Browsing by Issue Date, starting with "2014-10-29"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Modelação numérica do desempenho energético de câmaras de conservação para produtos alimentaresPublication . Gonçalves, João Pedro Marques; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira; Silva, Pedro Nuno Dinho Pinto daNos dias atuais, os sistemas de frio industrial desempenham um papel determinante para a sustentabilidade alimentar da sociedade mundial, dado que inibem o desenvolvimento microbiano nos alimentos, prevenindo e retardando a deterioração destes. A utilização do frio para a conservação dos produtos alimentares requer grandes consumos de energia elétrica, assim, é crucial minimizar o consumo de energia dos sistemas de refrigeração. Com recurso a ferramentas computacionais podemos analisar soluções que minimizem os consumos de energia de uma forma rápida e económica. Neste trabalho foram modelados três casos reais no EnergyPlus, sendo realizada uma validação empírica dos modelos. Os resultados obtidos demonstram que as cargas térmicas por transmissão através dos elementos construtivos são as que mais afetam o desempenho energético das câmaras de refrigeração. Para o caso A, caso B e caso C, estas cargas térmicas representaram 77 %, 66 % e 85 %, respetivamente, da necessidade de refrigeração das empresas. O chão é o elemento construtivo por onde ocorrem maiores ganhos térmicos e a melhoria do isolamento deste elemento poderá trazer ganhos económicos para estas empresas. O desvão por cima das câmaras é outro ponto que merece algum cuidado, uma vez que esta zona é adjacente às câmaras e a amplitude térmica é significativa. A utilização de materiais com um coeficiente de transferência de calor reduzido na cobertura por cima das câmaras apresenta-se como uma solução para garantir temperaturas mais baixas nessa zona.
- O Efeito da Soja e do Tamoxifeno nas células MCF-7Publication . Simões, Carolina de Moura Ferreira Barros; Granadeiro, Luiza Augusta Tereza Gil BreitenfeldO cancro da mama continua a ser a doença com maior taxa de morte nas mulheres um pouco por todo o Mundo. O tratamento para o cancro da mama dependente de estrogénio passa pela administração de compostos que interfiram nos mecanismos de ação desta hormona. Assim o tamoxifeno, sendo um modulador seletivo do recetor de estrogénio, é o fármaco mais utilizado, mas compostos naturais como a soja têm vindo a ganhar destaque como adjuvante. Os fitoestrogénios ligam-se aos recetores de estrogénio e assim exercem efeitos benéficos, tanto anticancerígenos no caso do cancro da mama, como em doenças como a osteoporose e doenças cardiovasculares bem como na diminuição dos sintomas associados à menopausa. Os estudos efetuados tiveram como objetivo determinar a citotoxicidade da soja na presença de 17ß-estradiol e tamoxifeno em células de carcinoma humanas MCF-7. Para tal efetuamos os estudos em células MCF-7 em que analisámos diferentes concentrações dos compostos referidos. Os efeitos foram analisados passadas 48 horas de incubação e após recuperação pelo ensaio MTT. Foi observada uma variação entre os valores após 48 horas e a recuperação no caso dos compostos utilizados como tratamento, o tamoxifeno e o extrato de soja, e por isso a sua administração deve ser alvo de especial atenção. A toma do tamoxifeno também deve ser acautelada porque os efeitos desde fármaco na viabilidade celular dependem dos valores de estradiol presentes, logo cada caso deve ser avaliado individualmente.
- Melatonin as metabolic regulator of sertoli cellsPublication . Rocha, Cátia Sofia Fernandes; Alves, Marco Aurélio Gouveia; Oliveira, Pedro FontesMelatonin cooperates with insulin in the regulation of glucose homeostasis. Within the testis, glucose metabolism in the somatic Sertoli cell (SC) is pivotal for spermatogenesis. Since the effects of melatonin on male reproductive physiology remain largely unknown, we hypothesized that melatonin may affect spermatogenesis by modulating SCs metabolism, interacting with insulin. To test our hypothesis SCs were cultured in the absence or presence of insulin or melatonin (or both) and metabolite production/consumption was determined by proton nuclear magnetic resonance (1H-NMR). Protein levels of glucose transporters (GLUT1 and GLUT3), phosphofructokinase 1, lactate dehydrogenase (LDH) and monocarboxylate transporter 4 were determined by Western blot. LDH activity was also assessed. Melatonin-only treated SCs showed increased glucose consumption via modulation of GLUT1 expression, but decreased LDH protein expression and activity, which resulted in lower lactate production. Moreover, melatonin-only exposed SCs produced and accumulated less acetate than insulin-exposed cells. Notably, the combined treatment (insulin plus melatonin) increased acetate production by SCs, but intracellular acetate content remained lower than in insulin-only exposed cells. Finally, intracellular redox state was normalized in SCs by melatonin exposure, as reflected by the intracellular lactate/alanine ratio. Interestingly, SCs exposed to insulin plus melatonin produced more lactate and normalized the expression of some glycolysis-related enzymes and transporters. These findings illustrate that melatonin regulates SCs metabolism and thus, may affect spermatogenesis. Since lactate produced by SCs provides nutritional support and has an anti-apoptotic effect in developing germ cells, melatonin supplementation may be an effective therapy for diabetic male individuals facing subfertility/infertility.
- Estudo paramétrico da separação de fases num escoamento bifásico turbulento numa Junção em T considerando efeitos gravitacionaisPublication . Mendes, Henrique Pedro Coutinho; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença; Silva, André Resende Rodrigues daForam estudados numericamente na presente dissertação alguns dos principais aspectos a avaliar na separação de fases numa tubagem em T para um escoamento bifásico do tipo “bubbly” considerando efeitos gravitacionais. O trabalho apresenta inicialmente uma breve revisão bibliográfica acerca dos artigos já desenvolvidos do presente tema, conceitos-base e parâmetros de avaliação na análise a este tipo de junções. São também apresentadas as equações e modelos que governam o sistema do escoamento bifásico ar-água ao longo de uma junção em T de secção retangular, assim como as condições impostas no trabalho computacional utilizando o código comercial FLUENT, sob licença da ANSYS. Apesar de ser sucintamente descrito o modelo de turbulência K-? RNG, é utilizado na simulação o modelo K-w SST e as suas devidas considerações. No final são feitas as variações dos parâmetros propostos a nível da constituição do fluido, como o diâmetro das gotas da fase dispersa e a nível das condições impostas, como por exemplo a variação da razão de extração do ramal lateral da tubagem. Os resultados da separação de fase obtidos para estas variações são comparados com valores apresentados por outros autores e é feita a sua discussão. Conclui-se por um lado que a consideração da aceleração gravítica não tem efeitos preponderantes nos parâmetros de saída da tubagem, mas sim na distribuição interna dos fluidos. Por outro lado, confirma-se que tanto com o aumento do diâmetro das gotas da fase dispersa como com o aumento da razão de extração do ramal lateral é melhorado o efeito de separação de fase neste tipo de junções.
- A perceção dos professores do seu diretor e a conceção de eficácia dos membros do conselho pedagógicoPublication . Dias, Catarina de Jesus Martins; Monteiro, Samuel José FonsecaEsta investigação tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a visão que os professores possuem dos seus diretores e a eficácia da sua equipa do conselho pedagógico, tendo em conta as funções deste órgão, tal como definidas pelo Decreto Lei n.º 75/2008, que define o enquadramento legal das escolas públicas portuguesas, caracterizando a forma como os professores percecionam a sua liderança e como avaliam a eficácia do trabalho em equipa. Além disso, esta pesquisa pretende também analisar uma possível relação entre as duas variáveis. É sabido que o normativo supracitado trouxe desafios à escola e principalmente à sua liderança. Se a função do líder é dinamizar um grupo ou uma organização, tornando-a capaz de estimular o seu próprio crescimento de acordo com a sua missão ou projeto comum, então as equipas de trabalho configuram-se como elementos fundamentais para a concretização do sucesso organizativo. Assim sendo, a presente investigação, de natureza descritiva-correlacional, assumiu os seguintes objetivos: identificar as perceções dos professores sobre a liderança do seus diretores nas diferentes escolas; analisar a influência das variáveis, idade, género, tempo no exercício da função docente e ciclo de ensino que os professores lecionam; analisar a perceção dos professores do conselho pedagógico sobre a eficácia das equipas de trabalho e analisar a relação entre as perceções sobre liderança e sobre a eficácia do trabalho em equipa, desenvolvido pelos professores do conselho pedagógico. A amostra final foi constituída por 50 professores, 64% do sexo feminino e 36% do sexo masculino, e 52% com idades entre os 41 e os 50 anos. Entre os docentes que participaram neste estudo, 20 pertenciam ao conselho pedagógico. Este trabalho de investigação realizouse em três escolas diferentes: uma que recebe alunos desde o pré-escolar até ao terceiro ciclo de ensino e as outras duas que lecionam o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os resultados obtidos indicaram que a opinião dos professores sobre os seus diretores é positiva. As dimensões nas quais houve maior consenso entre docentes referem-se à administração e gestão financeira e à relação com os pais e comunidade. As áreas em que a visão dos professores é menos positiva são “gestão de pessoas” e “resolução de problemas e tomadas de decisões". No que se refere a estes resultados foram encontradas diferenças significativas de opinião entre professores, dependendo do género, tempo de serviço e ciclo de ensino lecionado. Quanto às dimensões relacionadas com a eficácia, as melhor pontuadas referem-se à experiência do trabalho em equipa – social e ao rendimento da equipa – económica. A dimensão considerada menos relevante refere-se à reputação da equipa. Não se verificou relação estatisticamente significativa entre as perceções dos professores sobre a liderança dos seus diretores e a eficácia das equipas.
- Validação da Escala de Inteligência Emocional de SchuttePublication . Vicente, Liliana Cristina Mendes; Esgalhado, Maria da Graça Proença; Santos, Nuno Manuel Garcia dosEste trabalho trata principalmente dois conceitos psicológicos da atualidade que têm sido dos mais debatidos nesta ultima década, a Inteligência Emocional e a Inteligência Espiritual. A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade do Ser Humano reconhecer e regular as emoções em si mesmo e nos outros (Goleman, 2001). A Inteligência Espiritual é conceptualizada como sendo a capacidade de aplicar e usar recursos espirituais para promover um melhor funcionamento diário e bem-estar (Amram, 2007). Neste trabalho é também abordado o tema do Mobile-learning, definido como sendo uma forma de aprendizagem através de dispositivos móveis, e foram realizados dois estudos empíricos. O estudo A teve como objetivo adaptar e validar psicometricamente a versão portuguesa da Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES). A amostra foi constituída por um total de 977 sujeitos, dos 15 aos 83 anos, sendo 70,1 % mulheres e 29,9 % homens. Os resultados revelaram ótimas propriedades psicométricas, constituindo assim a EIES um instrumento válido para a avaliação da Inteligência Emocional junto da população portuguesa. O estudo B teve como objetivo avaliar o impacto da intervenção de um programa de mensagens SMS na Inteligência Emocional e na Inteligência Espiritual em estudantes de Psicologia. A amostra foi constituída por um total de 78 participantes, 73 do sexo feminino e 5 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos. Os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas nas pontuações obtidas na Inteligência Emocional e na Inteligência Espiritual antes e após a implementação do programa.
- Efeito do consumo diário de chá branco no córtex cerebral de ratos pré-diabéticosPublication . Nunes, Ana Raquel Mendes da Paula; Alves, Marco Aurélio Gouveia; Moreira, Paula I.; Silva, Branca Maria Cardoso Monteiro daA Diabetes Mellitus (DM) é um problema de saúde pública e a sua incidência está a aumentar drasticamente. O cérebro, especialmente o córtex cerebral, é muito suscetível a flutuações dos níveis de glucose e ao stress oxidativo induzido pela hiperglicémia. O chá (Camellia sinensis (L.)) é amplamente consumido, porém as propriedades antidiabéticas e neuroprotetoras do chá branco permanecem por explorar. Neste trabalho investigámos os efeitos do consumo diário de chá branco no córtex cerebral de ratos pré-diabéticos. Os animais foram divididos aleatoriamente em três grupos: grupo controlo, grupo de ratos prédiabéticos que ingeriram água e grupo de ratos pré-diabéticos que ingeriram chá branco. O perfil metabólico do córtex foi avaliado e a expressão dos níveis dos transportadores de glucose (GLUTs), da fosfofrutoquinase-1, da lactato desidrogenase (LDH) e do transportador de monocarboxilato 4 foram também determinados. O perfil oxidativo do córtex foi obtido através da avaliação do seu poder antioxidante (ensaio FRAP) e dos níveis de peroxidação lipídica (ensaio TBARS) e de oxidação proteica (ensaio dos grupos carbonilo). A catalase e a glutationa, bem como o conteúdo em glutamato, N-acetilaspartato, aspartato, colina, ácido gama-aminobutírico, taurina e valina foram também determinados. Embora o consumo diário de chá branco não tenha diminuído os níveis de glicémia no sangue, melhorou a tolerância à glucose e a sensibilidade à insulina dos ratos pré-diabéticos. Além disso, o consumo diário do chá branco alterou o perfil glicolítico do córtex cerebral dos ratos pré-diabéticos, modulando a expressão dos GLUTs e o conteúdo em lactato e alanina. O consumo de chá branco também foi capaz de restabelecer os níveis de oxidação proteica e de peroxidação lipídica para valores controlo, no córtex de ratos pré-diabéticos. No geral, o córtex cerebral de ratos pré-diabéticos que consumiram chá branco apresentou uma maior capacidade antioxidante e uma expressão normalizada da catalase. Concluindo, o consumo diário de chá branco por ratos pré-diabéticos melhora o perfil metabólico e oxidativo do seu córtex cerebral, sugerindo que a ingestão de chá branco pode ser uma estratégia boa, segura e económica para evitar os efeitos relacionados com a DM no córtex cerebral.
- Validação do questionário de processos de estudo revisto e do questionário de auto-eficácia académica geralPublication . Oliveira, Diana Patrícia Sabugueiro; Esgalhado, Maria da Graça Proença; Santos, Nuno Manuel Garcia dosEste trabalho descreve dois estudos (A e B). O estudo A tem por objectivo a validação para a população dos estudantes do ensino superior português do Questionário de Processos de Estudo Revisto (Biggs, Kember & Leung, 2001) e do Questionário de Auto-eficácia Académica Geral (Torre Puente, 2006). O estudo B tem por objectivo a avaliação do impacto de uma intervenção por programa de Short Message Service nos processos de estudo e na autoeficácia académica geral em estudantes do ensino superior, pela comparação das pontuações em cada um dos questionários, entre o grupo experimental e o de controlo, nas fases pré e pós intervenção. Participaram no estudo A 707 participantes de ambos os géneros, que frequentam vários níveis de escolaridade em estabelecimentos universitários de Portugal continental e no estudo B 84 participantes de ambos os géneros, sorteados aleatoriamente para um grupo experimental ou um grupo de controlo, na proporção de 60% e 40%, respectivamente, para prevenir uma possível ocorrência de dropouts por parte dos participantes. O preenchimento dos questionários do estudo A foi feito online durante o mês de Janeiro de 2014 e do estudo B, presencialmente, nas fases pré-intervenção e pós-intervenção. O estudo B teve a duração de 16 semanas do 2º semestre do ano lectivo 2013-2014 e na fase de intervenção foram enviadas um total de 30 mensagens de texto. O estudo de A dotou os instrumentos de boas qualidades psicométricas, que permitiram a sua validação e utilização no estudo B. No estudo B ocorreram aumentos estatisticamente não significativos das pontuações médias nas abordagens ao estudo e na auto-eficácia académica geral, entre as fases pré e pós intervenção, em ambos os grupos. Na abordagem profunda, observou-se no grupo experimental antes da intervenção (M=23.08; DP=3.46) e depois da intervenção (M=27.12; DP=5.27) e no grupo de controlo antes da intervenção (M=22.88; DP=3.43) e depois da intervenção (M=27.08;DP=3.71). Na abordagem superficial observou-se no grupo experimental antes da intervenção (M=17.92;3.41) e depois da intervenção (M=19.20;DP=4.15) e no grupo de controlo antes da intervenção (M=17.61;DP=4.41) e depois da intervenção (M=17.85;DP=4.58). Na auto-eficácia académica geral verificou-se no grupo experimental antes da intervenção (M=32.94; DP=4.33) e depois da intervenção (M=33.82;DP=5.13) e no grupo de controlo antes da intervenção (M=32.50; DP=4.23) e depois da intervenção (M=33.09; DP=4.88). Com o estudo A, obteve-se a validação dos instrumentos que vieram a ser utilizados no estudo B. Com o estudo B concluiu-se que apesar de não se terem obtido resultados estatisticamente significativos, 67.5% dos participantes do grupo experimental considerou esta intervenção útil. O facto de o estudo B ser inovador não permite a comparação dos resultados com os de estudos semelhantes, mas a literatura suporta a validade deste tipo de intervenção. Em futuras implementações da metodologia do estudo B pode pondera-se a introdução de alterações ao nível do tamanho da amostra, número de mensagens de texto enviadas, controlo da recepção e leitura das mensagens, duração do programa de intervenção ou tamanho do questionário distribuído aos estudantes.
- A perceção do espaço e do desenvolvimento da criatividade em crianças daltónicasPublication . Abranches, Maria João Madeira Lopes; Correia, Hélder Joaquim Dinis; Rato, Cristina Maria Hormigo PauloNo âmbito do segundo ano do curso de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Universidade da Beira Interior (UBI), e da frequência da Unidade Curricular de Estágio em Educação Visual e Tecnológica, resultou o presente Relatório de Estágio (RE), da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e do Projeto de Investigação Educacional (PIE). O estágio foi desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Tortosendo (EB23T), pertencente ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), na Covilhã, e teve como Orientadora Pedagógica a Professora Cristina Maria Paulo Rato e como Orientador Científico o Professor Doutor Helder Joaquim Dinis Correia. Este documento tem por objetivo fazer a apresentação do trabalho desenvolvido pela Professora Estagiária (PE) no decorrer do ano letivo 2013/2014 na PES, com a turma do 6ºC, bem como dos materiais didático-pedagógicos desenvolvidos. O RE é composto por três capítulos, em que no primeiro se desenvolveu o PIE sob o tema “A Perceção do Espaço e do Desenvolvimento da Criatividade em Crianças Daltónicas”. O segundo capítulo refere-se à componente curricular da Prática de Ensino Supervisionada, e o terceiro capítulo faz a apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos pelos Alunos e das Atividades Extracurriculares. Ao longo do trabalho de pesquisa, preparação e desenvolvimento de todas as atividades letivas teve-se em consideração, que para o sucesso e qualidade do ensino-aprendizagem, todas as técnicas, estratégias e metodologias devem estar adequadas ao grupo com que se trabalha, e se possível, à especificidade de cada aluno, aumentando dessa forma a taxa de êxito dos alunos.
- Using the cloud in lab classesPublication . Alves, Samuel Filipe Henriques; Sousa, Maria Paula Prata deComputation laboratories are an essential part of educational institutions. The management of these laboratories presents some challenges to these institutions and to their IT department. The laboratories need to be prepared in advance, before the start of the cycle of study and usually entail high costs to the institutions. [...]
