Departamento de Comunicação e Artes
Permanent URI for this community
[Departamento extinto em 21 de outubro de 2019]
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Author "Afonso, Margarida Castro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Segredo TransmontanoPublication . Afonso, Margarida Castro; Fernandes, Farley Millano de MendonçaAlfândega da Fé é uma pequena vila do Interior Norte Português, que sofre de problemas de desertificação e de uma taxa crescente de envelhecimento da população. Estes problemas, em conjunto com falhas de divulgação deste território, e a falta de informação relevante ao mesmo, não ajudam o crescimento turístico da região. Assim sendo, tornou-se uma necessidade superar estes obstáculos e dinamizar o setor turístico dos territórios alfandeguenses. Desta necessidade de dinamização, suportada por estudos de mercado, resultou a criação de “Segredo Transmontano”, e a gamificação de parte de Alfândega da Fé, como forma de partilhar o património natural e cultural da vila. De modo a atingir estes objetivos, o aspeto de gamificação deste projeto foi desenvolvido com base em jogos como Pokémon Go (Niantic, 2016), a franchise Assassin’s Creed (Ubisoft, 2007-2018), e o conceito de Mirror Worlds apresentado por David Gelernter, no seu livro Mirror Worlds or: The day software puts the Universe in a shoebox… How it will happen and what it will mean (Gelernter, 1991). O processo de desenvolvimento teve um início bastante positivo, contudo, tornou-se rapidamente evidente que este tinha de estar mais aberto ao input do utilizador, uma vez que o que eu tinha como simples, poderia não o ser para outros utilizadores. De forma a garantir que o protótipo de jogo, a ser criado, era o mais acessível e user-friendly possível, e de modo a evitar desenvolver algo apenas observado e testado por uma única pessoa – o desenvolvedor – tornou-se necessário implementar diversos métodos de testes de utilizador, tanto para a interface gráfica, como para o gameplay. O método de Think Aloud, e o método de Usabilidade Comparativa provaram ser bastante eficientes em tornar o protótipo mais usável e acessível, independentemente do grau de conforto (para jogos e plataformas móveis) do utilizador. Foram aplicados três ciclos de testes, os quais forneceram insumos de melhorias que foram iterativamente incluídos no desenvolvimento do protótipo. Como qualquer jogo na sua fase de prototipagem, foram encontrados obstáculos de desenvolvimento, tanto a nível da interface de utilizador, como a nível das mecânicas de gameplay. Além destes pontos, também apresentamos os próximos passos para o protótipo enquanto jogo em desenvolvimento como também como empreendimento no contexto turístico de Alfândega da Fé.