Browsing by Author "Cestari, Stefani Formigoni"
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- Representação Plus Size Na Moda: A imagem dos corpos gordos na comunicação e no comportamento do consumidorPublication . Cestari, Stefani Formigoni; Pereira, Maria Madalena RochaO corpo feminino sempre foi subjugado à padrões e estereótipos de beleza, encontrando na Moda uma das contribuições mais intensas de opressão estética ao longo da história: o espartilho e a silhueta. Contudo, ao mesmo tempo em que contribui para a construção, a Moda também tem suas maneiras de quebrar os próprios paradigmas, como é o caso do segmento plus size. Com base nestas relações oscilantes entre corpo e moda, o presente trabalho tem como objetivo discutir as representações sociais das modelos com sobrepeso que ocupam lugares de destaque na comunicação das marcas de Moda plus size e verificar como o branding é capaz de orientar as empresas para que esta representação não seja rasa e irrelevante. Dessa forma, a revisão da literatura explora o percurso da história da Moda, compreendendo-a como um fenômeno social, e a origem do segmento plus size até a sua propagação em um movimento social que passou a simbolizar não apenas uma indumentária, mas uma resistência ao padrão de beleza vigente na sociedade moderna. Também expõe os divergentes pontos de vista sobre a obesidade, apresentando os conceitos de identidade e visibilidade do corpo gordo; e, por fim, aborda os elementos e desdobramentos do branding de marca. O objetivo é investigar a comunicação das marcas de Moda plus size, isto é, a forma com as quais elas se relacionam com a identidade e comunicação da marca, com a finalidade de compreender se e como acontece o processo de identificação e representação das mesmas com seus consumidores. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica em diferentes áreas do conhecimento da temática e uma componente intervencionista de análise do consumidor com recolha de dados através de um inquérito, uma abordagem quantitativa a fim de analisar de forma mais precisa a relação entre a consumidora e a comunicação da Moda plus size. À vista disso, este trabalho mostra-se relevante, pois abrange o branding e o design de Moda para compreender as relações de mercado e o comportamento de compra da consumidora plus size e, sobretudo, aborda dois temas profundamente intrínsecos no desenvolvimento das sociedades contemporâneas: o corpo percebido como uma forma de mercadoria e a representatividade de minorias marginalizadas. Mais do que qualquer outro mercado atualmente, o segmento de Moda plus size não pode ser restringido somente ao vestuário, pois evoca inúmeras questões emocionais, sociológicas e até mesmo morais que permeiam a sociedade e a cultura ocidental. A consumidora plus size contemporânea exige cada vez mais por engajamento do mercado da Moda na sua própria representação e inclusão e, por conta disso, as marcas que não conseguirem alinhar-se a esses aspectos, nem posicionar corretamente a sua comunicação, serão lembradas cada vez menos – seja devido à falta de identificação com a marca, seja devido à sensação de falsa representatividade da mulher plus size relacionada aos modelos. Também o grande impacto causado pelo discurso do movimento body positive nos diversos setores da sociedade ocidental, conclui-se da necessidade sobre a naturalização de todas as formas físicas, sejam elas muito gordas ou muito magras, uma vez que a ideia é aceitar e viver a individualidade de cada corpo - desde que este seja um corpo saudável; e com isso a designação do segmento plus size evoluir para a sua comunicação ao consumidor em “para todos os tipos de corpos”.