Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by advisor "Alves, Helena Maria Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação digital do turismo de experiências como fator de promoção dos Enoturismos do Douro e da Beira InteriorPublication . Grilo, Catarina Isabel Dourado Ferreira; Serra, Joaquim Mateus Paulo; Alves, Helena Maria BaptistaA comunicação no turismo assume-se como um grande desafio para os promotores e para os territórios na sociedade atual. A crescente evolução do fenómeno do turismo tem tido fortes impactos na forma como comunicamos, viajamos, gerimos e partilhamos as experiências turísticas. A comunicação digital proporciona uma relação bidirecional entre turistas e agentes turísticos, permitindo a instantaneidade da troca de mensagens, esbatendo as barreiras geográficas e tornando todos os locais acessíveis através da internet. No turismo de experiência, verificamos que o enoturismo é dos segmentos mais prósperos na procura turística, quando analisamos as novas estratégias promocionais difundidas pelo Turismo de Portugal, que englobam os objetivos da Comissão Europeia e definem diversos domínios prioritários no desenvolvimento deste setor. O enoturismo também assume especial destaque, através da promoção das Rotas dos Vinhos de Portugal, conforme é referido numa entrevista realizada ao atual presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal. Neste contexto, a presente investigação visou analisar a comunicação das organizações de enoturismo nas regiões do Douro e da Beira Interior e o seu posicionamento face à comunicação digital. A investigação assentou numa triangulação metodológica, usando métodos quantitativos e qualitativos, mais precisamente a administração de questionários aos responsáveis pela comunicação dos enoturismos, a análise dos conteúdos publicados na internet pelos mesmos e as avaliações publicadas pelos turistas no Tripadvisor e uma entrevista ao presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal. O universo do estudo foram 111 enoturismos, sendo 93 da região do Douro e 18 da região da Beira Interior. Procedeu-se a uma análise quantitativa dos 111 questionários, dos 94 websites e das 104 páginas/perfis de Facebook. Para as 1158 avaliações (688 avaliações de turistas e 470 respostas dos enoturismos) publicadas no Tripadvisor procedeu-se a uma análise qualitativa dos dados. Na investigação confirma-se que o turismo de experiências está fortemente enraizado em ambas as regiões, mas denota-se a existência de diversas diferenças ao nível dos processos comunicativos. Ela permitiu, ainda, obter informações sobre as experiências turísticas realizadas entre 2019 e 2020, servindo de orientação para as futuras exigências e tendências dos novos mercados turísticos no que concerne à comunicação digital dos enoturismos.