Browsing by Author "Cortes, Margarida Pestana"
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- Como intervenções educacionais influenciam o controlo da doença e a qualidade de vida em pessoas com epilepsiaPublication . Cortes, Margarida Pestana; Simões, José Augusto Rodrigues; Silva, Inês Rosendo Carvalho e; Palavra, Filipe Manuel FartoA epilepsia constitui uma doença crónica com grande influência na qualidade de vida dos doentes, aspeto determinado em grande parte pela frequência de crises. No entanto, uma boa autogestão poderá melhorar aspetos como adesão à terapêutica e identificação de precipitantes de crises, o que poderá levar a uma melhoria no controlo desta doença. Por outro lado, é sabido que a educação é um grande aliado no controlo de doenças crónicas, levando a uma melhoria da autoconfiança e do autoconhecimento dos doentes. Sendo assim, esta revisão tem como objetivo a análise de estudos que procurem uma relação entre intervenções educacionais e controlo da doença, autogestão ou qualidade de vida em pessoas com epilepsia, de modo a determinar qual a real importância das mesmas. Em primeiro lugar, foi efetuado o registo desta revisão na plataforma PROSPERO, seguida de pesquisas nas bases de dados PubMed e Science Direct. Os artigos devolvidos foram inseridos na Plataforma Rayyan e selecionados aqueles cuja intervenção tivesse como objetivo a melhoria do conhecimento dos doentes acerca da epilepsia e sua gestão, sendo que o resultado deveria estar relacionado com a melhoria da qualidade de vida, controlo da doença ou autogestão. Através desta pesquisa, foram conseguidos 993 estudos originais, dos quais 64 foram selecionados como possivelmente pertinentes. Destes, 20 corresponderam a todos os critérios de inclusão, pelo que foram analisados na íntegra. No final da análise, foi concluído que intervenções educacionais organizadas e estruturadas podem ser uma mais valia no tratamento e acompanhamento de pessoas com epilepsia, pelo que a sua implementação regular nos cuidados seria extremamente benéfica.
