PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura
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PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura é uma unidade de investigação da Universidade da Beira Interior (sede) e da Universidade de Évora. O principal objetivo da PRAXIS é desenvolver programas de pesquisa no campo da filosofia prática, isto é, dominantemente nas áreas da ética, filosofia política e filosofia da cultura. PRAXIS - Centre of Philosophy, Politics and Culture is a research unit of the University of Beira Interior (headquarters) and the University of Évora. The main purpose of PRAXIS is to develop research programs in the field of practical philosophy, that is, above all, in ethics, political philosophy and philosophy of culture.
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Browsing PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura by Author "Albernaz, V. B."
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- Análise das características do discurso populista de Jair Bolsonaro nas eleições brasileiras de 2018Publication . Albernaz, V. B.Este trabalho busca analisar as principais características da ascensão do populismo no Brasil, através do discurso político, nas eleições de 2018, do presidente Jair Bolsonaro e o seu impacto na sociedade brasileira. A metodologia utilizada na presente investigação se dá através da pes quisa teórica, exploratória com revisão bibliográfica e utilização do método de análise do dis curso de Vargas et al. (2018). Este trabalho divide-se em três grandes eixos, sendo apresentado: (1) o percurso crítico do populismo, (2) populismo e neopopulismo na América Latina e (3) as caraterísticas do populismo de Jair Bolsonaro no Brasil. O estudo leva-nos a concluir que o seu discurso se caracteriza fundamentalmente por um discurso político populista contemporâneo na América Latina
- Deus, Pátria e Família: Análise da propaganda política de António Salazar e Jair BolsonaroPublication . Albernaz, V. B.Este trabalho procura analisar a doutrina Deus, Pátria e Família presente na propaganda política dos políticos António Salazar e Jair Bolsonaro e os seus impactos nas sociedades portuguesas e brasileiras. A metodologia utilizada na presente investigação faz-se através da pesquisa teórica, exploratória com revisão bibliográfica e utilização do método de comparativo entre a propaganda salazarista e a propaganda bolsonarista. Este trabalho divide-se em três grandes eixos sendo apresentado: 1 – propaganda política – conceitos chave, 2 – análise da propaganda política salazarista e 3 – análise da propaganda política de Jair Bolsonaro. No final do artigo, apresenta-se a ideia central acerca dos principais pontos entre a doutrina/propaganda salazarista e a doutrina/propaganda bolsonarista.
- O papel do General Ramalho Eanes na consolidação da democracia portuguesaPublication . Albernaz, V. B.; Costa, BrunoO presente artigo centra-se em discutir e analisar o contributo do General Ramalho Eanes para a consolidação da democracia em Portugal, tendo presente o período pósrevolução de abril e os seus mandatos como presidente da república. A análise assenta no recurso a uma profunda revisão bibliográfica, num estudo com uma dimensão descritiva e qualitativa, facto justificado pela temática e pelos objetivos da investigação. O material recolhido tem por base a trajetória política de Ramalho Eanes, sendo que o período em estudo foi marcado por instabilidade política, económica e social, o que merece uma cuidada análise tendo em conta a influência do contexto no processo de tomada de decisão. Os resultados apresentados revelam que o general Ramalho Eanes desempenhou um papel fundamental na estabilização e consolidação do regime, sendo ator fundamental no processo negocial entre militares, partidos políticos e forças sociais que emergiram da revolução de abril.
- Parlamento dos jovens: programas, processos e experiênciasPublication . Albernaz, V. B.; Vieira, Maria ManuelO presente brief procura contribuir para a compreensão do funcionamento do programa Parlamento dos Jovens (PJ), o seu impacto no processo de educação/formação para a democracia e na participação política dos jovens. Com efeito, a participação neste tipo de programas poderá contribuir para a formação de cidadãos conscientes, politicamente ativos e interventivos nos processos democráticos, exercendo direitos e deveres da convivência em sociedade.
- Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinensePublication . Albernaz, V. B.; Benini, Edi Augusto; Salve, GuilhermeOs programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamento
- Reflexão teórica do estudo sobre a qualidade da democracia em portugal: a visão dos cidadãosPublication . Albernaz, V. B.A qualidade da democracia é, atualmente, uma das questões relevantes na Ciência Política. As perspectivas históricas e o estudo para o entendimento da qualidade da democracia em Portugal constituem o átrio da análise presente. A metodologia utilizada na presente investigação foi a revisão bibliográfica, técnica que propusemos aplicar tendo em vista a sua adequação e tradição para explicação do fenómeno abordado em questão. O material recolhido tem por base o estudo bibliográfico da obra A qualidade da democracia: a visão dos cidadãos de Pinto, Sousa e Magalhães (2013). Conclui-se que o debate sobre o papel da participação como avaliação da qualidade da democracia contemporânea não se limita ao campo teórico, mas se estende ao nível operacional subjacente ao discurso e à prática política. Esses aspectos são muito importantes na avaliação da qualidade das democracias.
- Segurança, Defesa e a Paz: Educação para a Cidadania no Currículo Escolar em PortugalPublication . Albernaz, V. B.O presente estudo tem como objetivo refletir sobre quais as estratégias educativas para a educação e para a cidadania dos jovens voltadas para a segurança, defesa e a paz no ensino secundário em Portugal. Buscamos debater sobre as diferenças de adoção pedagógica entre um Estabelecimento Militar de Educação e um Estabelecimento Regular de ensino e refletir sobre a importância na adoção de uma Unidade Curricular-UC voltada para o ensino de Segurança, Defesa e Paz nos estabelecimentos regulares de ensino. Metodologicamente, a pesquisa resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental, visando delimitar os referenciais teóricos. Em seguida aborda as leis e diretrizes que legitimam a educação para a cidadania voltada para a segurança, defesa e a paz. Por último realiza a comparação dos planos curriculares das seguintes escolas: Colégio Militar em Lisboa e Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã.
