Browsing by Author "Dias, Catarina de Jesus Martins"
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- A perceção dos professores do seu diretor e a conceção de eficácia dos membros do conselho pedagógicoPublication . Dias, Catarina de Jesus Martins; Monteiro, Samuel José FonsecaEsta investigação tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a visão que os professores possuem dos seus diretores e a eficácia da sua equipa do conselho pedagógico, tendo em conta as funções deste órgão, tal como definidas pelo Decreto Lei n.º 75/2008, que define o enquadramento legal das escolas públicas portuguesas, caracterizando a forma como os professores percecionam a sua liderança e como avaliam a eficácia do trabalho em equipa. Além disso, esta pesquisa pretende também analisar uma possível relação entre as duas variáveis. É sabido que o normativo supracitado trouxe desafios à escola e principalmente à sua liderança. Se a função do líder é dinamizar um grupo ou uma organização, tornando-a capaz de estimular o seu próprio crescimento de acordo com a sua missão ou projeto comum, então as equipas de trabalho configuram-se como elementos fundamentais para a concretização do sucesso organizativo. Assim sendo, a presente investigação, de natureza descritiva-correlacional, assumiu os seguintes objetivos: identificar as perceções dos professores sobre a liderança do seus diretores nas diferentes escolas; analisar a influência das variáveis, idade, género, tempo no exercício da função docente e ciclo de ensino que os professores lecionam; analisar a perceção dos professores do conselho pedagógico sobre a eficácia das equipas de trabalho e analisar a relação entre as perceções sobre liderança e sobre a eficácia do trabalho em equipa, desenvolvido pelos professores do conselho pedagógico. A amostra final foi constituída por 50 professores, 64% do sexo feminino e 36% do sexo masculino, e 52% com idades entre os 41 e os 50 anos. Entre os docentes que participaram neste estudo, 20 pertenciam ao conselho pedagógico. Este trabalho de investigação realizouse em três escolas diferentes: uma que recebe alunos desde o pré-escolar até ao terceiro ciclo de ensino e as outras duas que lecionam o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os resultados obtidos indicaram que a opinião dos professores sobre os seus diretores é positiva. As dimensões nas quais houve maior consenso entre docentes referem-se à administração e gestão financeira e à relação com os pais e comunidade. As áreas em que a visão dos professores é menos positiva são “gestão de pessoas” e “resolução de problemas e tomadas de decisões". No que se refere a estes resultados foram encontradas diferenças significativas de opinião entre professores, dependendo do género, tempo de serviço e ciclo de ensino lecionado. Quanto às dimensões relacionadas com a eficácia, as melhor pontuadas referem-se à experiência do trabalho em equipa – social e ao rendimento da equipa – económica. A dimensão considerada menos relevante refere-se à reputação da equipa. Não se verificou relação estatisticamente significativa entre as perceções dos professores sobre a liderança dos seus diretores e a eficácia das equipas.
