FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido"
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- Estudo da estratégia de design e do comportamento do consumidor da marca de luxo Just CavalliPublication . Santos, Andreia Cristina Lopes dos; Miguel, Rui Alberto Lopes; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoNa sociedade contemporânea o luxo é cada vez mais procurado pelos consumidores, que procuram a diferença e a exclusividade, nem que para isso tenham que pagar um preço elevado. Cada pessoa tem uma lista de desejos que quer concretizar para si, desde carros, a jóias, a telemóveis sofisticados e peças de roupa exclusivas e todos esses bens presentes na lista estão ligados a um desejo ainda mais íntimo e secreto que é o grupo social onde esses bens a podem colocar. Claro que a intensidade destes sentimentos varia de pessoa para pessoa. Cada vez mais as marcas de luxo tentam introduzir na vida dos consumidores um conceito de lifestyle, criando em volta da marca toda uma gama de produtos e, através do marketing, fazem com que esses produtos sejam necessários ao dia a dia das pessoas, promovendo a sua aquisição. A abordagem deste tema nesta dissertação, revela-se, assim, da maior oportunidade, podendo dizer-se que “o luxo está cada vez mais na moda”. O enquadramento teórico deste trabalho pretende caracterizar o comportamento do consumidor de luxo, as marcas de luxo e a evolução do vestuário de luxo desde as grandes casas de moda até ao prêt-à-porter, numa análise contemporânea dos mercados. Neste contexto, o objectivo desta dissertação é estudar uma marca de vestuário de luxo, tendo-se escolhido a Just Cavalli. O estudo incide no comportamento de compra do consumidor da marca, nomeadamente entender o que o faz procurar em concreto essa marca e conhecer os seus desejos e expectativas em relação ao design de moda das peças apresentadas por Roberto Cavalli. Por outro lado, o estudo do design de moda das colecções Just Cavalli, bem como o seu posicionamento em Portugal face ao enquadramento mundial da marca, tem também um grande relevo neste trabalho. “Uma marca de Luxo é uma referência; o Luxo é uma das grandes indústrias do século XXI” (Lipovetsky, 2007)
- Importância do país de origem na criação de valor de marca na modaPublication . Mandlaze, Ermelinda de Jesus da Silva; Geraldes, Maria José de Oliveira; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoNo presente século vive-se uma crise económica e é importante para as empresas europeias combaterem-na, não só com o enfraquecimento da concorrência global como com a criação de estratégias para valorizar o produto através do seu valor acrescentado e também com a utilização de ferramentas como o país de origem e as suas características para a criação de valor de marca. As marcas precisam de se destacar umas das outras de modo a conquistarem credibilidade e autenticidade conseguindo assim subsistir neste mundo global, onde a rapidez da mudança é cada vez mais frequente. Para se perceber como o país de origem influencia a mente dos consumidores é feita uma investigação quantitativa, começando por uma recolha de informações referentes a uma contextualização histórica,à conjectura actual do mercado da moda, ao comportamento do consumidor, à marca e ao país de origem e, para culminar, é realizado um inquérito ao consumidor masculino de modo a perceber quais são os seus comportamentos de compra e o que os influencia com uma análise de dados feita com base em tratamentos estatísticos no programa SPSS. Concluiu-se que a influência do país de origem sobre o consumidor existe porém não é observado a primeira instância. A influência do país de origem é percebida quando relacionada com o prestígio de uma marca e como sinónimo de qualidade percebida dos produtos.