Browsing by Author "Batista, Tiago Miguel Marcelo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Programa MEMO-MOVE: Impacto do treino de dupla tarefa na função cognitiva e aptidão física em idosos com comprometimento cognitivoPublication . Batista, Tiago Miguel Marcelo; Esteves, Maria Dulce Leal; Marques, Diogo Luís Sequeira TorgalO presente estágio, inserido no 2º ano de Mestrado em Ciências do Desporto, ramo Exercício e Saúde, da Universidade da Beira Interior (UBI), foi realizado no programa MEMO_MOVE. O estágio teve como objetivo colaborar na implementação de programas de treino de dupla tarefa direcionados a idosos com comprometimento cognitivo. A dupla tarefa consiste na execução simultânea de uma tarefa motora (p. ex., caminhar ou contornar obstáculos) e uma tarefa cognitiva (p. ex., calcular, nomear ou memorizar), portanto promovendo a estimulação de ambas as componentes de forma integrada. O programa de treino implementado no estágio foi estruturado envolvendo sessões regulares (2 vezes por semana) ao longo de 6 meses, com exercícios adaptados às capacidades dos participantes. Neste relatório será apresentado o trabalho prático desenvolvido nas diversas tarefas atribuídas ao longo do estágio, com especial foco nas atividades de avaliação da aptidão física, prescrição do exercício e supervisão de sessões de treino. Além disso, o relatório inclui também um capítulo de iniciação à investigação, cujo trabalho teve como objetivo determinar o efeito de um programa de exercício físico adaptado de dupla tarefa na aptidão física e função cognitiva em pessoas com mais de 65 anos de idade com comprometimento cognitivo. Os resultados do estudo revelaram que um programa de treino multicomponente de dupla tarefa ao longo de 6 meses não impactou significativamente a função cognitiva de indivíduos com comprometimento cognitivo leve a moderado. No entanto, a intervenção melhorou aspetos vitais da aptidão física relacionada com a saúde, incluindo a força muscular e a resistência cardiorrespiratória, apesar do declínio na perceção dos participantes sobre o seu funcionamento físico.
