Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Realidade Virtual: Reflexo Experiência Imersiva no Mundo da Cor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9541_20215.pdf7.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório aborda e descreve o processo de desenvolvimento de um projeto final de mestrado na área da Realidade Virtual (RV) intitulado Reflexo. O projeto expõe definições importantes para a aprendizagem e compreensão dos conceitos, contextualização e técnicas da realidade virtual, da cor e do daltonismo. Reflexo utiliza a RV para explorar a problemática da perceção da cor e tem como inspiração as dificuldades impostas pelo daltonismo. Resume-se à criação de ambientes imersivos virtuais que simulam, com uma aproximação artística, os diferentes tipos de daltonismo total e que permitem ao utilizador a hipótese de os vivenciar e experimentar, interagindo com o espaço virtual e seus componentes. Tem no seu âmago, a tentativa de compreender de maneira mais imersiva que a cor sofre variações, e que existem outras perspetivas que têm de ser tidas em conta. Este projeto é constituído por sete ambientes surreais que expõem reflexões das vivências do autor, e que se conjugam num processo criativo. Nestes ambientes, o utilizador é capaz de se deslocar e aventurar, vivenciando, imersivamente, todos os ambientes e elementos, enquanto percebe as diferenças cromáticas que ocorrem com daltonismo.
The present report addresses and describe the process of development of a master’s final project in the area of Virtual Reality (VR) entitled Reflexo. The project exposes important definitions for learning and understanding the concepts, contextualization and techniques of virtual reality, color and color blindness. Reflexo uses VR to explore the problem of color perception and is inspired by the difficulties imposed by color blindness. It boils down to the creation of virtual immersive environments that simulate, with an artistic approach, the different types of total color blindness and allows the user the hypothesis to experience them, interacting with the virtual space and its components. It has at its core, the attempt to understand more immersively that color suffers variations, and that there are other perspectives that need to be taken into account. This project consists of seven surreal VR environments that expose reflections of the author’s experiences, and that are combined in a creative process. In these environments, the user is able to move and venture, experiencing, immersively, all environments and elements, perceiving the chromatic differences that occur with color vision deficiency.

Description

Keywords

Cor Daltonismo Design Imersão Realidade Virtual

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue