Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis
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Browsing Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis by Author "Almeida, Mónica Mansur Coelho de"
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- Quanto vale uma marca de luxo?Publication . Almeida, Mónica Mansur Coelho de; Pereira, Maria Madalena Rocha; Rebello, Lúcia Emilia Figueiredo de SousaNo campo da moda, a imitação permanece sendo um fio condutor da construção de produção de identidades, com foco na identificação com imagens produzidas por outro que tanto pode ser uma tribo urbana, estilista, um editor de moda ou simplesmente formadores de opinião vinculados às mídias sociais. A efervescência da pós-modernidade trouxe para este cenário um tipo de consumidor que, projeta seus desejos de ascensão social em falsos produtos que carregam o símbolo da marca de luxo, e exercendo a liberdade de parecer ser como uma alternativa ao ser. Neste estudo pretende-se perceber se, existe uma identificação entre marca de luxo e consumidor como construção identitária e as implicações desta na produção de um mercado de imitação que culmina na reprodução não autorizada de produtos. Pretende-se, ainda, perceber como ocorre a massificação desse processo a ponto de motivar a ‘falsificação’ de uma marca de luxo em detrimento de outras existentes, e se a aquisição destes produtos no mercado ilegal está associada ao fato de que o consumidor não sabe diferenciar imitação de plágio e falsificação. A metodologia utilizada envolve abordagem qualitativa para a coleta e análise das informações, e pelo estudo de caso como método de pesquisa. Foram definidos a priori dois casos de mercado aberto para estudo: a Rua 25 de Março em São Paulo, e o Gran Bazar em Istambul. No entanto, no desenvolvimento da pesquisa percebemos a necessidade de inserir o mercado aberto da SAARA - Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega -, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, por sua relevância e estar muito presente na fala dos entrevistados como uma referencia de comércio de produtos que são reprodução não autorizada de marcas de luxo, principalmente de acessórios. Como técnicas de trabalho consideraram-se: observação direta, entrevistas fechadas (questionários), entrevistas em profundidade semiabertas e grupo de foco. Os resultados permitiram concluir que em um mundo onde a imagem é a principal forma de comunicação, a identidade da marca se confunde com a identidade dos consumidores na busca pelo status que esta oferece.