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- Efeitos de um Programa de Treino durante o Aquecimento nas Aulas de Educação Física na Hiperatividade e Défice de AtençãoPublication . Tavares, Rúben André Pereira; Vicente, António Manuel NevesO presente Relatório de Estágio Pedagógico é o culminar de todo o trabalho realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, assim como uma reflexão crítica sobre as diferentes temáticas para o papel de um Professor de Educação Física. O presente documento apresenta as principais atividades realizadasao longo do Estágio com especial destaque para o planeamento, a intervenção, as avaliações, as atividades desenvolvidas, o acompanhamento da Direção de Turma, bem como reflexões sobre o Estágio e as áreas do mesmo. Foi também desenvolvido no âmbito do Estágio um trabalho de investigação com o objetivo de verificar os eventuais efeitos de um programa de treino durante o aquecimento nas aulas de Educação Física na Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Participaram neste estudo 7 alunos com PHDA divididos em dois grupos (experimental (4) e controlo (3)). Durante 10 semanas o grupo experimental realizou um programa de treino com exercícios de concentração durante o aquecimento nas aulas de Educação Física. Verificou-se que os alunos que realizaram o programa de treino melhoraram nos aspetos relativos à inquietação e atenção, apesar de as melhorias não terem sido muito significativas. Podemos assim concluir que parecem existir melhorias no comportamento dos alunos com PHDA ao realizarem exercícios que requerem maior concentração no aquecimento nas aulas de Educação Física, o que poderá ser importante considerar pelos Professores no trabalho a realizar com este tipo de alunos.
- Internacionalização do Ensino SuperiorPublication . Figueirôa, Clarissa Campos; Canavilhas, João Manuel Messias; Pedro, Luis Guilherme dos Santos MarquesO presente trabalho investiga a política de Internacionalização do Ensino Superior concebida e implementada pela União Europeia, o Processo de Bolonha, em diferentes países membros – nomeadamente Alemanha, França e Portugal – e, em particular, as estratégias adotadas pela Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, para incorporar as ações estabelecidas pelo Processo em suas práticas e estruturas institucionais. A pesquisa prosseguirá com um exame da experiência de internacionalização no ensino superior brasileiro, com foco na estrutura e nas ações implantadas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Posteriormente, far-se-á uma análise comparativa das políticas nas duas universidades usando a matriz SWOT e entrevista, com o objetivo de determinar quais políticas foram bem-sucedidas e quais, dentre essas, podem ser adaptadas para a realidade da universidade brasileira, a fim de orientar um plano estratégico de internacionalização para a instituição.
- Aplicação de um Programa de Treino de Força dos Membros Superiores em Contexto Escolar para Estudantes do Sexo FemininoPublication . Carrilho, Bruno Alexandre; Vicente, António Manuel NevesO presente Relatório de Estágio apresenta todo o processo de ensino aprendizagem experienciado ao longo do segundo ano do 2º ciclo de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O Estágio Pedagógico foi realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Campos Melo na Covilhã. Consta neste Relatório a descrição de todos os processos de aprendizagem desenvolvidos assim como as suas reflexões críticas. Foi também desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de verificar os efeitos da aplicação de um programa de treino de força nos índices de força máxima, resistência muscular e potência muscular dos membros superiores, num grupo de estudantes do sexo feminino da Escola Secundária Campos Melo. Participaram no estudo 42 alunas do 10º ano de escolaridade. O programa de treino, constituído por 3 circuitos base, foi aplicado durante 8 semanas, foi aplicado duas vezes por semana durante a aula de Educação Física. O grupo experimental realizou o programa de treino e aulas de Educação Física segundo o planeamento anual definido pelo Grupo de Educação Física. O grupo de controlo apenas realizou o planeado pelo Grupo de Educação Física. A força máxima, força resistência e força explosiva foram avaliadas através do teste de preensão manual, extensões de braços (FITescola) e lançamento da bola medicinal respetivamente. Foi concluído que a implementação de um programa de treino aplicado ao membros superiores provocou diferenças estatisticamente significativas entre os valores de pré-teste e pós-teste do grupo experimental, e verificando-se melhorias muito mais significativas do grupo experimental comparativamente ao grupo controlo principalmente nos índices de força resistência e força máxima, pelo que parece relevante a realização deste tipo de programas para a melhoria destas capacidades em estudantes do sexo feminino.
- Aguardentes vínicas envelhecidas com diferentes tecnologiasPublication . Vitória, Cláudia Adriana Fernandes; Caldeira, Ilda Maria Justino; Anjos, Ofélia Maria Serralha dos; Alba, Maria Eugénia GallardoA aguardente vínica envelhecida é uma bebida com elevado teor alcoólico obtida através da destilação do vinho com posterior envelhecimento em contacto com madeira. Este envelhecimento é tradicionalmente realizado em vasilhas de madeira. Contudo, o uso de vasilhas envolve um processo moroso e dispendioso. Assim, começaram a surgir sistemas de envelhecimento alternativos para colmatar esta necessidade de tornar o processo mais sustentável. O destilado de vinho, a madeira utilizada no envelhecimento e todas interações existentes ao longo do processo de produção da aguardente são a fonte dos compostos voláteis odorantes que tornam a aguardente uma bebida com elevada complexidade aromática. Este trabalho consistiu em compreender se o uso de diferentes sistemas de envelhecimento (tradicional – vasilha de madeira; ou alternativo – garrafões de vidro com aduelas mergulhadas e com diferentes níveis de microxigenação), diferentes madeiras (castanheiro ou carvalho Limousin) e/ou tempo de conservação em garrafa têm influência no aroma da aguardente vínica Lourinhã. A influência no aroma foi avaliada pela análise dos compostos voláteis com recurso a cromatografia de gases acoplada à espetrometria de massa (GC-MS) e cromatografia de gases acoplada a um detetor de ionização de chama (GC-FID) e pela análise sensorial recorrendo a um painel de provadores e realizando uma análise descritiva quantitativa. Os resultados corroboraram estudos anteriores acerca do uso do sistema alternativo e/ou da madeira de castanheiro serem uma boa opção no envelhecimento de aguardentes e estuda, pela primeira vez, a evolução desta bebida em garrafa, comprovando uma melhoria do aroma durante a conservação em garrafa.
- Avaliação e Proposta de Intervenção nas dimensões: Educação Física de Alta Qualidade e Comunidade Escolar no contexto da ESQPublication . Martins, Mariana Carvalho; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoO presente relatório está dividido em dois capítulos e pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP) e no Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve, no ano letivo 2020/2021. No primeiro capítulo são apresentadas as tarefas que contribuíram para a minha formação como futura docente, e o conjunto de competências que adquiri serão expressas no decorrer do relatório. Consta no mesmo, a contextualização das instituições, os objetivos inerentes a este processo, a caracterização das turmas, bem como aspetos operacionais vivenciados. Apresenta também reflexões acerca da minha participação nas atividades de desporto escolar, direção de turma e outras atividades realizadas na escola. No segundo capítulo, dá-se destaque ao projeto de investigação, com o objetivo de desenvolver estratégias de intervenção na promoção de AF, na dimensão da comunidade escolar na ESQP. Este estudo foi realizado com os alunos, docentes e funcionários, com a participação de 140 inquiridos e pelos docentes e coordenadora de Educação Física. Os valores demonstram que os alunos são mais ativos (65,9%) do que os professores e funcionários, isto porque, as atividades realizadas na escola estão direcionadas para os mesmos. No entanto, não cumprem as recomendações da OMS, evidenciando uma reflexão relativamente à qualidade das aulas de educação física, o tempo que estes estão em atividades sedentárias na escola, a adesão no desporto escolar e na divulgação das atividades realizadas. Relativamente aos professores e docentes estes devem de ser inseridos nas atividades, mantendo-se ativos e incentivando os alunos à prática de atividade física regular, para isso devem de ser criadas estratégias de intervenção.
- Direitos Humanos das MulheresPublication . Félix, Marisa Filipa de Almeida; Pedro, Luis Guilherme dos Santos MarquesA presente dissertação tem como principal objetivo analisar a monitorização do Committee on the Elimination of Discrimination against Women das Nações Unidas sobre um estado-membro: a República da Índia. Mais especificamente, analisando a abordagem deste órgão sobre o confronto entre os princípios universais de direitos humanos e a questão da discriminação e violência estrutural contra as mulheres vinculada à individualidade cultural. Sabemos que apesar da grande evolução do papel da mulher na sociedade, ainda continuamos a encontrar muitos comportamentos ligados à perspetiva tradicional da mesma. De facto, esta mudança social e cultural não tem acontecido rapidamente, mas com o trabalho conjunto e persistente de todos os atores do sistema internacional, especialmente das Nações Unidas, tem havido importantes desenvolvimentos. De facto, esta organização internacional tem tido um papel fundamental no estabelecimento dos direitos humanos das mulheres. Contudo, este trabalho de promoção e difusão não seria suficiente, devendo existir por parte da instituição um trabalho de avaliação sobre a aplicação dos princípios que tanto defende diariamente. Por isso, a instituição criou o Committee on the Elimination of Discrimination against Women que se encontra responsável pela monitorização da implementação dos princípios, direitos e liberdades fundamentais das mulheres. Este elabora reflexões e recomendações sobre os aspetos positivos das medidas políticas implementadas pelos estados e as principais áreas de preocupação que requerem maior atenção. A dúvida reside exatamente na adequação destas mesmas recomendações aos estados-membros, nomeadamente se estas têm em consideração a individualidade cultural dos mesmos.
- A influência do aquecimento geral e específico no treino de força no agachamentoPublication . Lopes, Daniel Mota; Neiva, Henrique PereiraO aquecimento é uma parte fundamental de um treino, tendo como principal objetivo a preparação para o exercício físico. No entanto, os estudos sobre o efeito do aquecimento no desempenho da força muscular são escassos e pouco claros. O presente estudo teve como objetivo verificar e comparar o efeito da realização de um aquecimento geral seguido de aquecimento específico ou somente de um aquecimento específico na realização de uma sessão de treino de força no exercício de agachamento. Para isso, foram avaliadas as respostas mecânicas como a velocidade propulsiva e perda de velocidade, e as respostas fisiológicas como a frequência cardíaca e a concentração sanguínea de lactato. Este estudo foi realizado com 10 estudantes universitários do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e 25 anos (21.70 ± 2.26 anos; massa corporal: 70.20 ± 15.87 kg; altura: 1.71 ± 0.07 m). Depois da determinação dos valores de força máxima dinâmica (1RM), cada participante realizou um treino constituído por 3 séries de 6 repetições com a carga correspondente a 80% 1RM, que foi precedido de diferentes aquecimentos, nomeadamente, i) realização de aquecimento específico; ii) realização de aquecimento geral seguido de aquecimento específico. O aquecimento específico consistiu na realização 6 repetições com 40% da carga de treino (i.e., 32% 1RM) seguidas de 6 repetições com 80% da carga de treino (i.e., 64% 1RM). O aquecimento geral consistiu na realização de 10 minutos de corrida com intensidade ligeira (=70% da frequência cardíaca máxima de reserva). Verificaram-se diferenças significativas na velocidade média propulsiva durante a primeira série de treino (0.68 ± 0.07 vs 0.66 ± 0.08m/s, p <0.01) com valores superiores após a realização do aquecimento geral seguido de específico em relação à realização do aquecimento específico. Não foram encontradas diferenças significativas nas restantes variáveis mecânicas analisadas, como a perda velocidade ao longo da série. Adicionalmente, a realização dos dois protocolos de aquecimento não demonstrou provocar diferentes respostas na concentração de lactato sanguíneo e de frequência cardíaca pós aquecimento e pós treino. s resultados parecem assim indicar que a realização do aquecimento geral seguido de aquecimento específico parece ser benéfica para a otimização das primeiras repetições do treino de força no exercício de agachamento, quando comparado com a realização somente do aquecimento específico.