Browsing by Author "Barbosa, Ana Elisa Tavares"
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- Síndrome De Burnout Em Estudantes De Medicina da Universidade da Beira Interior: Um estudo observacionalPublication . Barbosa, Ana Elisa Tavares; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: Os estudantes de medicina estão expostos a elevados níveis de stresse devido à natureza exigente da educação médica. Eis a razão da escolha deste tema. A carga de trabalho excessiva, competição entre os pares, elevada exigência dos professores e pouco tempo para o lazer são responsáveis por elevados níveis stresse e burnout. Objetivo: Esta investigação pretende avaliar os níveis de burnout nos estudantes de medicina da Universidade da Beira interior, bem como a sua relação com as variáveis psicossociais. Métodos: O presente estudo é observacional, transversal e de natureza descritiva. Os dados foram recolhidos através de um questionário online entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O burnout foi medido através da Escala de Burnout de Maslach para Estudantes. Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos, Inventário de Fontes de Stresse Académico no Curso de Medicina, Escala de Depressão Ansiedade e Stresse, Escala de Perfeccionismo, Escala de Auto-Compaixão, Questionário do Pensamento Perseverativo, Escala de stresse Auto-gerado e a HEXACO-60. Para a análise dos dados, foram realizadas análises de estatística descritiva e inferencial. Os resultados foram analisados com o recurso do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 28.0 para Windows. Resultados: Participaram neste estudo 161 estudantes, do 1.º ao 6.º ano, do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, com idade média de 22,52 anos, sendo 80,7% mulheres e 19,3% homens. O nível de burnout da amostra é elevado (44,7% para a dimensão Exaustão Emocional, 70,8% na dimensão Descrença e 74,5% na dimensão Eficácia). Os estudantes do género feminino apresentam valores de exaustão emocional significativamente mais elevados do que os estudantes do género masculino. Há uma correlação positiva e significativa entre o burnout e o perfeccionismo, a ansiedade, a depressão e o stresse. As dimensões do burnout Exaustão Emocional e Descrença encontram-se correlacionadas de forma negativa com a autocompaixão e com a satisfação com o curso atual. Relativamente às principais fontes de stresse, a carga horária elevada do curso, pouca preparação prática e as restrições impostas pela COVID-19 à formação médica foram significativamente maiores nos anos clínicos, enquanto a adaptação às exigências académicas da Universidade em comparação com o ensino secundário e exigências da disciplina de anatomia foram significativamente maiores nos anos pré-clínicos. Conclusão: Os resultados mostram que os estudantes do género feminino sofrem mais de burnout comparativamente aos do género masculino. Destaca-se ainda a relação estatisticamente significativa entre o burnout e o perfeccionismo, a ansiedade, a depressão e o stresse. Em suma, a elevada prevalência do burnout nos estudantes de medicina averiguada nesta investigação justifica a implementação de medidas multidisciplinares de prevenção e promoção do bem-estar psicológico dos estudantes. Estas medidas devem ser integradas em projetos que ensinem a lidar com o perfecionismo, gerir a ansiedade e o stresse, prevenir a depressão e fortalecer a autocompaixão.