Browsing by Author "Duarte, Juliana Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelos de Ensino em Educação Física e suas implicações no processo de ensino- aprendizagemPublication . Duarte, Juliana Fernandes; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente relatório de estágio foi feito no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, com a finalidade de obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, ano letivo 2020/2021. A atividade e intervenção pedagógica foi centralizada em duas turmas, uma delas do 8º ano do ensino básico e uma outra do 12º ano de Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, sendo que a primeira turma foi partilhada entre estagiários. Foram realizadas tarefas de planeamento, lecionação e avaliação das várias unidades didáticas (e.g., basquetebol, voleibol, atletismo, goalball, tag rugby, boccia), assim como foi possível também experienciar o ensino da Educação Física em aulas à distância, devido ao período de confinamento imposto pelo Governo, derivado da pandemia da Covid 19. Foram ainda realizadas tarefas de acompanhamento da Direção de Turma (12º ano curso de Línguas e Humanidades) e da equipa do desporto escolar (desportos gímnicos). Infelizmente a atual situação que atravessamos limitou muito a realização de atividades para a comunidade escolar, algo que seria muito importante para o nosso currículo e experiência enquanto professora de educação física. No entanto, foi possível participar em várias iniciativas online (e.g.,I e II Ciclo de Aulas Abertas). Foi igualmente realizada uma revisão narrativa que teve como objetivo a recolha e compilação de informação relevante em relação ao estado atual do conhecimento no que diz respeito aos Modelos de Ensino em Educação Física e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.