Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Hiperplasia de remanescentes mesonéfricos e Lesão Intraepitelial Pavimentosa de Alto Grau no colo do útero: descrição de um caso clínico e revisão da literaturaPublication . Graça, Marta Filipa da Costa; Moutinho, José Alberto FonsecaA hiperplasia mesonéfrica é uma entidade benigna pouco frequente, sendo encontrada, na generalidade dos casos, de forma acidental, no colo uterino de mulheres assintomáticas. O sistema de ductos mesonéfricos regride, habitualmente, durante o desenvolvimento embrionário feminino, podendo permanecer estruturas vestigiais não funcionais, que se acredita que sejam precursoras das lesões mesonéfricas hiperplásicas. O diagnóstico da hiperplasia mesonéfrica baseia-se no exame histológico e imunohistoquímico de uma amostra de conização cervical ou histerectomia, obtida no contexto de outra patologia que pode surgir simultaneamente, e que não se relaciona diretamente com a lesão mesonéfrica. Neste estudo, descreve-se um caso clínico de uma doente do sexo feminino, de 48 anos de idade, assintomática, encaminhada a uma consulta de Ginecologia no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) pelo Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero, por teste de HPV de alto risco e HSIL na citologia cervical. Neste contexto, foi realizada biópsia cervical, dirigida por colposcopia, cujo estudo anatomopatológico mostrou displasia de alto grau (CIN3), com ampla expressão do marcador p16. Foi realizada, então, conização do colo do útero por ansa diatérmica, efetuando-se o diagnóstico definitivo de lesão intraepitelial pavimentosa de alto grau (CIN3), associada a hiperplasia de remanescentes mesonéfricos. Tendo por base este caso clínico, realizou-se uma revisão da literatura existente sobre esta entidade mesonéfrica, que mostrou que embora esteja bem caracterizada, pode ser, erroneamente, reconhecida como um processo maligno, dada a sua ampla variedade de formas de apresentação no colo uterino, pelo que é importante o seu reconhecimento.
- Gravidez com implantação na cicatriz de cesariana anteriorPublication . Silva, Mariana Sofia Macieira Soares Torres da; Moutinho, José Alberto FonsecaIntrodução: Gravidez com implantação na cicatriz de cesariana anterior é um tipo de gravidez ectópica cada vez mais prevalente, devido ao aumento de cesarianas realizadas em todo o mundo. Tem uma incidência que varia entre 1:1800 a 1:2216 de todas as gravidezes e corresponde a 6,1% das gravidezes ectópicas em pacientes que realizaram pelo menos uma cesariana. Caracteriza-se, habitualmente, por uma implantação na cicatriz de cesariana anterior, devido a defeitos na correta cicatrização da mesma. É diagnosticada através da presença de antecedentes de cesariana prévia, com base nos níveis de ß-hCG e de acordo com os achados ecográficos identificados. Está associada a um elevado risco de efeitos adversos tais como hemorragia severa, rotura uterina e histerectomia. Objetivos: Esta dissertação tem como intuito abordar os diferentes métodos terapêuticos da gravidez com implantação na cicatriz de cesariana anterior, dando destaque ao tratamento expectante, com o objetivo de compreender a possibilidade de gerar um feto viável através desta gravidez ectópica, mas também perceber como se pode uniformizar as técnicas terapêuticas entre os diferentes especialistas. Metodologia: Foi efetuada pesquisa bibliográfica na plataforma PubMed entre setembro de 2021 e março de 2022. Resultados: Apesar desta condição ser relativamente incomum, existem diversos estudos sobre as melhores técnicas terapêuticas e abordagens perante os casos de gravidez de cicatriz de cesariana, distinguindo-se terapêuticas médicas, cirúrgicas e expectantes tanto para gravidezes evolutivas como para gravidezes não evolutivas. Em grávidas hemodinamicamente estáveis é aconselhado tratamento médico ou minimamente invasivo e, caso as gestantes não queiram interromper a gravidez, é tentado o tratamento expectante, explicando os riscos e efeitos adversos associados à continuação desta gravidez ectópica. Histerectomia é uma abordagem cirúrgica utilizada geralmente em último caso, em doentes que se apresentam com instabilidade hemodinâmica. Conclusão: A gravidez com implantação na cicatriz de cesariana anterior tem cada vez mais importância para a comunidade médica, tendo aumentado os conhecimentos sobre a sua patogénese, diagnóstico e tratamento, verificando-se a necessidade de estabelecer critérios uniformes para o seguimento e tratamento destas gravidezes ectópicas.
- Como intervenções educacionais influenciam o controlo da doença e a qualidade de vida em pessoas com epilepsiaPublication . Cortes, Margarida Pestana; Simões, José Augusto Rodrigues; Silva, Inês Rosendo Carvalho e; Palavra, Filipe Manuel FartoA epilepsia constitui uma doença crónica com grande influência na qualidade de vida dos doentes, aspeto determinado em grande parte pela frequência de crises. No entanto, uma boa autogestão poderá melhorar aspetos como adesão à terapêutica e identificação de precipitantes de crises, o que poderá levar a uma melhoria no controlo desta doença. Por outro lado, é sabido que a educação é um grande aliado no controlo de doenças crónicas, levando a uma melhoria da autoconfiança e do autoconhecimento dos doentes. Sendo assim, esta revisão tem como objetivo a análise de estudos que procurem uma relação entre intervenções educacionais e controlo da doença, autogestão ou qualidade de vida em pessoas com epilepsia, de modo a determinar qual a real importância das mesmas. Em primeiro lugar, foi efetuado o registo desta revisão na plataforma PROSPERO, seguida de pesquisas nas bases de dados PubMed e Science Direct. Os artigos devolvidos foram inseridos na Plataforma Rayyan e selecionados aqueles cuja intervenção tivesse como objetivo a melhoria do conhecimento dos doentes acerca da epilepsia e sua gestão, sendo que o resultado deveria estar relacionado com a melhoria da qualidade de vida, controlo da doença ou autogestão. Através desta pesquisa, foram conseguidos 993 estudos originais, dos quais 64 foram selecionados como possivelmente pertinentes. Destes, 20 corresponderam a todos os critérios de inclusão, pelo que foram analisados na íntegra. No final da análise, foi concluído que intervenções educacionais organizadas e estruturadas podem ser uma mais valia no tratamento e acompanhamento de pessoas com epilepsia, pelo que a sua implementação regular nos cuidados seria extremamente benéfica.
- Cistoadenoma da trompa de falópio: Descrição de um caso clínico e revisão da literaturaPublication . Maia, Marta Roque; Moutinho, José Alberto FonsecaIntrodução Os tumores das trompas de Falópio são raros e têm uma histologia semelhante àquela encontrada em estruturas ginecológicas diferenciadas, como ovários e endométrio. Considerando que os ductos müllerianos têm elevado potencial de diferenciação celular na embriogénese, pensa-se que o cistoadenoma da trompa tenha origem mülleriana. O diagnóstico é acidental na maioria das vezes. Objetivos Sendo o cistoadenoma da trompa uma patologia rara, pretendeu-se descrever um caso clínico diagnosticado no CHUCB e efetuar uma análise comparativa com os casos descritos na literatura. Métodos Com vista à revisão bibliográfica e posterior análise comparativa com os casos de cistoadenoma da trompa publicados, foi efetuada uma pesquisa avançada na base de dados PubMed e Google Scholar, bem como uma consulta de processo clínico no SClínico Hospitalar no CHUCB. Resultados Do nosso conhecimento, existem na literatura dezasseis relatos de casos correspondentes a cistoadenoma benigno da trompa de Falópio. Na maioria dos casos reportados, o diagnóstico foi feito, acidentalmente, durante uma intervenção cirúrgica realizada por motivos que excluem o cistoadenoma da trompa ou através de exames de imagem. O tratamento definitivo consistiu na remoção da massa tumoral. Conclusão O cistoadenoma benigno da trompa de Falópio é um tumor raro, de difícil diagnóstico clínico, sendo habitualmente um achado histológico de uma peça operatória. O tratamento definitivo é a exérese cirúrgica completa. O prognóstico é favorável, mas desconhecido a longo prazo.
- Geração de Valor a partir de Dados Governamentais Abertos no Setor PúblicoPublication . Oliveira, Vanessa Hernandes Oliveira de; Pinheiro, Paulo Gonçalves; Pinto, Nelson Guilherme MachadoO governo aberto envolve princípios de transparência, participação, colaboração e uma série de iniciativas impulsionadas por governos, o que acaba por conferir-lhe um caráter multidimensional, despertando crescente interesse da comunidade acadêmica. No âmbito do governo aberto, os dados governamentais abertos assumem importante destaque, uma vez que são considerados um recurso compartilhado comum, público e estratégico, fornecido pelo governo e seus órgãos públicos, podendo serem usados para uma série de finalidades, com grande potencial para beneficiar diversas partes interessadas. Entretanto, as pesquisas realizadas nessa área enfocam as empresas, os empreendedores privados e os indivíduos como as principais partes interessadas na transformação de dados em valor. A lógica de que o setor público é apenas provedor de dados e o setor privado é o inovador — a parte interessada em transformar dados governamentais abertos em valor — é questionada na presente tese. O propósito desta investigação é analisar os fatores e as suas relações envolvidas na geração de valor a partir do uso de dados governamentais abertos no setor público, o que, de certa forma, configura uma ruptura paradigmática com o pensamento vigente, pois gera implicações diretas, que podem ser traduzidas em inovação, transformação digital e estímulo a uma cultura de um setor público orientado a dados. Para tanto, esta tese desenvolve cinco estudos. Uma análise bibliométrica e quatro estudos quantitativos, com diferentes procedimentos metodológicos aplicados. O primeiro estudo consiste em uma análise de redes bibliométricas do tema governo aberto, utilizando-se as bases WoS e Scopus. O segundo estudo (piloto), de método quantitativo, tem um caráter experimental e aplica um questionário impresso aos pró-reitores de instituições federais de ensino superior no Brasil. O terceiro, quarto e quinto estudos, de naturezas quantitativas, empregam um questionário on-line aos servidores públicos federais do Brasil, com o intuito de testar a escala de medição, avaliar o modelo de pesquisa e testar as relações entre as variáveis em estudos, respectivamente. Os resultados da investigação revelam que a pesquisa atual se concentra em dados governamentais abertos, governo digital e engajamento cívico, e que a base de conhecimento científico do tema governo aberto é formada por estudos centrados em dados governamentais abertos. O teste piloto desenvolvido mostra-se uma estratégia fundamental para o planejamento e desenvolvimento do instrumento de medição, permitindo prosseguir com o processo de operacionalização da escala multidimensional. A escala da geração de valor a partir de dados governamentais abertos entrega uma ferramenta útil e válida que pode ser aproveitada por pesquisadores e gestores públicos para estudar diferentes variáveis organizacionais e individuais em outros contextos. Uma estrutura integrativa da geração de valor decorrente do uso de dados governamentais abertos no contexto do setor público é apresentada e oferece um importante começo para entender as condições que proporcionam o uso de dados governamentais abertos, especialmente ao identificar e testar o efeito dos fatores organizacionais, fatores individuais e fatores facilitadores dentro das organizações públicas. Finalmente, os achados confirmam o papel da capacidade de absorção e que as organizações públicas precisam investir em parcerias estratégicas para construir um ecossistema que gere e dissemine conhecimento para, assim, melhorar a capacidade de absorção. Por fim, esta tese destaca o papel dos dados governamentais abertos no contexto do governo aberto, aponta os fatores envolvidos no uso e na geração de valor pelo setor público a partir desses dados, além de evidenciar a importância que a capacidade de absorção assume nesse processo, trazendo implicações diretas e encorajando investigadores e organizações públicas a avançar na pesquisa e no uso de dados, reconhecendo-os como um verdadeiro ativo e parte fundamental para governos e suas organizações públicas aperfeiçoarem a formulação de políticas, a prestação de serviços ao cidadão, assim como a melhoria da gestão organizacional e inovação.
- Líquen plano da vulva: o que se sabe sobre a doença e quais os novos avanços?Publication . Tihon, Cezara; Moutinho, José Alberto FonsecaIntrodução: O líquen plano é uma dermatose de caráter inflamatório crónico e recidivante mediada por células T. Esta doença dermatológica envolve unhas, cabelos, pele e/ou membranas mucosas. Quanto à região vulvar, esta pode ser afetada individualmente ou associada a uma lesão cutânea geral, e pode ser atingida só a pele vulvar, apenas as mucosas ou a pele e as mucosas. Sugere-se que o LP vulvar tenha uma predisposição genética e diversos fatores, como infeções víricas, doenças autoimunes e fármacos podem estar relacionadas com o aparecimento da doença. O diagnóstico é clínico e histológico e o tratamento de primeira linha é a aplicação de corticoterapia tópica. Objetivo: Com esta dissertação tenciona-se reunir o conhecimento atual existente sobre esta doença relativamente a epidemiologia, etiopatogenia, doenças associadas, manifestações clínicas, diagnóstico, diagnóstico diferencial, complicações, tratamento e ao prognóstico. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi realizada na plataforma PubMed, EBSCO e Cochrane Library entre setembro de 2021 e março de 2022. Resultados e Conclusões: Mulheres com doenças vulvares necessitam de cuidados específicos, considerando não apenas os aspetos genitais, mas também as alterações cutâneas. A biópsia de qualquer lesão atípica é essencial para excluir o desenvolvimento de malignidade. Como o LP vulvar pode ser mais sujeito a alterações malignas, esses pacientes necessitam de vigilância prolongada. O tratamento deve começar com os corticosteroides tópicos ultrapotentes antes de se adicionar ou usar outros fármacos. A abordagem cirúrgica pode ser necessária no caso de as pacientes apresentarem aderências e cicatrizes vaginais ou vulvares sintomáticas. A terapia de ultrassom focalizado e a terapia fotodinâmica tópica são duas alternativas de tratamento que mostram resultados promissores. As pacientes com o LP vulvar apresentam um comprometimento moderado na qualidade de vida que não melhora consideravelmente com o tratamento. O tratamento atual não é suficiente para minimizar a carga pessoal da doença no dia a dia. Mais pesquisas devem ser feitas para se poder estimar a utilidade de diferentes modalidades terapêuticas utilizadas para controlar esta doença.