Browsing by Author "Castro, Pedro Afonso Lopes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo comparativo da evolução de níveis de força (superior, média e inferior) numa turma de 12º ano durante 16 semanasPublication . Castro, Pedro Afonso Lopes de; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente relatório pretende expor o trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio pedagógico, inserida no 2º Ciclo de estudos que visa obter o grau mestre em Ensino de Educação física nos ensinos básico e Secundário na Universidade da Beira interior. O relatório de estágio apresenta-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo “Intervenção Pedagógica”, é apresentado o trabalho realizado durante o estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo de 2023/2024. Este tem o intuito de demonstrar o processo de lecionação nos diferentes ciclos, nomear e descrever as principais aprendizagens e dificuldades e relatar sobre a experiência da participação e lecionação no desporto escolar e intervenção na comunidade escolar. No segundo capítulo “Investigação e Inovação Pedagógica”, pretende-se apresentar o Projeto de Investigação realizado e aplicado durante o ano. Este estudo visa demonstrar, através de avaliações e analises semanais, o desempenho dos alunos nos testes de Salto Horizontal, Push-Up e Abdominais ao longo de 16 semanas, numa turma de 12º ano, onde procuramos compreender a progressão e identificar padrões de melhoria. O critério de desempenho consiste na realização dos exercícios até à exaustão, com objetivo de obter uma melhoria semanal. A pesquisa aborda a relação entre o desenvolvimento biológico, métodos de avaliação de força, intervenções escolares e fatores sociais, preenchendo uma lacuna específica em estudos longitudinais para alunos do 12º ano. Com este projeto pretende-se também oferecer novos horizontes de práticas para aprimorar os programas de treino em ambientes escolares, ao mesmo tempo que contribui para uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento físico nessa faixa etária.