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- Estudo da previsão da gravidade dos acidentes rodoviários e dos fatores contribuintes utilizando machine learningPublication . Rodrigues, Victoria Carolina Pita; Santos, Bertha Maria Batista dosOs acidentes rodoviários representam uma das principais causas de morte e ferimentos em Portugal. Em 2023, mais da metade dos acidentes com vítimas (52,7%) foi provocada por colisões, os despistes representaram 33,6% dos casos, enquanto os atropelamentos corresponderam a 13,4%, resultando em 479 mortes, 2.646 feridos graves e 42.890 feridos leves. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo desenvolver modelos preditivos para a gravidade dos acidentes rodoviários do tipo colisão e despiste, utilizando técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning), com base em dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) referentes ao período de 2019 a 2023. Para tratar o desequilíbrio entre as classes de gravidade da variável de resposta (feridos leves vs. feridos graves e vítimas fatais), foram aplicadas as técnicas de balanceamento SMOTE (Synthetic Minority Over-sampling Technique) e RUS (Random UnderSampling). Os algoritmos analisados foram: Naive Bayes (NB), Artificial Neural Network (ANN), Support Vector Machine (SVM), Decision Tree (DT), Random Forest (RF) e K-Nearest Neighbors (KNN). Os modelos foram treinados utilizando a validação cruzada com 10 subconjuntos e a divisão percentual 80/20 (80% para treinamento e 20% para teste). Os resultados demonstraram que os melhores desempenhos foram obtidos com o algoritmo Random Forest, especialmente quando aplicado à base de dados balanceada com a técnica SMOTE, apresentando para os acidentes do tipo colisão uma área sob a curva ROC de 0,886 e um coeficiente Kappa igual a 0,607, já para os acidentes do tipo despiste a área sob a curva ROC apresentou um valor de 0,871 e um coeficiente Kappa de 0,573. A análise dos modelos também permitiu a identificação das variáveis mais influentes nos acidentes (fatores de risco), possibilitando a definição de recomendações para intervenções na infraestrutura viária e comportamento dos condutores, com vista à redução dos acidentes com consequências mais graves. Permitiu ainda a realização de estudos de previsão da gravidade dos acidentes mediante a modificação desses fatores na base de dados original. Os resultados desta pesquisa evidenciam o potencial do uso de técnicas de Machine Learning como ferramenta de apoio à tomada de decisão na área da segurança viária.
- Implementação de um Programa de Exercício Físico Multicomponente: Efeitos na Fragilidade Física e Sarcopenia em Idosos InstitucionalizadosPublication . Silva, Daniela Santos; Esteves, Maria Dulce Leal; Marques, Diogo Luís Sequeira TorgalEste relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular realizado no Lar de São Tomás, em Salgueiro do Campo, no âmbito do Mestrado em Ciências do Desporto – Ramo Exercício e Saúde, entre 9 de setembro de 2024 e 13 de junho de 2025. O estágio teve como principal objetivo desenvolver competências teóricas e práticas para o desenho, implementação, orientação e avaliação de programas de treino, no âmbito do exercício e Saúde, bem como o desenvolvimento de competências de iniciação à investigação. Foram realizadas avaliações físicas regulares e desenvolvidos planos de treino individualizados, com base no programa Vivifrail, adaptados às limitações e capacidades de cada utente. As sessões visaram a melhoria da força muscular, equilíbrio, mobilidade e autonomia funcional. Durante o estágio, verificaram-se desafios como a participação irregular dos utentes e a necessidade de reorganizar sessões devido a imprevistos institucionais. A resposta foi uma abordagem flexível e centrada na realidade do lar. Os resultados revelaram melhorias significativas na funcionalidade física, incluindo a redução de sinais de fragilidade e sarcopenia severa, evidenciando a importância de integrar Técnicos de Exercício Físico em lares, como parte essencial de uma estratégia de envelhecimento ativo e saudável.
- The impact of ankle sprain injury on jumping performance, ankle dorsiflexion, and dynamic balance among adolescentsPublication . Egdemir, Nezir; Marques, Diogo Luís Sequeira Torgal; Neiva, Henrique PereiraThe ankle is one of the most injured joints in children and adolescents. Some reasons are related to their physical growth, including the development of muscle mass, sports movement skills, and hormonal factors. Considering the high rates of ankle sprain injuries among adolescents, it is important to understand how a previous injury can impact their physical performance. This study aimed to i) analyze the impact of ankle sprain injury on jumping performance, ankle dorsiflexion range of motion, and dynamic balance among adolescents, and ii) identify the factors associated with ankle sprain injury. Forty-eight adolescents (24 male and 24 female) aged between 11 and 16 were selected based on regularly practicing physical exercise. Participants included those with previous ankle sprain injuries and those without. At the time of the study, all participants were uninjured and healthy. Participants completed an injury-related questionnaire and a double-leg jump-landing test, ankle dorsiflexion test, and Y-balance test. The results showed that twenty-three participants reported previous ankle sprain injury, while twenty-five had no previous recordings of ankle injuries. Ankle-injured participants were older than the non-ankle-injured participants (p < 0.01, effect size = 0.73) and presented higher ground contact times (p = 0.03, effect size = 0.56) and lower stiffness (p = 0.04, effect size = 0.52) in the double-leg jump-landing test. Finally, a higher chronological age increased the odds of ankle sprain injury 1.89 times in adolescents. This study showed that age significantly predicted ankle sprain injury among adolescents. Furthermore, even after recovery from ankle-sprain injury, changes in jumping and landing biomechanics were observed, with longer jumping times and lower joint stiffness being observed in the ankle-injured participants.
- Holmes Place - Palácio SottoMayor Análise da fadiga nos profissionais de Exercício FísicoPublication . Oliveira, Manuel João Rodrigues; Esteves, Maria Dulce Leal; Neiva, Henrique PereiraNo âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no 2º ano do 2º Ciclo de Ciências do Desporto, foi realizado no Holmes Place do Palácio SottoMayor (HPPSM), em Lisboa. O principal objetivo do estágio foi desenvolver competências fundamentais para a prática profissional no ramo de Exercício e Saúde, percebendo o funcionamento diário de um clube de grandes dimensões. Neste sentido foram desenvolvidas várias tarefas, tais como: ministrar aulas de grupo, prescrição de planos de treino, realização de discussões técnicas sobre vários temas, entre outras. Todas as tarefas foram sempre acompanhadas pelo tutor de estágio, Group Exercise Leader e Fitness Manager, sendo fundamentais para o meu sucesso no estágio. Durante o período de estágio foi realizada uma investigação com o objetivo de monitorizar a resposta da perceção de fadiga em instrutores de fitness em contexto de ginásio e perceber qual a relação existente com as horas de trabalho realizadas em contexto de treino personalizado, aulas de grupo, trabalho administrativo e treino pessoal. As variáveis analisadas foram a perceção de fadiga, as horas de trabalho total realizadas, as horas de treino personalizado, as horas de aulas de grupo, as horas de trabalho administrativo, as horas de treino pessoal, as horas de orientações iniciais, as horas de trabalho realizadas fora do clube e tipo de trabalho realizado fora do clube. Foram incluídos no estudo 12 instrutores de aulas de grupo, com idades entre os 41 e os 23 anos. O presente estudo demonstrou que existe uma correlação forte e positiva entre a perceção de fadiga e o tempo total de trabalho dos profissionais de fitness avaliados, podemos então concluir que, quanto maior a carga horária de trabalho, maior a perceção do nível de fadiga.
- O Styling dos Medias: Meio de Comunicação e Construção de IdentidadesPublication . Ferreira, Francisca Maria Tomé Quintas Fonseca; Alcântara, Octávio Manuel RodriguesEste documento pretende compreender o papel do styling na comunicação e na construção de identidades na indústria dos media, com particular enfoque na televisão. O documento está estruturado em duas partes distintas: a) o estado da arte; b) descrição de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular. Todas as análises serão estruturadas e baseadas em fundamentos teóricos. O estado da arte, possibilita o começo de um estudo, onde se analisa as parecenças e as diferenças, dos temas nos artigos escolhidos (L. M. M. de Sousa et al., 2018). A partir dos conceitos analisados no estado da arte os mesmos foram aplicados (ou não), no decorrer do período de estágio, bem como de que forma, valida-se a sua aplicação. O estado da arte compreende conceitos sobre o estilo na televisão, analisados e estruturados conforme a experiência de estágio de três meses no departamento de guarda-roupa dos canais de televisão portugueses TVI, CNN Portugal e canal V+. A análise é coerente e fundamentada teoricamente, o que permite uma melhor e mais profunda compreensão, do porquê de o ambiente televisivo seguir determinadas regras e tenta alcançar determinados propósitos. Assim sendo, existirá sempre uma ligação entre o enquadramento teórico e casos reais vivenciados neste período, proporcionando uma perspetiva mais clara sobre a importância do styling na construção da identidade e na comunicação televisiva. Posteriormente, será analisado um questionário respondido por alguns colaboradores da empresa, que passa por toda uma fundamentação através da metodologia. E também, serão definidos os objetivos gerais e específicos a atingir. A questão de investigação é uma pergunta que determina o foco crucial desta pesquisa. Esta serve como primeiro passo para investigar um tema, recolhendo respostas, para uma maior compreensão do assunto em específico, sendo este, “De que modo é que o styling colabora no desenvolvimento de comunicações visuais, relacionando os espetadores com os conteúdos divulgados?”
- Programa MEMO-MOVE: Impacto do treino de dupla tarefa na função cognitiva e aptidão física em idosos com comprometimento cognitivoPublication . Batista, Tiago Miguel Marcelo; Esteves, Maria Dulce Leal; Marques, Diogo Luís Sequeira TorgalO presente estágio, inserido no 2º ano de Mestrado em Ciências do Desporto, ramo Exercício e Saúde, da Universidade da Beira Interior (UBI), foi realizado no programa MEMO_MOVE. O estágio teve como objetivo colaborar na implementação de programas de treino de dupla tarefa direcionados a idosos com comprometimento cognitivo. A dupla tarefa consiste na execução simultânea de uma tarefa motora (p. ex., caminhar ou contornar obstáculos) e uma tarefa cognitiva (p. ex., calcular, nomear ou memorizar), portanto promovendo a estimulação de ambas as componentes de forma integrada. O programa de treino implementado no estágio foi estruturado envolvendo sessões regulares (2 vezes por semana) ao longo de 6 meses, com exercícios adaptados às capacidades dos participantes. Neste relatório será apresentado o trabalho prático desenvolvido nas diversas tarefas atribuídas ao longo do estágio, com especial foco nas atividades de avaliação da aptidão física, prescrição do exercício e supervisão de sessões de treino. Além disso, o relatório inclui também um capítulo de iniciação à investigação, cujo trabalho teve como objetivo determinar o efeito de um programa de exercício físico adaptado de dupla tarefa na aptidão física e função cognitiva em pessoas com mais de 65 anos de idade com comprometimento cognitivo. Os resultados do estudo revelaram que um programa de treino multicomponente de dupla tarefa ao longo de 6 meses não impactou significativamente a função cognitiva de indivíduos com comprometimento cognitivo leve a moderado. No entanto, a intervenção melhorou aspetos vitais da aptidão física relacionada com a saúde, incluindo a força muscular e a resistência cardiorrespiratória, apesar do declínio na perceção dos participantes sobre o seu funcionamento físico.
- Exercício Individualizado em Idosos de ERPI: Relatório de Estágio - Impacto do exercício físico individualizado na aptidão física, função cognitiva e qualidade de vida em idososPublication . Dias, Afonso Manuel Gouveia; Marques, Diogo Luís Sequeira Torgal; Marques, Mário António CardosoNo âmbito do mestrado em Ciências do Desporto, no ramo de Exercício e Saúde, foi realizado um estágio em contexto de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) durante o ano letivo de 2024/2025. Com a realização do estágio pretendeu-se adquirir experiência prática na avaliação e prescrição de exercício individualizado em indivíduos residentes em ERPI e de Centro de Dia. O relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve a experiência profissional adquirida ao longo do estágio, destacando o trabalho desenvolvido de acordo com a evidência científica atual e as necessidades específicas dos Técnicos de Exercício Físico (TEF). A segunda parte do relatório apresenta um estudo de iniciação à investigação científica cujo objetivo consistiu em analisar o impacto de um programa de exercício físico individualizado na aptidão física, função cognitiva e qualidade de vida relacionada com a saúde em idosos de ERPI e Centro de Dia. O programa de intervenção com uma duração total de 16 semanas (dois ciclos de treino de 8 semanas) foi implementado com base nas diretrizes do protocolo VIVIFRAIL, com planos de treino ajustados às capacidades e necessidades individuais dos participantes. Os resultados demonstraram melhorias significativas no desempenho físico (avaliado pelo teste Short Physical Performance Battery [SPPB]), função cognitiva (avaliado pelo teste Montreal Cognitive Assessment [MoCA]) e em vários domínios da perceção de qualidade de vida relacionada com a saúde (questionário SF-36). Adicionalmente, observaram-se melhorias nas componentes da aptidão física relacionadas com a saúde (força, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade), na reversão da fragilidade física e no aumento da massa muscular apendicular estimada. Com a conclusão do estágio foi possível alcançar os objetivos propostos, tanto a nível prático como científico, consolidando competências práticas e teóricas fundamentais à prática profissional em exercício físico para a população idosa.
- Relatório de estágio: HL Health Club, PDL: A fadiga percebida pelos instrutores fitnesses do HL Health Club e sua relação com o trabalho desenvolvidoPublication . Câmara, André Filipe Alves; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio realizado no segundo ano do Mestrado em Ciências do Desporto, ramo de Exercício e Saúde, da Universidade da Beira Interior, e descreve a experiência no HL Health Club, em Ponta Delgada, Açores, durante o ano letivo de 2024/2025. A prática de exercício físico tem ganho crescente relevância na promoção da saúde e prevenção de doenças crónicas. Contudo, persiste uma lacuna entre o reconhecimento dos seus benefícios e a sua aplicação pela população em Portugal. Neste contexto, o papel do instrutor de fitness é determinante, exigindo competências técnicas, científicas e interpessoais para garantir uma intervenção eficaz, segura e adaptada à diversidade dos praticantes. O estágio teve como objetivo geral o desenvolvimento de competências profissionais em contexto real, com foco na prescrição de exercício físico, avaliação física, comunicação e motivação dos clientes. As tarefas incluíram acompanhamento na sala de musculação, prescrição de treinos individualizados, realização de avaliações físicas, correção técnica dos exercícios e apoio contínuo aos sócios. Além disso, foi valorizada a experiência com aulas de grupo, observando e participando em diversas modalidades. O relatório encontra-se dividido em duas partes: a descrição e reflexão crítica sobre a experiência de estágio; e um pequeno projeto de investigação que explora a perceção de fadiga nos praticantes e a sua relação com o acompanhamento dos instrutores de fitness, com base numa abordagem metodológica simples, análise de resultados e discussão final. A análise dos dados revelou que não houve uma correlação significativa entre os níveis de fadiga e variáveis como a carga horária de trabalho dos instrutores ou o tipo de treino personalizado realizado. No entanto, a análise gráfica permitiu observar que atividades com maior exigência cognitiva e emocional, como avaliações e tarefas administrativas, podem estar associadas a aumentos da perceção da fadiga, mesmo que ocupem menos tempo. Por outro lado, tarefas rotineiras e fisicamente exigentes, como o acompanhamento em sala e as aulas de grupo, não demonstraram uma associação clara com maior fadiga percebida, provavelmente por ser uma tarefa “hábito” para os profissionais. A inclusão de estratégias como a gestão da carga de trabalho e pausas regulares podem beneficiar na diminuição da fadiga.
- Branding na Joalharia: Criar Valor e SignificadoPublication . Martins, Beatriz Henriques; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosO atual relatório de estágio documenta as atividades desenvolvidas ao longo de três meses, na empresa de joalharia Petrïta, localizada em Sevilha, como parte integrante do Mestrado em Branding e Design de Moda. Além disso, esta investigação, tem como objetivo principal explorar a interligação entre joalharia e branding, com ênfase na criação de valor e significado emocional associados às jóias, e como o branding pode fortalecer o vínculo entre as jóias e os utilizadores. Neste contexto, a aluna teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sua formação académica, assim como, desenvolver competências práticas em áreas como design de comunicação, criação de conteúdo digital, branding e gestão de identidade visual. Por outro lado, entrou em contacto com alguns profissionais da área, com os quais desenvolveu entrevistas, de forma a obter mais respostas à sua investigação. Torna-se visível, a importância do estágio curricular enquanto complemento prático para a formação académica e procura-se demonstrar como é que esta experiência contribuiu para o crescimento profissional da estagiária, reforçando a ligação entre a teoria e a prática. Destacamos, do mesmo modo, a compreensão da interligação entre a joalharia e o branding, e o papel do branding na criação de conexões significativas entre as marcas e o seu público.
- O papel das estratégias de branding na consolidação das marcas de moda nas redes sociaisPublication . Jesus, Margarida Gouveia Marçal de; Moreira, Bruna RuschelEste Relatório reflete o resultado do conjunto de atividades desenvolvidas no durante o Estágio Curricular da Universidade Europeia-IADE, numa colaboração com a Universidade da Beira Interior, no âmbito da conclusão do 2.º ano do Mestrado em “Branding e Design de Moda”. A Havas Play, sediada em Lisboa, foi a entidade acolhedora. Durante 4 meses, de 2 de setembro de 2024 a 2 de janeiro de 2025, foram desenvolvidos diversos projetos em diferentes departamentos da Havas Play, com foco específico em Branding, e numa abordagem mais detalhada em Content Marketing e Ativações de Marca, bem como em Social Media. A Havas Play é uma agência criativa pertencente ao grupo Havas, especializada em experiências de marca e na criação de conexões entre marcas e pessoas. Atua nas áreas do entretenimento, moda, desporto, música, gaming e cultura, com foco em estratégias de brand experience, ativações, conteúdos e eventos, promovendo o envolvimento autêntico com o público. Ao longo do estágio na Havas Play, a Estagiária teve a oportunidade de colaborar em ativações de marca no setor da moda, com especial foco na presença digital. Contribuiu para a criação de conteúdos para redes sociais, sempre alinhados com a identidade e objetivos estratégicos das marcas. Participou na análise de desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria e apoiando na optimização de resultados. A experiência permitiu-lhe desenvolver competências práticas em branding, marketing digital e gestão de marca, assim como fortalecer a capacidade de trabalho em equipa e comunicação em ambiente profissional. Assim, este Relatório faz a descrição e a análise dos projetos operacionalizados, bem como da metodologia dinâmica associada ao protocolo de Estágio Curricular, destacando-se, acima de tudo, a assimilação e o amadurecimento de novas competências, a consolidação de competências anteriormente adquiridas, bem como os desafios propostos, constantes e estimulantes, os quais permitiram absorver o âmago desta jornada. Tais desafios incluíam a necessidade de encontrar respostas céleres, on-site e on-time a problemas concretos, a necessidade de antecipar eventuais dificuldades decorrentes, enfrentar imprevistos inusitados, tomar decisões sob pressão, reajustar estratégias e lógica operacional, a adaptação às dinâmicas mutações operadas no mercado, multidisciplinaridade, multiculturalidade, flexibilidade e agilização de ações e comportamentos, assumir compromissos com ética e profissionalismo, não ter medo de gerir os riscos agindo, aprender com os erros e melhorar a performance. Tudo se conjugou para ser proporcionada uma experiência única, imersiva e intensa, que culminou numa aprendizagem contínua, motivadora e gratificante, e no enriquecimento do saber fazer, do conhecimento e do espírito crítico que me fizeram crescer de forma extraordinária e exponencial enquanto profissional.
