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- Tratamento da dependência à cocaína: uma revisão da literaturaPublication . Gonçalves, André Filipe Dias; Alba, Maria Eugénia Gallardo; Resende, Miguel Eugenio CardosoA presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular “Estágio” do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas; estando dividida em dois capítulos, sendo que o primeiro diz respeito à componente de investigação e o segundo diz respeito à experiência profissionalizante em farmácia comunitária. O primeiro capítulo aborda um trabalho de revisão da literatura intitulado: “Tratamento da dependência à cocaína: uma revisão da literatura”. Tendo em conta que até à data não existe qualquer tratamento farmacológico exclusivo aprovado para a dependência à cocaína, neste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar e avaliar as substâncias mais promissoras no que toca ao tratamento da dependência a esta substância; assim como guiar futuras investigações, de forma a agilizar e ajudar na procura de substâncias eficazes para o tratamento da dependência à cocaína. Após uma análise dos artigos incluídos nesta revisão, concluiuse que a família dos psicoestimulantes era a mais promissora, sendo o modafinil e a dextroanfetamina as substâncias com resultados mais favoráveis. Além da família dos psicoestimulantes, também a vacinação se mostrou bastante promissora, maioritariamente fruto dos recentes avanços feitos por Lowell et al. 20201 e por Havlicek et al. 20202 . Por sua vez, também outras substâncias de variadas famílias (Por exemplo: topiramato, citalopram, MC-25-41, CocH3-Fc(M6), oxitocina, dissulfiram, naltrexona, etc.) mostraram resultados animadores; no entanto, será necessário realizar estudos adicionais para que elas possam vir a ser consideradas substâncias promissoras. O segundo capítulo é referente ao estágio curricular em farmácia comunitária, realizado na Farmácia Tanara-Torre do Relógio, em Castelo Branco, entre os dias 1 de março e 9 de julho de 2021. Durante este período tive a oportunidade de interagir diretamente com a comunidade e de realizar as funções desempenhadas diariamente nas farmácias comunitárias do nosso país. Assim, de uma forma geral, além da minha experiência pessoal e do funcionamento da farmácia; neste capítulo serão abordadas as responsabilidades, competências e funções atribuídas aos farmacêuticos neste âmbito.
- Crenças sobre fumar e seu impacto no comportamento tabágico em adolescentes portuguesesPublication . Lins, Raphaela Priscilla Santos; Vitória, Paulo dos Santos Duarte; Nunes, Célia Maria PintoO consumo de tabaco é classificado pela OMS como uma pandemia global, responsável por cerca de 10 milhões de mortes anuais e considerado como a principal causa evitável de doença e morte. A iniciação do consumo de tabaco acontece principalmente na adolescência e, quanto mais precocemente ocorrer, mais graves serão as consequências para a saúde. Conhecer melhor este comportamento, em especial na adolescência, é fundamental para desenvolver programas efetivos de prevenção que evitem ou atrasem a iniciação, o uso regular e a dependência de tabaco. O presente estudo transversal, teve como finalidade investigar o impacto das crenças sobre fumar no comportamento tabágico dos jovens portugueses. Foi aplicado um questionário, já validado para essa população, em uma amostra representativa dos alunos do 3º Ciclo e do Secundário de Portugal Continental, constituída por 3961 participantes, de 31 escolas selecionadas aleatoriamente, dos quais 58,6% do sexo feminino, com idades compreendidas entre 12 e 21 anos (15,5± 1,82). A maioria dos participantes (61,2%) afirmou nunca ter experimentado fumar, 38,8% já experimentaram e 10,5% são fumadores regulares (fuma pelo menos uma vez por semana). A idade de iniciação do comportamento tem um pico de aumento a partir dos 12 anos. A grande maioria (70,8%) declarara não ter intenção de fumar no futuro. Através da Análise Fatorial das Crenças obteve-se três fatores “Crenças Pro” (favoráveis a fumar), “Crenças Pro S” (favoráveis a fumar por motivos sociais) e “Crenças Contra” (desfavoráveis a fumar). Os participantes que não tinham intenção de fumar no futuro apresentam resultados significativamente mais elevados nas “Crenças Contra” e menos elevados nas “Crenças Pro” e “Crenças Pro S”. Comparando os participantes que nunca fumaram com os que já experimentaram, os primeiros têm resultados significativamente mais baixos nas “Crenças Pro” e mais elevados nas “Crenças Contra” e nas “Crenças Pro S” (neste caso, contrariando o que seria esperado). A relação entre o comportamento e a intenção foi positiva, significativa e moderada. As respostas aos itens das crenças revelam que muitos jovens têm crenças erradas ou têm dúvidas (respostas “não sei”) sobre os efeitos de fumar. A análise da relação dos itens (crenças) com o comportamento tabágico indica que os itens das crenças “Pro” têm uma associação mais forte com o comportamento tabágico, com destaque para as crenças que associam o fumar ao relaxamento. Concluindo, uma percentagem considerável de jovens já experimentou fumar e já fuma regulamente. As diferenças entre jovens que nunca fumaram e os que já experimentaram fumar indicam pistas importantes para prevenir o comportamento tabágico. Entre estas pistas destacamos as que sugerem a importância de respostas adequadas de gestão das emoções e do stress. Por fim, constatou-se que os programas de prevenção devem 1) continuar a informar os jovens sobre as consequências prejudiciais do fumo, 2) combater informações erradas sobre os seus supostos benefícios e 3) promover comportamentos individuais mais adequados e medidas de saúde pública mais efetivas com o objetivo de facilitar o modo como os jovens lidam com as suas necessidades e dificuldades, nomeadamente, a gestão das emoções e do stress.
- Modelos de Ensino em Educação Física e suas implicações no processo de ensino- aprendizagemPublication . Duarte, Juliana Fernandes; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente relatório de estágio foi feito no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, com a finalidade de obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, ano letivo 2020/2021. A atividade e intervenção pedagógica foi centralizada em duas turmas, uma delas do 8º ano do ensino básico e uma outra do 12º ano de Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, sendo que a primeira turma foi partilhada entre estagiários. Foram realizadas tarefas de planeamento, lecionação e avaliação das várias unidades didáticas (e.g., basquetebol, voleibol, atletismo, goalball, tag rugby, boccia), assim como foi possível também experienciar o ensino da Educação Física em aulas à distância, devido ao período de confinamento imposto pelo Governo, derivado da pandemia da Covid 19. Foram ainda realizadas tarefas de acompanhamento da Direção de Turma (12º ano curso de Línguas e Humanidades) e da equipa do desporto escolar (desportos gímnicos). Infelizmente a atual situação que atravessamos limitou muito a realização de atividades para a comunidade escolar, algo que seria muito importante para o nosso currículo e experiência enquanto professora de educação física. No entanto, foi possível participar em várias iniciativas online (e.g.,I e II Ciclo de Aulas Abertas). Foi igualmente realizada uma revisão narrativa que teve como objetivo a recolha e compilação de informação relevante em relação ao estado atual do conhecimento no que diz respeito aos Modelos de Ensino em Educação Física e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.
- Famílias e distanciamento social durante a pandemia COVID-19Publication . Spínola, Silvana Maria Camacho; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Sotero, Luciana Maria LopesO presente estudo teve como objetivo analisar o impacto do distanciamento social na perceção de conflito e coesão familiar e a sua relação com o distress familiar e variáveis associadas à pandemia. A amostra é constituída por 205 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e 76 anos (M = 32.87, DP = 11.82). Os participantes responderam a um protocolo online composto pelas versões portuguesas da COVID-19 Family Environment Scale (CHES) e Family Distress Index (FDI). Os resultados sugerem uma tendência geral para considerar que não houve alterações em termos de conflito e coesão familiares, comparativamente ao período antes da pandemia COVID19. No entanto, as áreas em que houve uma maior perceção de aumento de conflito familiar relacionam-se com decisões sobre quem pode ser recebido em casa e às saídas rápidas, enquanto a perceção de aumento de coesão familiar surge associada à ajuda ao outro (em áreas relacionadas com as tecnologias e a saúde). Observaram-se diferenças significativas entre participantes com maior e menor distress familiar na perceção de conflito e coesão em diversas áreas familiares. Verificaram-se ainda associações estatisticamente significativas entre a perceção de conflito e coesão e efeitos adversos da pandemia na família, alteração das relações familiares e distress familiar. Os resultados são discutidos atendendo ao impacto do distanciamento social no conflito e na coesão familiar e no distress familiar em contexto pandémico.
- A Educação Física em contexto de pandemia: influência sobre a força muscularPublication . Saraiva, Ana Margarida Pedro Veríssimo Gonçalves; Neiva, Henrique PereiraO estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, na Escola Secundária, durante o ano letivo de 2020/2021, sob o acompanhamento e supervisionamento do professor cooperante e do professor orientador. O trabalho desenvolvido ao longo do ano e a intervenção prática foram centrados em três turmas do ensino secundário e uma turma do ensino básico, a turma 10º CT3 (turma residente), 12º CSE (turma partilhada), 11º CT2 (turma de observação) e uma turma de 5º ano. Com o estágio pretende-se aplicar todos os conhecimentos teóricos adquiridos e aplicá-los na prática, efetuar uma preparação inicial do professor de educação física, que posteriormente irá integrar o mundo do trabalho. As tarefas realizadas durante o estágio foram a condução do ensino de três turmas, a sua conceção, em que se desenvolveu o plano anual de turma, as unidades didáticas e os planos de aulas, a execução, em que foram lecionadas as aulas e a avaliação diagnóstica, formativa e sumativa. Parte desta lecionação foi realizada à distância, em regime online, devido ao período de confinamento. Tivemos ainda oportunidade de lecionar a modalidade de futsal no escalão de juvenis no desporto escolar e de vivenciar uma parte do papel de diretor de turma, colaborando na elaboração de documentos, reuniões com alunos, pais e professores. Para além destas tarefas, colaborou-se em projetos de integração com o meio e a comunidade escolar. Uma das componentes do estágio envolveu o desenvolvimento de um estudo com o intuito de verificar o efeito das aulas de educação física à distância num período 9 semanas, na força muscular dos alunos do ensino secundário. 50 estudantes foram avaliados na força inferior (salto horizontal), força média (abdominais) e na força superior (flexões de braços) antes e após o período de confinamento. Os resultados obtidos indicaram que houve uma melhoria significativa no teste flexões de braços (13.00 ± 7.40 vs. 15.65 ± 9.07, p<0.05), mas não se verificaram diferenças no salto horizontal e abdominais. Assim, as aulas de educação física mesmo que realizadas à distância parecem contribuir para a manutenção ou melhoria da força nos alunos do ensino secundário.