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- Representação Plus Size Na Moda: A imagem dos corpos gordos na comunicação e no comportamento do consumidorPublication . Cestari, Stefani Formigoni; Pereira, Maria Madalena RochaO corpo feminino sempre foi subjugado à padrões e estereótipos de beleza, encontrando na Moda uma das contribuições mais intensas de opressão estética ao longo da história: o espartilho e a silhueta. Contudo, ao mesmo tempo em que contribui para a construção, a Moda também tem suas maneiras de quebrar os próprios paradigmas, como é o caso do segmento plus size. Com base nestas relações oscilantes entre corpo e moda, o presente trabalho tem como objetivo discutir as representações sociais das modelos com sobrepeso que ocupam lugares de destaque na comunicação das marcas de Moda plus size e verificar como o branding é capaz de orientar as empresas para que esta representação não seja rasa e irrelevante. Dessa forma, a revisão da literatura explora o percurso da história da Moda, compreendendo-a como um fenômeno social, e a origem do segmento plus size até a sua propagação em um movimento social que passou a simbolizar não apenas uma indumentária, mas uma resistência ao padrão de beleza vigente na sociedade moderna. Também expõe os divergentes pontos de vista sobre a obesidade, apresentando os conceitos de identidade e visibilidade do corpo gordo; e, por fim, aborda os elementos e desdobramentos do branding de marca. O objetivo é investigar a comunicação das marcas de Moda plus size, isto é, a forma com as quais elas se relacionam com a identidade e comunicação da marca, com a finalidade de compreender se e como acontece o processo de identificação e representação das mesmas com seus consumidores. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica em diferentes áreas do conhecimento da temática e uma componente intervencionista de análise do consumidor com recolha de dados através de um inquérito, uma abordagem quantitativa a fim de analisar de forma mais precisa a relação entre a consumidora e a comunicação da Moda plus size. À vista disso, este trabalho mostra-se relevante, pois abrange o branding e o design de Moda para compreender as relações de mercado e o comportamento de compra da consumidora plus size e, sobretudo, aborda dois temas profundamente intrínsecos no desenvolvimento das sociedades contemporâneas: o corpo percebido como uma forma de mercadoria e a representatividade de minorias marginalizadas. Mais do que qualquer outro mercado atualmente, o segmento de Moda plus size não pode ser restringido somente ao vestuário, pois evoca inúmeras questões emocionais, sociológicas e até mesmo morais que permeiam a sociedade e a cultura ocidental. A consumidora plus size contemporânea exige cada vez mais por engajamento do mercado da Moda na sua própria representação e inclusão e, por conta disso, as marcas que não conseguirem alinhar-se a esses aspectos, nem posicionar corretamente a sua comunicação, serão lembradas cada vez menos – seja devido à falta de identificação com a marca, seja devido à sensação de falsa representatividade da mulher plus size relacionada aos modelos. Também o grande impacto causado pelo discurso do movimento body positive nos diversos setores da sociedade ocidental, conclui-se da necessidade sobre a naturalização de todas as formas físicas, sejam elas muito gordas ou muito magras, uma vez que a ideia é aceitar e viver a individualidade de cada corpo - desde que este seja um corpo saudável; e com isso a designação do segmento plus size evoluir para a sua comunicação ao consumidor em “para todos os tipos de corpos”.
- Biomarkers for classification and risk assessment of pancreatic cystic neoplasmsPublication . Antunes, Sandra de Jesus Reis Faias; Pascoal, Maria Paula Guerreiro Chaves; Cravo, MaríliaPancreatic cystic lesions (PCLs) are increasing incidental findings due to increased ageing of the population and widespread use of imaging. The main problem in clinical practice has to do with distinguishing the high-risk premalignant and malignant cysts that require surgical treatment from the benign or low-grade dysplastic cysts, which should not be over-treated and might not even require surveillance. The goal of the present work is to perform a comprehensive analysis of biomarkers and diagnostic approaches by Endoscopic Ultrasound with Fine-needle Aspiration (EUS-FNA), in a cohort of patients harboring mostly low-risk cysts under surveillance, which are far more frequent in clinical practice. The PCF analysis performed in this cohort includes studies of genomics (DNA mutations), epigenomics (methylation analysis), metabolomics (glucose), and proteomics (CEA, chromogranin A, NSE), with putative biomarkers encompassing the diagnosis of mucinous and malignant cysts, that require surveillance and surgical resection, respectively. We performed a first meta-analysis comparing current diagnostic methods - CEA and cytology - with KRAS mutations for the diagnosis of mucinous cysts. CEA was the best test for clinically significant cysts (AUC=0.69), cytology performed better in malignant cysts (AUC=0.78), surpassing KRAS mutations (AUC=0.53 and AUC=0.56, respectively). In a second meta-analysis we compared the accuracy of molecular analysis versus micro forceps biopsy (MFB) in the diagnosis of PCLs. The two approaches were identical for diagnosing benign cysts, but molecular analysis was superior for diagnosing both low and high-risk mucinous cysts. In addition to these two meta-analyses, we performed a retrospective study evaluating the added value of KRAS and GNAS mutations in PCF of 52 frozen PCF samples. We conclude that, as compared with conventional tests, these had no added value in the differential diagnosis of PCLs. In another publication, we compared glucose level in PCF with CEA in 82 patients. For mucinous cyst diagnosis, a CEA >192 ng/ml showed an AUC of 0.84 while glucose <50 mg/dl revealed an AUC of 0.86. Besides its higher accuracy, PCF glucose evaluated “on site” with a glucometer is easy, immediate, and requires a minimal amount of PCF. In the next study we sought to determine whether a second EUS-FNA changed the diagnosis or management of pancreatic cysts. We compared the outcome of 105 patients with a single EUS-FNA with that of 23 patients who had a second EUS-FNA. EUS-FNA may be recommended, as it changed management toward surgery in approximately 20% of the patients, particularly with diagnosis of cystic NETs. Following these results, we explored the role of EUS-FNA in small PCLs (<3 cm) in 115 patients with PCLs <3 cm who underwent EUS-FNA. 19/115 were submitted to surgery with 15 malignant or premalignant lesions and the remaining 4 were benign lesions. We conclude that EUS-FNA in lesions <3 cm may improve outcome and cost-effectiveness of surveillance programs, as it confirmed malignancy in 2 out of 5 resected lesions, while it also diagnosed benign cysts who could be released from these programs. In a pilot study with 16 patients, including 4 cystic NETs we aimed at assessing the value of Chromogranin A (CroA) and neuron-specific enolase (NSE) levels in PCF. CroA and NSE levels were higher in cystic NETs with an AUC of 0.94 for CroA and 1 for NSE. These are promising biomarkers to identify pancreatic cystic NETs. Finally, we studied epigenetic changes in the diagnosis of malignant cysts. Methylation changes of GNAS locus were evaluated to understand whether they may contribute to malignant progression of PCLs. Fifty-two samples of PCF were studied. We observed that GNAS locus methylation changes were significantly associated with malignancy. This is the first study to identify methylation changes in the GNAS locus improving diagnosis of malignant PCLs. We end this work proposing a revised diagnostic organogram of PCLs established by current guidelines, that incorporates the results obtained in this dissertation’s research.
- Será a criação de peças de vestuário uma forma de expressão artística?Publication . Silva, Carolina Alves Pereira Teixeira e; Rito, Catarina VasquesA moda é ou não uma forma de arte? Será que, enquanto artista, o impulso criativo pode passar pela criação de peças de vestuário ao invés de, por exemplo, pintar um quadro? E será essa criação considerada uma forma de expressão artística? A discussão sobre se a moda é ou não uma forma de arte tem suscitado um debate ao longo dos tempos não tendo conseguindo ainda obter uma resposta unânime. A dificuldade em alcançar uma resposta deve-se à lacuna de encontrar uma definição concreta quer para arte quer para a moda. O facto de a filosofia negligenciar a moda por a considerar um fenómeno demasiado superficial, não digno de uma pesquisa séria, leva também a uma compreensão reduzida sobre o conceito (Svendsen, 2010). Segundo Richard Martin, a desconsideração do tema deve-se de igual forma à falta de vontade de ver a moda como arte, que leva assim a uma grande falta de crítica de moda (citado por Kim, 1998). A perceção do conceito de moda é também muitas vezes ligada especificamente ao seu carácter comercial, o que leva a aumentar a sua desconsideração enquanto possível forma de expressão artística. Mas quais são realmente as origens da moda? Terá esta possíveis diferentes ligações? A presente dissertação de mestrado tem como principal objetivo compreender qual a perceção sobre a moda como possível forma artística, tendo como questão principal: “Será a criação de peças de vestuário uma forma de expressão artística?”. É também pretendido, em primeiro lugar compreender se é possível chegar-se a um conceito de arte fechado, e se sim, se haverá algo que impeça um artista de se expressar através da criação de peças de vestuário e que estas sejam consideradas uma obra de arte. Em segundo, tomar conhecimento sobre a história da moda e quais as perceções sobre o seu conceito, de forma a compreender se será plausível fazer a associação mais comum, associando a moda ao consumismo. Com o propósito de responder às questões e atingir os objetivos propostos, foi feita uma revisão de literatura sobre o tema e desenvolvido um projeto experimental. Neste projeto a autora criou uma peça, tendo como principal motivação a autoexpressão, sendo posteriormente desenvolvido um questionário com o objetivo de compreender qual a perceção sobre a criação de roupa como possível forma de arte. Com o conhecimento adquirido na revisão de literatura e com os resultados obtidos através do questionário, conclui-se que a criação de peças de vestuário pode, de facto, ser uma forma de expressão artística. Contudo, apesar dos resultados obtidos, não se pretende dar uma resposta fechada, afinal “nem todas as modas são arte, da mesma maneira que nem toda a pintura ou escultura o é” (Morais, 1994, p.43). Mas a moda pode, efetivamente, ser arte.