiração as dificuldades impostas pelo daltonismo. Resume-se à criação de ambientes imersivos virtuais que simulam, com uma aproximação artística, os diferentes tipos de daltonismo total e que permitem ao utilizador a hipótese de os vivenciar e experimentar, interagindo com o espaço virtual e seus componentes. Tem no seu âmago, a tentativa de compreender de maneira mais imersiva que a cor sofre variações, e que existem outras perspetivas que têm de ser tidas em conta. Este projeto é constituído por sete ambientes surreais que expõem reflexões das vivências do autor, e que se conjugam num processo criativo. Nestes ambientes, o utilizador é capaz de se deslocar e aventurar, vivenciando, imersivamente, todos os ambientes e elementos, enquanto percebe as diferenças cromáticas que ocorrem com daltonismo.
- VIH, Qualidade de Vida e Coping Adaptativo, a Perspetiva dos DoentesPublication . Silva, Maria Teresa Godinho da; Loureiro, Manuel Joaquim da Silva; Ferreira, Dário Jorge ConceiçãoA medicina tem conseguido aumentar o tempo de vida das pessoas que vivem com o VIH/SIDA, passando esta doença de uma sentença de morte a uma doença crónica. No entanto, maior longevidade não é sinónimo de qualidade de vida. Atendendo às suas especificidades, esta doença traz repercussões ao nível da Qualidade de Vida dos seus portadores a que não são alheias as suas estratégias para lidar com a mesma. Objetivo: O presente estudo pretendeu explorar a Qualidade de Vida e as Estratégias de Coping de uma amostra de 56 participantes com o VIH/SIDA, que vivem em Portugal, com o intuito de verificar, entre outros aspetos, o tipo de relação das estratégias de coping com a qualidade de vida destas pessoas. Método: Participaram neste estudo 56 adultos, sendo 62,5% do sexo feminino, residentes em Portugal, com uma idade média de 49,8 anos e uma média de anos de vivência com o diagnóstico de infeção pelo VIH de 19,68 anos. Os dados foram obtidos através de um inquérito disseminado on-line com a ajuda de associações ligadas à vivência com o VIH e pelo método “bola de neve”. Todos os participantes completaram os seguintes instrumentos de autorresposta: Questionário Sociodemográfico e Clínico, o World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-HIV-Bref), Versão em Português Europeu do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida para pessoas com infeção por VIH da Organização Mundial de Saúde e a Escala Toulousiana de Coping (versão reduzida) - ETCR. Resultados: Entre os principais resultados verificámos que uma situação económica desfavorecida se encontra associada a uma pior perceção de qualidade de vida, verificando-se a existência de associações significativas sendo estas, no entanto, moderadas a fracas. Porém, entre um nível de escolaridade mais baixo e uma pior perceção de qualidade de vida não existe uma associação significativa. Existem correlações positivas moderadas do fator Suporte Social com o Domínio Psicológico e o Domínio das Relações Sociais, para além de que o fator Suporte Social apresenta uma correlação positiva fraca com o Domínio Ambiente. Encontram-se correlações significativas moderadas e positivas entre as variáveis coping e qualidade de vida, sendo exemplo disso a correlação entre o Domínio Psicológico e o Suporte Social e entre o Domínio das Relações Sociais e o Fator Suporte Social. Conclusões: Alguns resultados vão de encontro à literatura consultada, outros não. Todavia, a existência de correlações significativas positivas, apesar de moderadas e fracas do fator Suporte Social com o domínio Psicológico, o domínio das Relações Sociais e o domínio Ambiente sugere que um bom suporte social é determinante de um bom funcionamento psicológico, social e ambiental. Tendo a maioria das pessoas sido contatadas através das associações da luta contra o VIH/SIDA, podemos deduzir que estas associações são um suporte fundamental para as pessoas por elas acompanhadas.
- A relevância da ilustração e da animação 3D na construção de objetos de comunicação estáticos e dinâmicosPublication . Rodrigues, Nuno Miguel Freire; Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes deEste relatório tem como objetivo expor e descrever as experiências e o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior, concretizado entre 16 de fevereiro de 2022 e 20 de maio de 2022, onde foram aprofundadas e trabalhadas 3 áreas em concreto: A Ilustração Digital, a Animação 3D e o Motion Graphics. Das tarefas desenvolvidas, durante este período, salientam-se 3 projetos: Projeto 1 – Ilustração vetorial para a promoção do Museu dos Lanifícios; Projeto 2 – Maquete 3D digital do Polo I da UBI (polo principal); e o Projeto 3 – Vídeo promocional com animação e motion graphics. Os projetos, aqui descritos, estão subdivididos por etapas para melhor se compreender o processo e o avanço dos mesmos. Os trabalhos receberam feedback positivo tendo sido impressos ou publicados. Na sequência da experiência de estágio e do questionamento, optando-se por utilizar uma metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Com uma revisão da literatura por forma a aprofundar conhecimentos teóricos e uma recolha de informação através da análise dos conteúdos digitais publicados pelas maiores Instituições Universitárias e um questionário online, para o público em geral, para aferir o uso e a opinião em relação à disposição e recetividade de conteúdos visuais estáticos e dinâmicos (ilustração / animação / motion graphics). Dos resultados obtidos nota-se a relevância da ilustração e da animação nos vários tipos de conteúdos de comunicação promocional, observando a presença destes elementos em grande parte de conteúdos digitais. Sendo que estes parecem tornar a informação mais apelativa, interessante, memorável e de fácil assimilação. Ainda, face ao estudo realizado verifica-se o esforço de algumas Universidades portuguesas no uso destes elementos para tornar a comunicação mais dinâmica e para se autopromoverem. Observando-se também que, a utilização destes recursos, captam muito a atenção dos indivíduos. E que os conteúdos ilustrados e animados na era da informação são de grande importância, pois tornam a comunicação das instituições mais dinâmica, atrativa e apelativa.
- Refractory ceramics in the context of the fabrication of rocket nozzles: Conventional alumina and industrial waste alumina-silicate refractory compositionsPublication . Fonseca, João Gomes Portugal da; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaSpace exploration has had a regrowth in interest as the possibility for landing man on the moon returns following the appearance of commercial flights to high orbit among other recent developments. At the centre of the space capabilities of the human race are the vehicles it uses to achieve orbit and destinations beyond, these powerful vehicles are composed of many parts, and each must be studied and developed with various factors in mind. In this study the nozzle of the rocket engines, that quite literally power the human capability to explore space, are the focal point, specifically the materials used in these components. Traditionally composed of metallic alloys, the rocket nozzles are subject to extreme thermal environments, that lead to challenges such as the oxidation of the materials. Furthermore, the space exploration industry in inherently wasteful and costly, as well as rather environmentally unfavourable. In this study, therefore, a different approach is presented, in which refractory ceramics are studied as an alternative material for rocket nozzles, but also refractory ceramics composed of reutilized by-products of mines and thermoelectric centrals, materials that would by otherwise considered waste and disregarded. A closer look to these unrefined materials shows promise in its capabilities, as these are mainly composed by materials usually utilized in traditional refractory ceramics, and moreover in ceramics presented in study cases for rocket nozzle applications, like SiO2 and Al2O3. The manufacturing process and challenges of such an approach are studied and discussed and the final refractory ceramic of fly-ash and mines sands are compared with and almost pure Al2O3 ceramic benchmark. The results indicate that by utilizing unrefined products losses in properties will be expected. However, capable ceramics are still consistently achievable using these alternative materials.