Browsing by Author "Carrilho, Bruno Alexandre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de um Programa de Treino de Força dos Membros Superiores em Contexto Escolar para Estudantes do Sexo FemininoPublication . Carrilho, Bruno Alexandre; Vicente, António Manuel NevesO presente Relatório de Estágio apresenta todo o processo de ensino aprendizagem experienciado ao longo do segundo ano do 2º ciclo de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O Estágio Pedagógico foi realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Campos Melo na Covilhã. Consta neste Relatório a descrição de todos os processos de aprendizagem desenvolvidos assim como as suas reflexões críticas. Foi também desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de verificar os efeitos da aplicação de um programa de treino de força nos índices de força máxima, resistência muscular e potência muscular dos membros superiores, num grupo de estudantes do sexo feminino da Escola Secundária Campos Melo. Participaram no estudo 42 alunas do 10º ano de escolaridade. O programa de treino, constituído por 3 circuitos base, foi aplicado durante 8 semanas, foi aplicado duas vezes por semana durante a aula de Educação Física. O grupo experimental realizou o programa de treino e aulas de Educação Física segundo o planeamento anual definido pelo Grupo de Educação Física. O grupo de controlo apenas realizou o planeado pelo Grupo de Educação Física. A força máxima, força resistência e força explosiva foram avaliadas através do teste de preensão manual, extensões de braços (FITescola) e lançamento da bola medicinal respetivamente. Foi concluído que a implementação de um programa de treino aplicado ao membros superiores provocou diferenças estatisticamente significativas entre os valores de pré-teste e pós-teste do grupo experimental, e verificando-se melhorias muito mais significativas do grupo experimental comparativamente ao grupo controlo principalmente nos índices de força resistência e força máxima, pelo que parece relevante a realização deste tipo de programas para a melhoria destas capacidades em estudantes do sexo feminino.