Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Exercício Individualizado em Idosos de ERPI: Relatório de Estágio - Impacto do exercício físico individualizado na aptidão física, função cognitiva e qualidade de vida em idosos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11275_29683.pdf1.84 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do mestrado em Ciências do Desporto, no ramo de Exercício e Saúde, foi realizado um estágio em contexto de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) durante o ano letivo de 2024/2025. Com a realização do estágio pretendeu-se adquirir experiência prática na avaliação e prescrição de exercício individualizado em indivíduos residentes em ERPI e de Centro de Dia. O relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve a experiência profissional adquirida ao longo do estágio, destacando o trabalho desenvolvido de acordo com a evidência científica atual e as necessidades específicas dos Técnicos de Exercício Físico (TEF). A segunda parte do relatório apresenta um estudo de iniciação à investigação científica cujo objetivo consistiu em analisar o impacto de um programa de exercício físico individualizado na aptidão física, função cognitiva e qualidade de vida relacionada com a saúde em idosos de ERPI e Centro de Dia. O programa de intervenção com uma duração total de 16 semanas (dois ciclos de treino de 8 semanas) foi implementado com base nas diretrizes do protocolo VIVIFRAIL, com planos de treino ajustados às capacidades e necessidades individuais dos participantes. Os resultados demonstraram melhorias significativas no desempenho físico (avaliado pelo teste Short Physical Performance Battery [SPPB]), função cognitiva (avaliado pelo teste Montreal Cognitive Assessment [MoCA]) e em vários domínios da perceção de qualidade de vida relacionada com a saúde (questionário SF-36). Adicionalmente, observaram-se melhorias nas componentes da aptidão física relacionadas com a saúde (força, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade), na reversão da fragilidade física e no aumento da massa muscular apendicular estimada. Com a conclusão do estágio foi possível alcançar os objetivos propostos, tanto a nível prático como científico, consolidando competências práticas e teóricas fundamentais à prática profissional em exercício físico para a população idosa.
As part of the Master's degree in Sports Science, specifically in the field of Exercise and Health, an internship took place within a Residential Structure for Older People (ERPI) during the academic year 2024/2025. The internship aimed to provide practical experience in evaluating and prescribing individualized exercise for individuals living in ERPI and Day Centers. The first section describes the professional experience gained throughout the internship, highlighting the work developed in accordance with current scientific evidence and the specific needs of Physical Exercise Technicians (TEF). The second part of the report presents an initial study on scientific research, aimed at analyzing the impact of an individualized physical exercise program on physical fitness, cognitive function, and health-related quality of life in older individuals from ERPI and Day Centers. The results demonstrated significant improvements in physical performance (assessed by the Short Physical Performance Battery [SPPB] test), cognitive function (assessed by the Montreal Cognitive Assessment [MoCA] test), and various domains of perceived health-related quality of life (SF-36 questionnaire). Additionally, improvements were observed in health-related physical fitness components (strength, cardiorespiratory endurance, flexibility), in the reversal of physical frailty, and in the increased estimated appendicular muscle mass. Upon completion of the internship, it was possible to meet the proposed objectives, both practically and scientifically, thereby consolidating the practical and theoretical skills essential to professional practice in physical exercise for the older population.

Description

Keywords

Avaliação Erpi Exercício Individualizado Planeamento Vivifrail

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue